Você já pensou em montar uma startup? Se a resposta for sim, saiba que existe muita gente por aí com planos de investir em uma ideia inovadora e abrir seu próprio negócio.

Apesar disso, a maior parte das pessoas costuma adiar este sonho por medo de todos os empecilhos que possam surgir pelo caminho ou por, simplesmente, não saberem por onde começar.

Por isso, no artigo de hoje, você acompanhará 7 dicas essenciais para montar uma startup do zero, que podem ajudar você a se organizar e, finalmente, tornar-se um empreendedor de sucesso.

Está pronto? Então vamos lá!

O primeiro passo

Antes de conferir 7 dicas para montar uma startup, é preciso considerar que, como muitos outros negócios, criar uma startup demanda do investidor muita organização, esforço, ousadia e tempo.

Tenha  em mente também que uma startup é um negócio que tem como objetivo principal oferecer inovação e, por isso, é preciso montar um plano de negócios baseado em um serviço ou produto inovador, que possa fazer a diferença em um mercado cada vez mais concorrido.

Se você já se certificou de possuir todos os quesitos básicos essenciais, então é hora de anotar as dicas para montar uma startup do zero:

1. Trabalhe na sua ideia

Não é possível começar um negócio inovador sem uma ideia criativa. Por isso, trabalhe em uma ideia original e tenha-na de forma clara em sua mente.

Além de ser criativo, é necessário ser realista no início do processo. Pense de que maneira você vai executar a sua ideia e encontre alternativas para viabilizar, da melhor forma possível, a abertura do seu negócio.

2. Pesquise o mercado

Esta dica é essencial. Você precisa conhecer bem o mercado, identificar seu público-alvo e saber o que estas pessoas querem antes de montar uma startup.

Realizar pesquisas de mercado, por exemplo, pode ajudar você a estruturar melhor suas ideias e organizar melhor sua startup neste início do processo.

3. Crie um modelo lucrativo

Para tirar sua startup do papel, é importante definir a maneira como pretende ganhar dinheiro, seja através do seu produto ou serviço. Neste cenário, existem alguns pontos importantes, nos quais você deve focar sua atenção no momento de montar uma startup.

O relacionamento com o cliente, as atividades que serão praticadas e o valor disponível para investimentos são alguns dos pontos que não devem passar despercebido por quem está abrindo uma startup.

Pense também em parcerias que podem ser estratégicas para o seu negócio e quais serão os canais de comunicação – e distribuição, caso seu produto final seja físico – utilizados pelo seu negócio. Levar em consideração fontes de receita e estrutura de custos para montar uma startup também faz parte deste processo.

4. Seja ousado

Para sua startup dar certo, é preciso pesquisa e esforço. Ser ousado, pensar grande e acreditar no seu negócio, no entanto, pode fazer você decolar e se destacar em meio a um mercado cada vez mais saturado. Por isso, não tenha medo de ousar na hora de montar o seu negócio. Acredite nas suas ideias e coloque-nas em prática.

Além disso, pensar nos detalhes também pode fazer a diferença na hora de montar uma startup. Não se esqueça, por exemplo, de  considerar a identidade visual do negócio, como o logotipo, antes dar vida à sua nova empresa.

Atualmente existem diversas ferramentas de criação de logotipos – pagas e gratuitas – disponíveis no mercado, como a ferramenta online Logaster, que permite ao usuário criar o logotipo do seu negócio, além de cartões de visita, envelopes personalizados, papel timbrado, entre outros diversos produtos de maneira rápida e fácil.

Com o Logaster é possível criar um logo em tamanho pequeno gratuitamente ou optar por contratar produtos unitários ou kits para consolidação da marca da sua startup em diferentes produtos por um preço acessível – ideal para quem está começando a montar uma startup ou uma pequena empresa. Ter este cuidado inicial com sua marca pode ser decisivo no sucesso do negócio.

5. Empenhe-se

Você precisará estudar muito o seu mercado, seu público, seu produto e questões que envolvem negócios antes de se lançar ao mercado. Aprender cada vez mais sobre negócios, finanças, marketing e investimentos pode ser um passo importante nesta caminhada.

Não meça esforços para conhecer bem todos os pontos que envolvem seu novo negócio e, sempre que necessário, peça ajuda. Aprender com quem sabe mais que você sobre determinado assunto ou segmento pode fazer a diferença no final.

6. Crie um bom network

A sua rede de relacionamentos pode ser muito importante na hora de fazer sua startup decolar. Por isso, utilize seus contatos quando for preciso e transforme-os em uma ferramenta poderosa para o sucesso do seu negócio.

7. Vá atrás de investimento

É muito importante correr atrás de investimento para alavancar o seu negócio. Em alguns casos, os investidores interessados podem vir até você, mas esta não é a realidade da maioria das startups.

Portanto, se você quer tirar sua ideia do papel e realizar seu sonho de montar uma startup, talvez seja preciso buscar investimentos. Procure fundos de investidores, entre em contato com incubadoras de startups.

Persista e não desista. Com empenho, dedicação e uma ideia inovadora você conseguirá montar uma startup e, quem sabe, ganhar o mercado nacional e internacional!

Gostou do conteúdo de hoje? Então assine nossa newsletter e continue acompanhando nossos artigos!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *