Todos sabemos que a expectativa de vida para nós, brasileiros, está cada dia maior. Com isso, o desejo de mudar de carreira mesmo depois depois de uma certa idade, não se torna mais algo estranho para a maioria das pessoas.

Você tem 40 anos ou mais e quer mudar de carreira mas não sabe por onde começar? Relaxa, você não está sozinho. Hoje em dia, as pessoas não buscam tanto apenas a tão sonhada estabilidade e um bom salário no fim do mês.

A maioria preza pelo seu bem-estar, liberdade (em todos os sentidos), saúde física e emocional e entre outras coisas. Isso promove uma grande vontade de mudar de profissão, mesmo se o indivíduo possui um bom cargo em uma grande empresa, por exemplo.

Mas, claro, mudar de carreira depois dos 40 anos, por mais que possa parecer comum nos dias de hoje, não é uma tarefa fácil. Pensando em você e para lhe ajudar nessa nova escolha profissional, neste artigo lhe daremos algumas dicas para mudar de carreira da melhor forma possível, sem que isso afete tanto a sua vida de alguma maneira.

Continue a leitura e veja como você pode ter um recomeço profissional aos 40 anos com muito mais leveza e tranquilidade.

1. Observe suas habilidades e interesses

Sabe aquele seu sonho de infância e juventude que você sempre quis seguir mas achou que nunca desse dinheiro? As pessoas sempre falam que você é bom em alguma coisa?

Tente responder estas perguntas. Com isso em mãos, veja como suas habilidades e seus interesses podem fazer você mudar de carreira.

Vamos lhe ajudar a entender com um exemplo bem prático. Imagine que você, desde pequeno, sempre amou escrever e conseguia fazer isso com extrema facilidade. Seus pais, parentes e amigos sempre falavam que você escrevia muito bem, e recebia muitos elogios pelos textos que você escrevia. Não acha que a escrita é uma grande habilidade e que você sempre teve interesse nela?

Essa pode ser a saída para você mudar de profissão aos 40 anos: fazer algo que goste e que tem uma certa habilidade. Neste caso hipotético, uma saída seria buscar algum cargo de assistente em alguma agência de marketing ou numa editora, por exemplo. Ou buscar empreender e se tornar um escritor independente. Se você já tiver alguns textos escritos guardados no fundo da gaveta, melhor ainda.

Para sintetizar tudo isso, o ideal é sempre começar aos poucos, a não ser que você tenha muita experiência em outra coisa e tenha certeza que pode começar a sua nova profissão num cargo mais alto.

2. Procure entender o que lhe deixa mais realizado

Trabalhe muito, bastante. Procure encontrar aquilo que lhe deixa mais feliz e realizado. Tome o tempo que precisar.

Não importa se você passará um mês tentando encontrar o que deseja para escolher a sua nova profissão e mudar de carreira. É preciso encontrar uma situação, um lugar, uma pessoa ou alguma coisa que lhe faça descobrir o melhor caminho a ser seguido.

Será que você passa muitas horas vendo sessões de fotos dos seus fotógrafos favoritos à toa? Já parou para pensar que você pode seguir a carreira de fotógrafo profissional?

Esse é mais um exemplo, mas o ideal é identificar, no seu dia a dia, o que o move e deixa seus dias melhores. Trabalhe duro e pense bastante antes de mudar de carreira depois dos 40 anos.

3. Retome ou faça novos contatos

Sabe aquela pessoa que sempre lhe deu boas ideias ou que, apenas, sabe lhe ouvir? Fale com ela e conte o seu desejo de mudar de profissão. Uma mudança de carreira na meia-idade não precisa ser de forma solitária. Jamais.

Também é muito válido aumentar o seu networking, ou seja, a sua rede de contatos. A rede social profissional Linkedin é valiosa neste momento. Adicione pessoas da nova área que deseja seguir, interaja com elas, faça perguntas, poste sobre o assunto e deixe o seu perfil totalmente preenchido, demonstrando interesse em mudar de carreira e iniciar a tão sonhada profissão dos seus sonhos.

4. Tire um tempo para se desenvolver

De que adianta ter um perfil no Linkedin, por exemplo, mas não ter nenhuma certificação, curso ou experiência na nova área que deseja seguir? Obviamente, nada. Portanto, tire um tempo do seu dia para desenvolver as habilidades necessárias para entrar na nova profissão.

O ideal é não sair da sua atual profissão correndo, sem nem antes saber em qual direção está indo. Se qualifique, busque desenvolver ou aprimorar suas habilidades.

Lembra do exemplo que demos sobre a habilidade em escrever? Com certeza você precisa buscar mais conhecimentos sobre o assunto antes de mudar de carreira nesses seus 40 anos ou mais. O mercado está concorrido, então você precisa estar preparado para entrar em uma nova carreira.

5. Pense na ideia de oferecer os seus serviços de forma gratuita

Para começar uma profissão, é necessário que você, pelo menos, tenha alguma certa experiência, não é mesmo? Portanto, ao mudar de carreira, considere a possibilidade de oferecer algo gratuitamente.

Você já viu um fotógrafo, por exemplo, ser contratado sem ter um portfólio? É muito raro. É necessário ter algo para mostrar que você já tem alguma experiência sobre o assunto.

Uma avaliação gratuita, posteriormente, pode ser convertida em um cliente. É meio difícil pensar que você deverá fazer algo de forma gratuita para ganhar dinheiro depois, mas é bem útil.

6. Crie um plano de negócios

Essa é a principal dica de todas. Você precisa ter um plano de negócios, sem sombra de dúvidas. É super importante definir metas mensais ou trimestrais. Assim, se você não estiver conseguindo atingir estas metas, descobrirá mais facilmente onde está errando para depois tentar consertar e melhorar.

Planeje as suas ideias, pense no que você vai fazer para chegar aonde deseja. Crie estratégias e um plano para mudar de carreira da melhor maneira possível, sem que isso lhe afete.

Seguindo estas dicas, temos certeza que você conseguirá fazer sua transição de carreira depois dos 40 anos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *