É natural do ser humano buscar a melhoria e o desenvolvimento. Seja profissional ou pessoal, sempre existe alguma questão da vida que pode ser melhorada ou algum objetivo a ser alcançado.

Se você está procurando uma forma de desenvolver novos hábitos, criar uma vida mais saudável ou conquistar algo que deseja – seja no campo profissional ou pessoal, por exemplo, então o artigo de hoje pode ser de grande ajuda para você.

Continue a leitura do texto e saiba mais sobre o método Kaizen. Descubra como esta técnica funciona e de que modo este método pode ser útil no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Boa leitura!

O método Kaizen

Esta técnica foi desenvolvida no Japão e seu estilo tem, de fato, características tipicamente orientais – como a paciência. O termo “Kaizen” surgiu da junção dos kanjis Kai (bondade) e Zen (virtude, mente limpa), e está ligado à ideia de redução de desperdício e aumento do desenvolvimento, ou produtividade.

Basicamente, o objetivo da técnica é permitir a qualquer pessoa desenvolver alguma habilidade, aprimorar as habilidades que já possui ou conseguir alcançar um determinado objetivo. Para isso, segundo o método, basta fazer uma pequena tarefa por ia relacionada à questão que se deseja atingir, todos os dias.

Por que o método Kaizen funciona?

Mudar é difícil. Emagrecer, conseguir fazer uma viagem, desenvolver a tolerância, produzir mais no trabalho, parar de fumar. Seja qual for o seu objetivo estabelecido, é sempre um desafio. E o maior problema reside no fato de que os seres humanos, naturalmente, resistem à ideia de mudança.

Este comportamento é biológico e serve como uma forma de preservação. A mente pensante pode definir determinadas tarefas ou mudanças, mas o sistema límbico – responsável pelas emoções – resiste a tudo isso.

A resistência é natural, pois o cérebro busca o que parece mais fácil, confortável, já conhecido, divertido. Por isso é tão comum cair na ambivalência: queremos emagrecer enquanto comemos um prato de batatas fritas.

E como vencer essa ambivalência sem desistir do que se quer? A melhor forma é conseguir aliar a parte pensante e racional da sua mente com a parte emocional – que resiste às mudanças.

Pois isso o método Kaizen funciona: com ele, você dá pequenos passos em direção ao que quer. Mas os passos são tão pequenos que a sua mente não sente necessidade de resistir. A mente acaba por se acostumar com o novo hábito ou tarefa e, dessa forma, você consegue conquistar o que planejou.

Como utilizar o método Kaizen?

Para utilizar o método Kaizen é preciso, a princípio, definir o que se pretende fazer. Seja atingir uma meta, manter um novo hábito, aprender algo novo, realizar novas tarefas no trabalho, tornar-se mais produtivo, entre outros inúmeros objetivos.

Depois disso, você deve dividir essa tarefa em pequenos passos. Pequenos, mesmo – uma vez que cada pequeno avanço conta neste processo. Aqui, você vai desenvolver a habilidade oriental da paciência e, aos poucos, conseguir alcançar o que se quer.

Com isso, você busca a melhoria contínua, progressiva – ainda que lenta. O fato desta melhoria ser lenta faz com que se torne efetiva, permitindo que você alcance, de fato, o que almeja.

Por exemplo, imagine uma pessoa que deseja adicionar ao seu cotidiano os exercícios físicos. Nesta situação, ela pode começar se planejando para fazer 5 abdominais por dia.

É uma quantidade que exige pouco esforço, pouco tempo e pouco comprometimento do dia. Apesar disso, não deixa de ser uma maneira de inserir os exercícios no dia a dia aos poucos e, em pouco tempo, é possível colocar em prática a nova tarefa todos os dias e aumentar a quantidade dos exercícios realizados até atingir seu objetivo de maneira plena.

Quando o método Kaizen é mais indicado?

Qualquer situação ou objetivo pode ser realizado utilizando este conceito. Mas o método Kaizen é ainda mais eficaz quando você quer alcançar uma tarefa que parece tão grande, tão dispendiosa, tão difícil, que só de lembrar que ela existe já nos desanima.

É um bom método para atingir aqueles objetivos que você já anotou tantas vezes nas metas de ano novo, mas deixou de lado ao longo dos anos. Até mesmo para realizar investimentos o método Kaizen é poderoso!

Imagine que você deseja economizar, poupar e investir dinheiro mas que, ao longo dos meses, acaba deixando estes objetivos de lado e mantendo suas finanças sempre bagunçadas – afastando-se das suas metas financeiras. Com o método Kaizen você pode começar a poupar aos poucos, juntar algum dinheiro e dar início ao seu planejamento financeiro de uma vez por todas.

Você começa a aprender a cuidar melhor do seu dinheiro e, em seguida, dá início ao aprendizado sobre onde investi-lo da melhor forma, a fim de atingir suas metas financeiras de curto, médio e longo prazo. Com pequenos passos é possível continuar se mantendo na direção certa e, em pouco tempo, alcançar a mudança desejada em sua totalidade.

Estabelecendo uma programação

O primeiro passo no método Kaizen é começar. Dar um pequeno passo, buscar a se habituar à nova tarefa. Uma vez que você tenha se acostumado a esse pequeno primeiro passo, no entanto, é importante delimitar os próximos passos.

Dependendo do que for o novo hábito, se você estiver satisfeito apenas com o primeiro passo em seu cotidiano, então não há problemas.  Mas se você quiser expandir os passos, pode começar a pensar em como e quando pode adicionar, aos poucos, as mudanças em sua vida.

Lembre-se apenas de dar  passos pequenos e lentos, para não desistir no meio do caminho. Conhecendo e aplicando o método Kaizen na sua vida você conseguirá tirar do papel todos os seus objetivos, pessoais e profissionais, de uma vez por todas!

Gostou do artigo de hoje? Então assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *