Começar um negócio é o desejo de muita gente, mas a ideia pode parecer pouco animadora quando faltam recursos necessários para dar o passo inicial em direção à realização deste sonho. Afinal de contas, abrir uma empresa com pouco dinheiro não é uma tarefa fácil.

Apesar disso, se você já considerou ou ainda considera a possibilidade de abrir seu próprio negócio, saiba que investir no sonho de abrir sua própria empresa não algo é impossível de ser feito – mesmo com o orçamento limitado e muitas dificuldades pela frente.

Quer saber como driblar os obstáculos de abrir um negócio com poucos recursos e conquistar o sucesso no ramo do empreendedorismo? Então continue a leitura do artigo de hoje e confira 10 dicas para abrir uma empresa com pouco dinheiro!

1. Conheça suas habilidades

Antes de começar um negócio por recomendação de alguém ou por acreditar que a oportunidade parece lucrativa, vale a pena refletir e analisar, em primeiro lugar, se você gosta da atividade a ser exercida e se tem aptidão para lidar com ela.

Busque um negócio que esteja ligado ao que você faz de melhor e ao que você pode oferecer ao mundo – o sucesso deve ser conseqüência das escolhas corretas. Desta forma, você evita perder dinheiro logo no início, tomando escolhas erradas quanto ao seu negócio.

2. Foque na ideia

Nenhum negócio se sustenta quando as metas e objetivos não estão bem definidos. Por isso, para abrir uma empresa com pouco dinheiro é fundamental manter o foco na ideia deste negócio.

Não foque tão cedo no lucro material ou financeiro. O lucro deve existir e é uma consequência natural, mas não deve ser o primeiro – e nem o único – fator a ser levado em consideração. Neste momento, vale a pena alinhar suas ideias às suas habilidades e dar continuidade ao processo de empreender.

3. Faça um plano de negócios

Com uma ideia mais amadurecida de negócio em mente, faça um plano de negócios e coloque no papel tudo o que você pretende realizar – e alcançar – com o serviço ou produto oferecido pela sua nova empresa. Nesta etapa, vale a pena também simular cenários e identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças relacionadas aos seus planos de empreender.

4. Defina um capital inicial e capital de giro

Abrir uma empresa com pouco dinheiro pode ser um desafio – principalmente para os empreendedores iniciantes. Por isso, é imprescindível que você defina, logo nas etapas iniciais, um capital inicial e capital de giro para o seu negócio, a fim de viabilizar a execução dos seus projetos e metas com organização e planejamento financeiro.

5. Invista em marketing

Com o advento da tecnologia, é cada vez mais fácil divulgar produtos e serviços online a partir de um orçamento bastante reduzido. Por isso, invista em marketing, aposte nas redes sociais e aproxime-se de seus clientes.

Criar uma página no Facebook, publicar fotos no Instagram e interagir no LinkedIn, por exemplo, podem ser opções bastante econômicas para conquistar clientes sem gastar muito.

6. Aposte no networking

Manter uma rede de contatos é essencial para qualquer pessoa – sobretudo para quem deseja empreender. Acionar o networking pode ser decisivo neste processo e tem grande potencial de ajudar você a fomentar parcerias, conquistar clientes e até a lidar melhor com este novo desafio que é abrir uma empresa com pouco dinheiro.

7. Encontre um sócio

Uma forma prática de resolver a questão de abrir uma empresa com pouco dinheiro é encontrar um sócio. Ter alguém com quem dividir a ideia – e os custos – pode ser uma excelente forma de empreender gastando pouco.

Encontre alguém que tenha paixão e acredite na sua ideia e que queira muito fazer parte do negócio. Você pode conseguir mais perspectivas e também suporte para dar os primeiros passos com segurança.

8. Procure os investidores

Conseguir alguém para investir no seu projeto pode representar um passo gigantesco na sua caminhada rumo ao sucesso como empreendedor. Este investidor pode ser um amigo, um familiar, investidores profissionais ou até mesmo investidores anônimos, que podem ajudar financeiramente na sua empreitada a partir de programas de crowdfunding .

9. Especialize-se

Além de gostar do que faz e ter algum nível de habilidade, é importante também ter conhecimento sobre a área e serviço que você pretende oferecer. Conhecimento nunca é demais, e vale a pena especializar-se em qualquer situação – principalmente quando o objetivo é empreender e abrir uma empresa com pouco dinheiro

Quanto mais você estudar, ler e conhecer sobre o assunto e sua área de atuação, maior será seu domínio na área – o que pode fazer toda a diferença na hora de abrir sua empresa e administrar um negócio com um orçamento limitado.

10. Estude empreendedorismo

Além de ter muito conhecimento sobre a sua área de atuação e sobre o produto – ou serviço – a ser oferecido, também é muito importante ter conhecimento sobre empreendedorismo. Fica difícil começar um negócio – principalmente com pouco dinheiro – se você mal tiver noção do que está fazendo.

Leia, informe-se, estude e conheça mais e mais sobre o assunto. Este preparo ajudará você a fazer boas escolhas – sejam elas financeiras ou não – e conseguir obter sucesso na sua empreitada.

 

Com paciência, persistência e os passos corretos você consegue abrir uma empresa com pouco dinheiro. Ainda não por onde começar? Então clique aqui e leia nosso artigo sobre 5 modelos de negócios para começar a empreender com pouco dinheiro.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *