O espírito do empreendedorismo está na veia do Portal André Bona. Você não vai precisar procurar muito aqui no site para perceber que, quem investe, por si só, tem as melhores ideias de negócios.

Você mesmo é um deles! Se está aqui é porque tem o recurso na mão, quer usá-lo bem, mas ao mesmo tempo pensa com empolgação numa maneira legal de conseguir valorizá-lo.

Sempre precisei empreender para chegar a disponibilizar conteúdo aqui no site e no canal do Youtube. Mas algumas iniciativas que fiz não deram certo ao longo do tempo. Normal, curva de aprendizado. Além disso, vi muitos empreendedores digitais jogando dinheiro fora.

Quer saber o que eu aprendi com isso? Vou contar agora 6 maneiras de jogar dinheiro fora com o empreendedorismo.

Insistir apenas com outbound marketing

O tempo do outbound marketing já passou e a internet deu um abraço muito acolhedor no inbound marketing. Apenas para reforçar as conexões neurais, o marketing no estilo outbound usava meios mais arcaicos de divulgação como TV, rádio e material impresso. A potência do outro tipo de marketing, o inbound, é altamente marcante, com presença forte na web.

Que o inbound marketing veio para ficar, não precisamos pensar muito sobre isso. É só ir para a mãe do outbound, a TV, e ver quantas empresa de grande nome no mercado brasileiro estão investindo tardiamente nisso. Vou citar alguns exemplos:

Recentemente, lojas grandes estão investindo nos já considerados velhos jargões “Compre na Loja, no Celular e no Site”. Será que esses grandes empreendimentos demoraram para investir no universo que mais dá lucro – a internet? Com certeza!

Vou mais longe, pensando que na realidade elas ‘acordaram para a vida’ quando viram diversos dígitos sendo abocanhados por empresas de pequeno e médio porte. A conclusão? ‘Se eles podem, porque nós também não podemos? ’

Muitos e muitos reais foram despejados em anúncios na internet e suas plataformas de compra foram melhoradas para receber o crescente fluxo de interessados em pagar com 1 clique só!

Com esse mar de gente colada na tela de tablets e smartphones, você ainda acha que vale a pena insistir só em anúncios na TV e nos rádio? Ou pior: ficar importunando as pessoas, fazendo ligações invasivas em horários inconvenientes para ofertar seus produtos ou serviços?

Fechar a mente para novas oportunidades

O mundo está num turbilhão de mudanças! O mercado de finanças hoje é bem mais entendido e praticado com responsabilidade. Não pela maioria, mas por um número cada vez maior de entusiastas da boa gestão de recursos.

Por outro lado, muita gente ainda pensa que não vale a pena investir em diversos tipos de mercados ascendentes. Investir em empresas que se pautam por ser a mola propulsora do marketing digital é a ‘bola da vez’.

Tire alguns minutos para pesquisar sobre a motivação de pessoas que imergem no mundo do empreendedorismo. Muitas delas têm poucos recursos financeiros, mas muita gana de vencer na vida.

E você? Vai ficar parado sem fazer nada? Vai fechar a mente para as excelentes oportunidades de crescer no mercado virtual? Ou já pensou em investir numa loja virtual ou num mercado mais arrojado produzindo conteúdo web ou oferecendo seus serviços pela  internet?

O sol brilha para todos e fico empolgado toda vez que alguém pensa como eu e procura sair da caixa! Em frente!

Deixar de aprender com a concorrência

O aprendizado no empreendedorismo pode ser muito mais gratificante quando replicamos acertos e evitamos erros alheios. Então me diga:

Por que pergunto isso? Eu sou prova de que uma pessoa pode aprender muito com seus concorrentes por simplesmente tirar tempo para assistir vídeos de pessoas que investiram no mesmo nicho de mercado.

Você faz isso? Fica replicando erros em sequência? Observar seus concorrentes norteará melhor o que você precisa fazer na hora de escolher a melhor direção a seguir!

Por isso, para aprender mais com seus concorrentes, tome algumas dessas atitudes:

  • Visite seus sites, blogs e redes sociais
  • Interaja perguntando algo específico
  • Analise a maneira de ser tratado na plataforma e pense: replico e melhoro ou evito isso?
  • Leia o conteúdo e analise se há relevância. Pergunte-se: onde está a relevância ou a falta dela?
  • Se a plataforma vende algo, analise como a abordagem de conversão é feita.
  • Inscreva-se na newsletter para acompanhar as novidades que a plataforma apresenta.
  • Observe descontos, promoções, transmissões ao vivo nos canais da empresa.

Uma postura assim mostra que você é um empreendedor voltado ao aprendizado. Alguém que anseia muito crescer com a colaboração de seus concorrentes. Isso inspira!

Desprezar as redes sociais

Deixar de lado o melhor e maior meio de propagação de conteúdo da atualidade é simplesmente um convite ao fracasso, e dos grandes!

Todos os dias, bilhões de pessoas acessam as mais diferentes redes sociais do mundo. Sim, bilhões de pessoas! São pessoas conectadas ao Facebook, Instagram e Twitter, lendo e repassando posts pessoais, educacionais, governamentais e comerciais. Sim, comerciais, sendo de pessoas ou de empresas!

Quando você decide desprezar as redes sociais em sua estratégia de empreendedorismo, você abre mão de uma enorme fatia do bolo de compradores. Muita gente pode conhecer seu negócio, seja físico ou virtual, pelos meios digitais.

Foi como eu disse antes: se até os grandes percebem o erro que cometem deixando os meios digitais para propagar o que vendem, será que você deveria seguir essa postura? Creio fortemente que desprezar as redes sociais em seu empreendimento é fortemente prejudicial.

Deixar de interagir com o público

Quando uma instituição ou um empreendedor deixa de se comunicar com seu público, ele derruba pontes valiosas de comunicação. E é justamente por meio da comunicação que os melhores empreendedores chegaram onde estão hoje.

Os vídeos que publico no meu Canal do Youtube (clique aqui se você ainda não conhece) são uma das minhas maiores fontes de satisfação como empreendedor. Deixar de interagir com meu público está fora de questão e penso que se você fizer o mesmo, suas chances de lucro serão derrubadas de uma hora para outra.

Minimizar a importância dos anúncios

Nunca, mas de forma alguma mesmo, deixe de anunciar. Mesmo que seu anúncio seja irrisório em momentos de crise, é a sua presença que fará seu empreendimento ser lembrado.

Por isso, minimizar a importância dos anúncios na internet o levará financeiramente para baixo.

Mantenha recursos à disposição para anunciar sempre. Uma presença prolongada fará com que seu público lembre de você em momentos de necessidade do seu produto ou serviço. E daí, bingo! Mais uma conversão ou contrato virão ao seu encontro, levantando de novo a força do seu empreendimento.

Em resumo, nunca cometa esses 6 erros na sua trajetória:

  1. Insistir apenas com outbound marketing
  2. Fechar a mente para novas oportunidades
  3. Deixar de aprender com a concorrência
  4. Desprezar as redes sociais
  5. Deixar de interagir com o público
  6. Minimizar a importância dos anúncios

Valorize uma postura proativa em relação ao seu negócio. Não jogue dinheiro fora com a maneira de conduzir seu empreendedorismo! Muita dedicação, gestão aprimorada e ajustes frequentes de estratégia te colocarão na estrada do sucesso financeiro!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

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Artigo publicado em 23/05/2017. Atualizado em 17/05/2019.

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

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