*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Não importa o ramo de atuação da empresa: economia é sempre uma palavra de ordem na gestão de negócios. Essencialmente porque economizar em qualquer etapa do processo, por mais simples ou banal que pareça, tem impacto direto sobre a competitividade de uma empresa, bem como sobre sua lucratividade.

Mas muitas vezes, o grande problema dos gestores é justamente identificar os pontos em que se pode economizar, para atingir um alto patamar de competitividade e lucratividade. Por isso, o texto de hoje traz dicas essenciais para economizar na gestão do seu negócio e aumentar a competitividade da sua empresa em um mercado cada vez mais concorrido.

Por ser um problema comum, existem muitas soluções disponíveis no mercado para ajudar empresas dos mais diversos setores a trilhar o caminho das pedras. Em geral, estas soluções envolvem duas possibilidades:

  • Consultoria externa especializada
  • Implantação de sistema ERP online e padronização de procedimentos internos

Ambas tem o intuito de aprimorar a gestão de negócios, conferindo-lhe uma mentalidade de melhoria contínua e ajudando o administrador a economizar na gestão do seu negócio.

Confira a seguir dicas essenciais para economizar na gestão do seu negócio e entenda como estas duas pontas se complementam na tarefa de ajudar empresas a encontrar as melhores formas de economizar no dia a dia:

1.Consultoria externa: o raio-x da gestão de negócios

A primeira das principais ferramentas para aprimorar a gestão de negócios é a contratação de serviços de consultoria. Um passo que pode ser dado de duas formas: aos poucos ou dentro de um grande plano estratégico de reformulação administrativa.

Em qualquer dos casos, o primeiro passo é sempre o diagnóstico minucioso de cada empreendimento, a fim de identificar seus pontos fortes e fracos. Uma ideia geral que permita ao estabelecer um plano de ação que, como você já sabe, pode ser implementado em etapas.

É possível, por exemplo, que uma determinada empresa entenda que seu maior problema está nos desperdícios de tempo em meio ao processo produtivo ou, ainda, no alto índice de mercadorias defeituosas. Existem diversos cenários possíveis, mas o fato é que a identificação dos principais problemas é o que permite delinear as possíveis soluções.

Em muitos casos são necessários apenas pequenos ajustes na gestão de negócios; em outros pode ser necessária uma ação mais prolongada, assim como pode ser imprescindível também a adoção de ferramentas de gestão.

E, neste campo, existem tantas opções que chega a ser difícil sugerir alguma ferramenta sem conhecer o caso específico da empresa em questão –  embora alguns problemas sejam muito comuns, como demonstram vários estudos sobre o empresariado brasileiro.

Normalmente, a necessidade de maior controle sobre as finanças da empresa, é apontada como a principal dificuldade na gestão de negócios. E convenhamos que, sem este controle e sem a capacidade de saber exatamente como estão as finanças de uma empresa, é impossível estabelecer qualquer plano de economia.

Portanto, este problema bastante comum aponta para uma solução também bastante conhecida: a adoção de um software de automação comercial, que pode ajudar o empreendedor a economizar na gestão do seu negócio.

2. Facilitando a gestão de negócios com a implantação de um ERP

Como todos sabemos, a gestão de negócios envolve muitos aspectos diferentes e nem sempre os problemas estão nas principais atividades do cotidiano. Para explicar melhor esta questão, vamos imaginar um restaurante de alto padrão.

Neste caso, é difícil supor que o problema da empresa esteja na qualidade do produto em si, assim como é difícil imaginar que uma empresa de limpeza de piscinas não limpe as piscinas direito.

Ou seja, podem sim haver desperdícios e, portanto, formas de economizar no processo produtivo em si. Mas, para encontrá-los e aprimorar o processo continuamente, é preciso ter uma máquina de diagnósticos em tempo real.

E é exatamente isso que um ERP faz com a gestão de negócios, uma vez que ele seja utilizado no dia a dia da companhia. O ERP – Enterprise Resource Planning, é uma ferramenta que engloba todos os aspectos do planejamento e gestão de negócios, incluindo:

  • Estoques e planejamento de compras
  • Orçamentos e vendas
  • Planejamento produtivo
  • Fluxo de caixa e indicadores financeiros
  • Padronização e automação de rotinas burocráticas

Entre outras funcionalidades, que contribuem diretamente para que todos os indicadores de uma empresa estejam sempre visíveis e reconhecíveis.

Em outras palavras, trata-se de uma máquina de diagnóstico em tempo real, que auxilia a encontrar e corrigir possíveis problemas, gerando economia e, desta forma, aumentando a competitividade da empresa.

Economizar na gestão do seu negócio e fomentar o crescimento

Assim como uma empresa de consultoria pode prestar parte de seus serviços online, oferecendo agilidade de comunicação, um ERP moderno também fica disponível online, sem a necessidade de instalação de equipamentos caros ou custos desnecessários.

Portanto, se o seu negócio está com dificuldades para encontrar as melhores formas de economizar e busca formas de fomentar o crescimento da empresa, o sistema ERP pode ter ajudar. Esta pode ser a ferramenta que faltava para ajudar você a gerenciar melhor o seu negócio e alavancar o crescimento da sua empresa!

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *