4 minutes

Todos sabemos que a expectativa de vida para nós, brasileiros, está cada dia maior. Com isso, o desejo de mudar de carreira mesmo depois depois de uma certa idade, não se torna mais algo estranho para a maioria das pessoas.

Você tem 40 anos ou mais e quer mudar de carreira mas não sabe por onde começar? Relaxa, você não está sozinho. Hoje em dia, as pessoas não buscam tanto apenas a tão sonhada estabilidade e um bom salário no fim do mês.

A maioria preza pelo seu bem-estar, liberdade (em todos os sentidos), saúde física e emocional e entre outras coisas. Isso promove uma grande vontade de mudar de profissão, mesmo se o indivíduo possui um bom cargo em uma grande empresa, por exemplo.

Mas, claro, mudar de carreira depois dos 40 anos, por mais que possa parecer comum nos dias de hoje, não é uma tarefa fácil. Pensando em você e para lhe ajudar nessa nova escolha profissional, neste artigo lhe daremos algumas dicas para mudar de carreira da melhor forma possível, sem que isso afete tanto a sua vida de alguma maneira.

Continue a leitura e veja como você pode ter um recomeço profissional aos 40 anos com muito mais leveza e tranquilidade.

1. Observe suas habilidades e interesses

Sabe aquele seu sonho de infância e juventude que você sempre quis seguir mas achou que nunca desse dinheiro? As pessoas sempre falam que você é bom em alguma coisa?

Tente responder estas perguntas. Com isso em mãos, veja como suas habilidades e seus interesses podem fazer você mudar de carreira.

Vamos lhe ajudar a entender com um exemplo bem prático. Imagine que você, desde pequeno, sempre amou escrever e conseguia fazer isso com extrema facilidade. Seus pais, parentes e amigos sempre falavam que você escrevia muito bem, e recebia muitos elogios pelos textos que você escrevia. Não acha que a escrita é uma grande habilidade e que você sempre teve interesse nela?

Essa pode ser a saída para você mudar de profissão aos 40 anos: fazer algo que goste e que tem uma certa habilidade. Neste caso hipotético, uma saída seria buscar algum cargo de assistente em alguma agência de marketing ou numa editora, por exemplo. Ou buscar empreender e se tornar um escritor independente. Se você já tiver alguns textos escritos guardados no fundo da gaveta, melhor ainda.

Para sintetizar tudo isso, o ideal é sempre começar aos poucos, a não ser que você tenha muita experiência em outra coisa e tenha certeza que pode começar a sua nova profissão num cargo mais alto.

2. Procure entender o que lhe deixa mais realizado

Trabalhe muito, bastante. Procure encontrar aquilo que lhe deixa mais feliz e realizado. Tome o tempo que precisar.

Não importa se você passará um mês tentando encontrar o que deseja para escolher a sua nova profissão e mudar de carreira. É preciso encontrar uma situação, um lugar, uma pessoa ou alguma coisa que lhe faça descobrir o melhor caminho a ser seguido.

Será que você passa muitas horas vendo sessões de fotos dos seus fotógrafos favoritos à toa? Já parou para pensar que você pode seguir a carreira de fotógrafo profissional?

Esse é mais um exemplo, mas o ideal é identificar, no seu dia a dia, o que o move e deixa seus dias melhores. Trabalhe duro e pense bastante antes de mudar de carreira depois dos 40 anos.

3. Retome ou faça novos contatos

Sabe aquela pessoa que sempre lhe deu boas ideias ou que, apenas, sabe lhe ouvir? Fale com ela e conte o seu desejo de mudar de profissão. Uma mudança de carreira na meia-idade não precisa ser de forma solitária. Jamais.

Também é muito válido aumentar o seu networking, ou seja, a sua rede de contatos. A rede social profissional Linkedin é valiosa neste momento. Adicione pessoas da nova área que deseja seguir, interaja com elas, faça perguntas, poste sobre o assunto e deixe o seu perfil totalmente preenchido, demonstrando interesse em mudar de carreira e iniciar a tão sonhada profissão dos seus sonhos.

4. Tire um tempo para se desenvolver

De que adianta ter um perfil no Linkedin, por exemplo, mas não ter nenhuma certificação, curso ou experiência na nova área que deseja seguir? Obviamente, nada. Portanto, tire um tempo do seu dia para desenvolver as habilidades necessárias para entrar na nova profissão.

O ideal é não sair da sua atual profissão correndo, sem nem antes saber em qual direção está indo. Se qualifique, busque desenvolver ou aprimorar suas habilidades.

Lembra do exemplo que demos sobre a habilidade em escrever? Com certeza você precisa buscar mais conhecimentos sobre o assunto antes de mudar de carreira nesses seus 40 anos ou mais. O mercado está concorrido, então você precisa estar preparado para entrar em uma nova carreira.

5. Pense na ideia de oferecer os seus serviços de forma gratuita

Para começar uma profissão, é necessário que você, pelo menos, tenha alguma certa experiência, não é mesmo? Portanto, ao mudar de carreira, considere a possibilidade de oferecer algo gratuitamente.

Você já viu um fotógrafo, por exemplo, ser contratado sem ter um portfólio? É muito raro. É necessário ter algo para mostrar que você já tem alguma experiência sobre o assunto.

Uma avaliação gratuita, posteriormente, pode ser convertida em um cliente. É meio difícil pensar que você deverá fazer algo de forma gratuita para ganhar dinheiro depois, mas é bem útil.

6. Crie um plano de negócios

Essa é a principal dica de todas. Você precisa ter um plano de negócios, sem sombra de dúvidas. É super importante definir metas mensais ou trimestrais. Assim, se você não estiver conseguindo atingir estas metas, descobrirá mais facilmente onde está errando para depois tentar consertar e melhorar.

Planeje as suas ideias, pense no que você vai fazer para chegar aonde deseja. Crie estratégias e um plano para mudar de carreira da melhor maneira possível, sem que isso lhe afete.

Seguindo estas dicas, temos certeza que você conseguirá fazer sua transição de carreira depois dos 40 anos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

59 Comentários

  1. Comecei tres faculdades: direito, contabilidade; sistema de informação e ja tinha o 2 grau tecnico em contabilidade; fiz o pre militar para a marinha; trabalhei nas areas: administtativa, financeira, comercial e de serviços ; mais em 2018 recebi um chamado com a musica; hoje canto,danço e escrevo; estou no caminho; e feliz com as descobertas e a coragem de fazer oque se ama; Deus em primeiro ligar, muito estudo, trabalho e dedicação.

  2. sou engenheiro eletricista com 25 anos de experiência, com um filho de 8 anos e separado. Tenho 45 anos, não aguento mais o nível de stress elevado fico a disposição da empresa devido a ser um cargo de confiança, celular ficar ligado 24 horas não vou em lugar nenhum no finais de semana , porque a qualquer momento posso ser acionado. em caso de evento devo colocar os dados em 5 minutos e devo reportar para alta gestão e com 15 minutos devo avisar os clientes em paralelo devo acionar tambem fornecedor para analisar e corrigir a falha e cada 30 minutos tem atualizar os clientes
    Alguns dias durmo muito mau e atendo telefone a qualquer hora da noite e algumas vezes devo ir para o site.
    Quero achar uma nova area para trabalhar e ter uma qualidade de vida e ter mais tempo com meus e namorada, por favor me ajudem a acha uma nova profissão e tenha mes finais de semana livres , estava esquecendo dou aula na area a noite isso me dar o maior tesão.
    Preciso urgente mudar de area e ter vida, estão acabando comigo e não temos reconhecimento

  3. Olá tenho 41 anos e já trabalhei em vários ramos de atendimento e produção, dês de corta uma carne a costurar e montar um filtro industrial.
    Meu último emprego pedi demissão por não aceitar o que outras pessoas faziam (prejudicam a empresa) e isso contanto com apoio de um vendedor que o dono tinha como braço na empresa. Enfim errei mas não acuentava mais vê coisas erradas.
    Hoje procurando outro emprego na área de produção, pensando em fazer curso de uma área que sempre curti que é segurança no trabalho ou até mesmo abrir um negócio próprio… Me sinto desmotivado e desesperançoso.

  4. Boa Noite! Meu nome é josy estou sou formada em Pedagogia e trabalhei como professora não foi uma boa experiência tive crises de pânico, ansiedade e parei de trabalhar em.escolas.
    Quero fazer uma transição de carreira, tenho 36 anos e o que mais ouço é que tá tarde para estudar de novo buscar outra carreira.

  5. Meu nome e joana tenho 40 anos 1 filho de 12 anos ,minha mãe me colocou na escola com 11 anos de idade por isso terminei o 2 grau ja bem tarde . Ela não teve culpa porque era viuva mãe de 3 filhos e morava na roça sem estudo agricultora .terminei o 2 grau e não consegui fazer faculdade ,porque naquela época eramos muito pobre.Me casei e dediquei a casa marido e filho, trabalhei como auxiliar do meu marido em segurança eletrônica, por eu não ter um pai eu queria por tudo ter a minha família ,por isso fiz de tudo pra conseguirmos ter uma vida estavel e poder da estudo para meu filho, nos trabalhavamos o dia inteiro no sol quente e chegava a noite eu ia cuidar da casa e do filho e meu marido ia beber , passava a noite na rua gastando, eu não me separava porque nunca tive ajuda nem apoio de ninguém, até que um dia viciou em drogas bebidas , hoje ele e um homem bonito , tem inúmeros curso , tinha de tudo para ser bem sucedido e agora vive se drogando nas rua, tentamos tratamento so que ele não quer, eu morri por dentro..Agora me deparo sozinha , com meu filho de 12 anos sem rumo e sem profissão,todo lugar que procuro emprego eles exigem experiência em carteira ,ate como doméstica, eu sei fazer de tudo em casa, mais como não tenho experiência em carteira não me contrata..ja tentei de tudo rsrs me falaram que precisa de funcionários ate 28 anos porque com 40 não tem muita disposição., E pra completar peguei corona virus 2 vez e com isso fiquei fraca, cansada e lenta pra fazer as coisas , to tão perdida.. Me escrevi para ganhar uma bolsa e tentar uma faculdade, so que me sinto tão velha com a cabeça tão ruim pra competir com essas garotinhas, ….obrigada por me ouvir..

  6. Comecei a me preparar para uma transição de carreira aos 42.
    Na verdade tudo começou com minha transição de vida.
    Me separei tinha 41, super deprimida por conta de uma crise existencial. Queria mudar de vida. Mudar de casa, ficar sozinha e trabalhar com outra coisa.
    Na verdade, eu não sabia fazer outra coisa a não ser “Empreender.”
    Fomos empreendedores eu e meu ex marido por 18 anos na área da alimentação, marmitaria, buffet, e fornecimento de salgados em atacado. Tudo que eu sabia fazer além de chefiar uma cozinha era trabalhar com mídias sociais e facilitar a “experiência do usuário” em nossas páginas em redes sociais na época. Mas peraí, essa expressão “experiência do usuário” eu aprendi depois.
    Pós separação, e passando por uma Alienação Parental com meus 2 filhos menores (8 e 12). Na época, quando falei da separação imediatamente ele pegou meus 2 filhos e foi pra casa da mãe, fez uma lavagem na cabeça dos meninos que passaram a ter muita mágoa de mim, sem ao menos eu conseguir me explicar. Fiquei com o mais velho (16) na época que ele não conseguiu manipular.
    E mesmo com toda essa depressão, eu resolvi pensar em mim…
    Me casei novamente com uma pessoa super conectada a mim. Planejamos os próximos anos pensando em qualidade de vida e liberdade geográfica. E qual profissão no momento poderia nos oferecer essas prioridades? TECNOLOGIA.
    Aos 43, pesquisei sobre a área em específico, li sobre as ementas dos cursos, vagas no mercado e habilidades em comum.
    Comecei a estudar Chatbot. E aí entra a “experiência do usuário”. Me matriculei em um curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas esse ano, estudo Programação, continuei meu Inglês, estudo Scrum, cursos Profissionalizantes, cursos de Desenvolvimento pessoal e Gestão. Fiz mais uma especialização em Chatbot e terminei em setembro. Nesse meio tempo de janeiro até hoje 17 de outubro eu foquei no Linkedin, escrevi Artigos, investi em Networking, li muito e fiz muitas pesquisas com intuito de fazer postagens de conteúdo no linkedin para ser notada. Fiz alguns projetos de Chatbot e desenvolvi um Site Portfólio.
    Me candidatei a todas as vagas que era da minha especialidade. Passei por 7 processos seletivos de entrevistas em agosto…
    Sexta feira passada fui contratada. Ainda como Analista de Chatbot Júnior, mas vou começar!
    Trabalho Home Office. Minha primeira experiência na Nova Carreira.
    Ah esqueci de falar, meu marido, funcionário público e cansado, também está fazendo a transição em paralelo.
    E o meu filho mais velho está fazendo o mesmo curso que eu e estudando programação também.
    Ah esqueci também de dizer, hoje depois de conseguir tudo isso, consegui também a aproximação dos meus filhos menores, o tempo passou, eles amadureceram e enxergaram a verdade.
    Estão todos muito felizes…

    • Elso Francisco Maciel on

      Olá. Me senti feliz de ler sua história. Deus te abençoe grandemente. Estou aqui pensando em mudar TB de profissão. Sei fazer um pouco de tudo . Mas não me encontrei ainda . Hj tenho 42 anos , casado graça a Deus. Dois filhos , uma se 5 aninhos e um de 13 anos . Minha esposa está se formando em pedagogia. Fui jogador de futebol por 5 anos e meio . Parei cedo TB . Hj trabalho em uma metalúrgica . Vai fazer dois anos q retornei nela . Trabalhei nela por 9 anos e voltei faz dois anos . Mas não mudou nada kkkkk . Estou pensando nesse curso de análise e desenvolvimento de tecnologia. Vamos ver o q Deus prepara . Felicidades. Sucesso…

  7. Paulo Afonso Alves do Nascimento on

    Bom dia á todos!
    Hoje 30 de Setembro de 2021, me encontro dentro de um vazio gigante emocionalmente, onde os meus pensamentos se misturam à todo instante, me sinto perdido sem direção pra onde ir, sem forças para planejar. Estou procurando ajuda médica para ver se através de remédios consigo me organizar mentalmente e focar em alguma direção. Já passei por momentos difíceis como esse em que eu me encontro novamente e que apesar da minha idade hoje aos 47 anos, sei que vou me reencontrar, porém com mais cautela, para acertar o caminho a seguir. Desejo à todos vocês que de uma maneira também encontram se nesse dilema a essa altura do campeonato, que tenham fé em Deus e em nós mesmo. Há sempre uma saída, basta acessarmos a nossa intuição e nos planejarmos, nunca é tarde para recomeçarmos. Não os conheço pessoalmente mas sinto o quanto vocês são maravilhosos e pessoas de bom coração, por tudo isso eu os considero meus irmãos de estrada. Vamos juntos em frente, pois a felicidade já existe em cada um de nós, basta acessa lá e deixar ela transbordar em nossas faces e contagiar assim a quem nos possa ajudar e também ajudar a quem precisa de traçar novos rumos. Amo cada um de vocês!!!

  8. Daqui há um mês exatamente farei 39 anos mas estou com um filho de quase três anos e nunca fui realizada profissionalmente e financeiramente. Trabalhei sempre como ajudante de fotografia fazendo eventos pequenos ou editando fotos mas não vejo que tenho talento para tais coisas. Minha cidade não tem muito futuro para desenvolvimento de microempresas pois sempre quando abrem uma porta fecham logo adiante, não sei o que há. Pensei em fazer alguma coisa de utilidades em artesanato no YouTube estou animada mas não sei como começar. Quero abraçar tudo de uma vez e acabo não concluindo. Estou triste com minha vida. Minha família não me vê como alguém que possa ser independente um dia.

  9. Carlos Alberto Rocha junior on

    Eu sou agente em endemias em minha cidade sou concursado tenho 18 anos de profissão e tenho 42 anos mais tive um AVC esquimico ano passado o que devo fazer pra melhorar minha vida financeira

  10. Amei ler os desabafos aqui é saber que não sou a única. Ufa!!! Deus nos abençoe e guie os nossos passos em nome de Jesus!! Abraços pessoal! Fé em Deus!!

  11. Para algumas pessoas assim como eu, que se sente perdida profissionalmente, acabou deixando a vida profissional de lado e não sabe qual profissão seguir, eu te aconselho a fazer uma pesquisa:
    Na região onde vc mora, quais as áreas que faltam profissionais ( quais os cargos que sempre tem vagas abertas), você pode fazer um cadastro do seu currículo, ou um cadastro simples apenas p/ fim de pesquisa no App LinKedin
    Bom se vê muito que a área de tecnologia está em alta, com muita necessidade de profissionais, com cursos ead gratuitos. Mais aí você tem que se perguntar, é uma área que eu tenho afinidade, já que teria que estar sempre estudando pra se atualizar e envolve uma linguagem complexa, matérias de exatas. Você se mudaria pra outra cidade?
    Você já pensou em trabalhar por conta? Prestando algum tipo de serviço? Eu tenho minha prima como exemplo, ela ficou desempregada e nesse tempo fez curso de unha em gel e fibra, ela resolveu ir atrás e começou a postar seus trabalhos nas redes sociais, fazia promoção, foi trabalhar no salão de outra pessoa ( por que algumas áreas vc precisa ficar conhecida e chamar clientes para conhecer seu trabalho, e seja um ótimo profissional, faça e trabalhe com produtos de qualidade ( por que vc vai ter 1 cliente pra falar bem do seu trabalho, mais quando 1 cliente não gosta do trabalho será ele é mais 10 pessoas que não te conhece pra falar mal, pelo simples prazer da fofoca)), apesar da minha prima chegar umas 23h em casa ela está feliz, consegue pagar suas contas e está empolgada!

    As vezes o que a gente precisa é tentar manter a calma, não ligar pra opiniões alheias, pesquisar, estudar, focar e colocar em prática!
    Boa sorte!

  12. Eu como muitas mulheres, deixei a vida profissional de lado, pensando na família, porém depois de cancelar a faculdade e mudar de cidade, me vi com 30 anos, separada e voltando pra casa dos meus pais, a única experiência profissional que tive foi de operadora de caixa e vendedora do comércio local. Com 35 anos grávida, me formei em pedagogia; por ser um curso barato e de pouco tempo, hoje vejo que é bem disputado principalmente os concursos. Agora sou mãe solo com 38 anos, desempregada e dependendo dos meus pais. Resolvi fazer uma pesquisa de campo, percebi que a área da saúde sempre está contratando, estou pensando em fazer faculdade de farmácia, apesar de levar de 4 a 5 anos de estudos, e os horários de trabalho puxados, vou ter minha independência financeira e criar meu filho com dignidade!

  13. Marli Batista de Lima on

    Sou Marli Tenho 42 anos, Graduada em Administração de Empresas , com 04 pós graduação ligadas à área de RH, atuo na área mais de 14 anos, amo que faço mas o mercado cada vez mais concorrido e hoje com o curso Tecnólogo de RH deixou o mercado saturado. Salário sempre baixo e não me sinto tão realizada como antes , sinto que preciso mudar , tentar algo novo. Mas sabe quando você quer algo novo , mas não sabe o que?
    Amo viajar ( tenho CNH ) mas tenho medo da estrada não dirijo, sempre ando de Ônibus ou Uber, adoro decorar em eventos ou até mesmo interior de casa.
    Adoro negociações , mas nunca atuei no Comercial.
    Enfim não sei o que quero , só sei que preciso de mudança imediato…

  14. Estou com 37, atualmente atuo como engenheiro. Estou pensando em iniciar uma transição para a área de ciência de dados o que implicaria cerca de 2 anos de estudos e mais a parte de transição para um novo emprego

  15. Sou formada em Letras há 30 anos com 4 especializações. Fui uma professora de excelência nós segmentos públicos e particulares. Atuei por 26 anos e não tive mais condições de continuar por causa de uma depressão profunda. Hoje sinto necessidade de começar uma nova profissão. Reconheço algumas habilidades, mas não consigo encontrar um caminho, fora que tenho medo de não ser tão boa. Preciso de orientação.

    • o importante e tentar ate conseguir. nao desista dos seus sonhos. DEUS E MAIOR NA SUA VIDA. BORA PRA CIMA CUIDA SAI DESSA AI. VC VAI CONSEGUIR.

  16. Oi meu nome é Mariana tenho 46 anos, solteira e não tenho filhos, trabalhei ate mês passado 14 anos pra um empresa no campo de vendas, sempre fui o distaque em vendas hoje o grupo e multimilionário e eu nunca fui promovida apenas valorizada naquela função, aos 42 regularizei meu ensino medio pelo enceeja e aos 43 engressei na faculdade de Fonoaudiologia onde estou cursando.
    Mas mes passado injuriada de nao ser vorizada e meu salario nao esta suprindo minhas dispezas principalmente da faculdade fiz acordo e desliguei do grupo, estou atualmente no seguro desemprego, recebo email me chamando pra entrevista de emprego na area de vendas.
    Mas eu fico triste quero mudar de ramo ou sei la pelo menos fazer algo que ganhe melhor e supra minhas necessidades.
    Tbm fiz o curso de representante hospitalar em Ginecologia e estou aguardando a resposta do hospital que ja me chamou pra entrevista.
    Mas me sinto tao frustrada de aos 46 anos nao ter estabiliadade financeira e nem ter formado familia me vejo em um desafio sozinha e precisando mudar urgente de direcao.
    Ideias e forca de vontade nao me falta. Porem falta grana pra investir no negócio proprio.
    Tenho perdido sono preocupada e procurando algo que realmente me faca feliz e me de retorno financeiro.
    O que mais tem e ideias na internet,mas tem que ter talento se nao tem que ter dinheiro.
    Qudo tem um falta o outro lkkkkllkk muito dificil essa transição e se firmar.

    • Olá!! pelo que vi aqui não sou a única perdida rsrs.
      Eu tenho 44 anos e dois filhos já independentes, me casei novinha sem terminar o ensino médio. Retomei aos estudos aos 32 anos após o divórcio e hoje sou formada em Odontologia, 3 anos na luta e não ganho nem p cafe .
      Sempre trabalhei em fábricas na produção mas era um sonho ser formada e melhorar de vida ,com muito sacrifício cursei a faculdade ,vendi td que tinha e hoje não consigo um salário igual nem maior do que sempre recebi nas fábricas e estou muito frustrada , depressiva e vontade de recomeçar mas não sei como .

  17. Olá, tenho 45 anos e amo o que faço e faço com amor sou supervisor de Logística, o que eu posso falar para as pessoas: Nunca é tarde para começar um novo projeto, o medo muitas das vezes é o maior problema, um velho amigo já falava que “quem tem medo de cair não precisa andar”. Precisamos deixar de achar desculpas pra tudo não da certo, pois devemos buscar forças e se animar, se por ventura o seu projeto não deu certo não é motivo de se desesperar, refaça e veja aonde errou, todos nos temos direito de errar, porém permanecer é escolha. Fiquem com Deus.

  18. BOA NOITE! ACHEI INTERESSANTE OS DEPOIMENTOS ,POR ISSO VIM AQUI DIZER QUE TAMBÉM TENHO MUITAS DUVIDAS NA TROCA DE PROFISSÃO .SOU FORMADA EM PEDAGOGIA MAS NÃO CONSIGO NADA NA MINHA ÁREA E ESTOU TRABALHANDO NA ÁREA ADMINISTRATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO , E ME SINTO FRUSTRADA POR NÃO CONSEGUIR REALIZAR MEU GRANDE DESEJO NA FORMAÇÃO DE DIREITO , COMO MUITOS, O FINANCEIRO PESA E HOJE COMECEI A PENSAR EM ENGENHARIA CIVIL , AI VEM A DUVIDA NA QUESTÃO DA IDADE TENHO 48 ANOS E SE COMEÇAR AGORA ESTAREI ME FORMANDO COM 53 ,SERÁ QUE CONSEGUIREI ENTRAR NO CAMPO DE TRABALHO DE ENGENHEIROS COM ESTA IDADE ? POXA TANTAS DUVIDAS …..

  19. Sou cabeleireira e tenho 43 anos, gostaria de mudar de profissão por não aguentar mais as dores nem ficar muito tempo em pé, pois trabalhava 14horas por dia e agora o corpo tá cobrando.

  20. Olá boa tarde ,tenho 45 anos ,2 filhos ,me separando pela segunda vez .Hoje sinto falta de uma estabilidade financeira. Deixei o tempo passar ,hj vejo a dificuldade que é voltar ao mercado de trabalho. Não fiz um faculdade nem um concurso publico porque me acomodei ajudando os outros .Amo decoração ,trabalhar com o publico em geral .Mais me vejo sem rumo tentando fazer alguma coisa pra ter minha renda financeira ,por ser libriana (acredito muito nos signos) tenho muitas duvidas ,tenho até um talento em resolver problemas ,sou uma guerreira .Mais no momento tudo se tornou uma interrogação pra mim .Quero agarrar todas as oportunidades mais infelizmente não conseguir dar o primeiro passo .

  21. Ola, tenho 38 anos, sou advogado, e agora! Decidi um novo desafio, quero ser Nutricionista e trabalhar com oncologia e diabetes, o que me levou à essa decisão foi afinidade com alimentos, eu sou apaixonado por cozinhar e ter prazer em me alimentar bem, com saúde e transmitir isso a quem precisa, vai ser muito prazeroso… desejo a todos uma ótima mudança,,, e sejam felizes.

  22. Sou professor de matemática à 9 anos, hoje estou chegando a idade de 40 anos, sempre quis ser engenheiro civil, mas nunca tive oportunidade financeira para tal, hoje com os cursos ead essa possibilidade surgiu, mas não sei se existe espaço no mercado para mim.

    • Ivonete Vieira do Nascimento on

      Me formei pedagogia aos 40 anos e ainda não consegui nessa área que aliás é muito disputada ,tbm tentei abrir um negócio não deu muito certo mas não desanimei,hj tenho 48 e ainda não me realizei profissionalmente. Mas aprendi que tudo que a gente fizer tem que fazer com amor e se planejar .Sorte a tds fique com Deus

  23. Só nos sabemos o que estamos passando tbm sou mãe de 4 filhos e estou me sentindo perdida n consegui concluir meus estudos e hoje vejo como é duro os empregos que arrumar n vai pagar nem uma creche n uma pessoa p ficar com meus filhos me tornei refém de mim mesma sei q sou capaz mais com filhos pequenos e difícil.

    • para quem tem filhos legal é fazer pedagogia vc pode conciliar trabalho e filhos trabalhar meio periodo e de repente na mesma escola que eles existem cursos de pedagogia a distancia e não ~e tão caro.

  24. Estou com 39 anos, tenho um emprego bom, um filho de 1 ano e sou casada, porém não estou satisfeita com minha escolha profissional, me sinto cansada de trabalhar 8h por dia presa a um computador, sem flexibilidade de horários, sem tempo pra mim, pro meu filho. O trabalho mental me deixa estafada no fim do dia, sem energia. Quero mudar de profissão, mas nem imagino por onde começar. Pensei em serviços sociais, desde criança tenho empatia pelas pessoas,então achei que seria algo que fizesse feliz, mas não tenho certeza disso ainda.
    Obrigada pelas dicas, vou refletir sobre as minhas habilidades que me trazem alegria, há de ter alguma.

    Sucesso para todos.

  25. Parabéns Verônica pelo apoio, parabéns Rosilene por expor sua fragilidade, entrei aqui para ler por me sentir perdida no momento, e vejo uma demonstração de respeito ao ser humano, já aliviou meu espírito. Obrigada as duas!

  26. Olá n sei alguém vai me responder aqui mais para tentar me ajuda preciso desabafa tenho 44 anos sou mãe 4 filhos tenho um neto sou divorciada a 6 anos e estou morando com um haitiano que amo muito …. a 2 anos e 5 meses .. mais nao estou feliz porque n tenho estudos nem provisao estudei somente o primário e me sinto mal com tudo estou desempregado em casa e não sei mais q fazer pra sentir últil estava fazendo salgados em casa pra vender mais n teu muito certo estou desesperada triste chorona n sei que fazer da minha vida aos 44 anos n tenho dinheiro guardado muitas dívidas e não consigo realiza meus sonhos

    • Rosilene, calma… Antes de tudo, pare de ver a parte ruim e tente ver algo bom… Comece a entender que nada esta perdido e que vc pode começar a fazer algo sim… Há varios artesanatos para ser feito que além de desestressar, nao precisar de um diploma e pode te ajudar com uma renda extra… Tente ver artesanatos com palito de churrasco, é barato e facil… Vamos começar a pensar e deixe o pessimismo de lado. Tbm sou separada e com 4 filhos e lutando pra manter tudo. Consegui meu diploma de ensino medio pelo Encceja ano passado e vou a luta pq temos que escrever nossa história mulher! Seja corajosa, seus filhos precisam ver isso em vc… Bjs

      • Falou muito bem! Verdade,nunca é tarde de mais para realizarmos nossos sonhos.Estou fazendo ensino médio no ceeja e trabalho bastante estou com 47 anos ,procuro sempre me motivar e incentivar outros.Na situação atual ,é importante nos reinventarnos não desistam nunca Força!Selma M D.

    • Primeiro lugar: Calma!
      Tudo tem uma solução nesta vida.
      1º – Terminaria o ensino médio fazendo supletivo, procure ENCEJA.
      2º – Tenha uma renda – Artesanato ( macramê está super em alta) pode aprender no YouTube, aliás é um bom lugar para aprender várias coisas.
      3º Abra uma página no Instagram e venda seu artesanato por lá. ( posso te ajudar nisso, me procure pelo o insta @meninaaosquarenta)
      4º Faça faxina / cuidar de idosos / ou serviço de baba aos fins de semana. Com esse dinheiro vc investe no material para o seu artesanato.
      Só comece, não fique se lamentando, tudo tem solução. Boa sorte.

    • Olá, boa noite.
      Uma vez me vi com problemas financeiros que para minha realidade na época eram extratosféricos. Até que um colega de trabalho me disse: “Resolva um problema de cada vez. Pague uma conta de cada vez.”
      E levei isso para todas as situações em minha vida.
      Foque numa coisa a ser solucionada, planeje, coloque um prazo e acima de tudo cumpra as metas. Isso lhe trará experiência e aprendizado.
      Quando colocamos todos os problemas na mesa, parece algo inalcançável. Mas quando separamos por urgente e não urgente podemos ter clareza por onde começar.
      Fácil não será, mas se você realmente quiser uma mudança, conseguirá sem sombra de dúvidas.
      Cumprimentos.

  27. Tenho 46 anos, me formei em Biologia a 16 anos e nunca trabalhei na área segui trabalhando na área de logística, hoje sou uma profissional com experiência, porém decidi voltar para a área de humanas, pois nunca perdi a vontade de trabalhar com pessoas e nesse momento voltei para a faculdade para estudar fonoaudiologia, sei que terei que começar do zero, estou animada e pronta para esse novo desafio.

    • Acordei cedo com mesmo Mas O que me segue a muito tempo, desde o divórcio que não consigo me estabilizar e nem me realizar profissionalmente, não consegui fazer uma faculdade porque não tive dinheiro criando dois filhos sozinha. Agora aos 40 eles estão adolescentes e precisa das coisas e eu nunca tenho dinheiro. Meu sonho é ter um negócio próprio mas não sei nem por onde começar. Pra começar, moro em área de risco e não tenho dinheiro pra alugar uma casa em outro lugar. Gostaria de ter amizades com quem eu pudesse trocar idéias. Obrigada por expor a fragilidade de vcs , isso me mostra que não estou sozinha.

      • Prezada Mirian, Não sei a sua situação. Mas vejo que está parecida com a de muitos brasileiros. Empreender sem ter $$$$ próprios ou facilidades acredito que seja difícil já que os juros para esse tipo de coisa no país são elevados, ainda mais para quem é pequeno. Além disso exige conhecimento de várias áreas e conhecimento do mercado em que irá atuar. O mercado é muito dinâmico e o que está gerando $$$$ hoje pode não gerar daqui há poucos meses. Você tem o direito de sonhar ou tentar, mas em sua situação eu tentaria um concurso daqueles bem básicos mesmo. Com isso você pode se capitalizar e ir subindo os degraus lentamente. Futuramente com o acúmulo de conhecimento e capital poderia tentar algo no empreendedorismo. Já trabalhei como CLT e autônomo. E digo que como autônomo você trabalha 3x mais. Além da preocupação com as coisas e lucro que pode ficar incerto em muitos casos. Espero que possa ter-lhe ajudado e desejo boa sorte em sua jornada. Sucesso. Abs!

  28. Tenho 46 anos , fiz meu ensino médio em técnico de magistério, e eu amava TD aquilo , não seguir com a carreira, mais nunca deixei de senhor com a faculdade com a sala de aula
    Será que ainda a tempo ????

  29. Sou fisioterapeuta a 18 anos, e me formei engenheira civil aos 39. Pretendo mudar de area. Fisioterapia além de pesado, não é profissão para se ter até o fim da vida. Na engenharia, dá para tranalhar sentado, o trabalho é mais mental do que braçal. Além disso existe carreira. Eu me desanimei muito quando percebi que não tem plano de carreira e na area da saúde se estuda muito para ser meramente serviço braçal. Fora que ganha-se pouco e 90% dos serviços são terceirizados. Já que é para trabalhar que seja com tranquilidade e com mais visão de futuro.

      • Tenho 43 anos nunca cursei uma faculdade comecei educação física mais desisti por problemas financeiros é meu sonho será que ainda da tempo?

    • Por incrível que pareça, amei ver o seu cometário!
      Sou muito indecisa e fisioterapia era uma das minhas opções, depois do que você disse vou procurar outro rumo.
      Mesmo pq não me encontrei ainda.
      Não consigo identificar o que eu faria por amor.

  30. Tenho 46 anos e gostaria de mudar, fazer coisas novas, amo Psicologia, pretendo retomar a faculdade que parei por questões financeiras.
    Mas as vezes bate uma insegurança, mudar não é fácil, estou terminando minha faculdade ver Pedagogia e pretendo iniciar a outra de Psicologia, meu sonho ser Psicóloga, desde sempre.

    • Tenho 46 anos e gostaria de mudar, fazer coisas novas, amo Psicologia, pretendo retomar a faculdade que parei por questões financeiras.
      Mas as vezes bate uma insegurança, mudar não é fácil, estou terminando minha faculdade ver Pedagogia e pretendo iniciar a outra de Psicologia, meu sonho ser Psicóloga, desde sempre.

    • Gostei das dicas, cada pessoa tem uma história e é sempre bom saber que não estamos sózinhos Tenho graduação em Serviço Social sonhei com esse curso desde criança. Aos 50 anos consegui concluir,hoje aos 52 me sinto frustrada infeliz e sem perspectiva nenhuma de trabalhar na área de Humanas. Aos poucos estou percebendo que a depressão quer tomar conta de mim , pois não consigo me imaginar desempregada, é frustrante além de ser um incômodo muito grande, você se torna um nada , um peso , um zero a esquerda um inútil, sempre trabalhei na área administrativa e sempre gostei , mas com o passar dos anos percebi que a idade vai pesando e nos tomamos invisível para a sociedade. Se possível me incluam no grupo de Watzaap. Grata.

Leave A Reply