Se você não tem o hábito de administrar seu dinheiro todos os meses, mas pensa em começar a organizar as finanças a partir de agora, é precisa analisar a maneira como suas finanças estão sendo destinadas. Pensar um pouco no seu contracheque e compreender melhor a linha de saída de seus recursos pode ser de grande ajuda na hora de iniciar sua organização e planejamento financeiro.

Aqui no blog já abordamos diversas vezes temas sobre economizar para o futuro, pagar dívidas e proteger os seus recursos. Se você já acompanha nossos conteúdos, sabe que o fator ‘despesa’ é altamente individual, mas que é preciso seguir uma regra de ouro bem conhecida: gastar menos do que você ganha.

Além disso, é imprescindível estabelecer regras para suas finanças. Afinal, suas despesas são o resultado de decisões individuais, muitas das quais criamos de forma inconsequente. Definir regras e organizar o dinheiro, no entanto, pode ser um desafio para quem não nutre bons hábitos de consumo.

Por isso, hoje desafiaremos você a ter o hábito de monitorar suas entradas e saídas de dinheiro, a partir de aplicativos de finanças que podem fazer grande diferença no seu dia a dia. Abaixo listamos aplicativos populares e consolidados no mercado para essa tarefa.

Acompanhe!

Desafio: use aplicativos para gerenciar suas despesas

São muitos os aplicativos financeiros disponíveis no mercado atualmente. Alguns são gratuitos, e outros vendem ferramentas Premium. A maioria se conecta a contas bancárias e de crédito, extraindo e organizando dados de transações.

Você tem receio de compartilhar informações de conta? Então procure um aplicativo que te permita inserir informações de forma manual, sem salvar senhas. Isso dá mais trabalho, mas algumas pessoas preferem essa responsabilidade do que salvar dados pessoais em dispositivos móveis.

Vale destacar que alguns aplicativos, embora úteis para todos, se concentram em diferentes necessidades e oferecem diferentes capacidades, que vão desde monitorar investimentos até otimizar as recompensas de cartões de crédito. Estude cada aplicativo e tente usar aqueles que considerar melhor para suas necessidades e que podem, de fato, trazer grandes transformações nas suas finanças.

Confira!

1. Dollarbird

Com o Dollarbird, você pode adicionar receitas e despesas passadas ou futuras a um calendário que calcula o impacto no seu saldo, bem como os gastos por categoria. Com essa ajuda, você vai entender de forma assertiva onde realmente seu dinheiro está sendo gasto ou investido.

  • Preço: Gratuito
  • Links para contas: Não
  • Entrada manual: Sim
  • Disponível em: iOS, Android
  • Link: www.dollarbird.co

2. Budget Planner (Fudget)

Com uma interface de lista, o Budget Planner é ótimo para pessoas que gostam de visualizar suas finanças de forma completa, mas que também querem mantê-las organizadas. Esse app é bom para rastrear orçamentos de curto prazo para feriados, férias ou para acompanhar as despesas de trabalho.

Com esse aplicativo, todas as suas despesas básicas são gerenciadas de forma simples e assertiva, contribuindo para reeducar seus hábitos de consumo.

  • Preço: Grátis. É preciso pagar para adquirir uma versão sem anúncios.
  • Links para contas: Não
  • Entrada manual: Sim
  • Disponível em: iOS, Android
  • Link: fudget.dconnell.co.uk

3. Goodbudget

O aplicativo recria o antigo sistema de organização de orçamento usando envelopes, trazendo essa ideia para o mundo digital. Defina um orçamento para cada categoria e gaste a partir da categoria escolhida. Quando o dinheiro acabar, pare de gastar!

Preço: Grátis. Há verões pagas anualmente para categorias ilimitadas, com 5 anos de histórico de despesas, para sincronizar até cinco dispositivos diferentes. O app ajuda você a trabalhar com responsabilidade seu ‘gráfico de melhoria financeira’ no decorrer de alguns anos.

  • Links para contas: Não
  • Entrada manual: Sim
  • Disponível em: iOS, Android
  • Link: goodbudget.com

4. Personal Capital

Além de terem à sua disposição sofisticadas ferramentas para gerir orçamentos, os usuários do Personal Capital podem rastrear investimentos e criar modelos de aposentadoria, poupança e outros eventos da vida pessoal. A proposta é que esse app seja um ‘conselheiro’, apresentando novas perspectivas para você utilizar melhor seus recursos financeiros!

  • Preço: Grátis
  • Links para contas: Sim
  • Entrada manual: Não
  • Disponível em: iOS, Android
  • Link: personalcapital.com

5. Wally

O app convida os usuários a mergulhar num comparativo entre compras versus renda, acompanhando uma interface gráfica animada. A entrada manual é simplificada com o rastreamento de localização. Porém, é possível desabilitar essa função, se você não ficar confortável em usá-la. Mas o recurso facilita muito a vida!

  • Preço: Gratuito
  • Links para contas: Não
  • Entrada manual: Sim
  • Disponível em: iOS, Android
  • Link: wally.me

Com tantas opções de ajuda na tecnologia, você não fica sozinho de jeito nenhum. Cada aplicativo tem seus pontos fortes e fracos, basta escolher aquele que melhor atende às suas necessidades e utilizá-lo no seu dia a dia.

Comece agora mesmo a utilizar alguns  destes apps da lista ou outros aplicativos de finanças nacionais e internacionais e nos conte: seus hábitos de consumo permaneceram os mesmos? Ou você já consegue controlar e organizar melhor suas finanças pessoais?

Lembre-se sempre que os aplicativos ajudam, mas a conduta é sua! Combinado?

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

Artigo publicado em 13/03/2017. Atualizado em 13/03/2019.

 

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Comentários

  1. Francisco    

    Alguma solução que envolva app + aplicacao web? Eu uso o Yupee mas ele num é tão prático pra algumas coisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *