Conforme o dia 12 de outubro se aproxima, sempre ficamos na dúvida sobre o que comprar para alegrar aquela criança da família, seja filho, sobrinho, irmão ou afilhado. Entretanto, os brinquedos e lembranças costumam ser caros, dificultando muito na hora da escolha.

Economizar no presente do Dia das Crianças, entretanto, é possível. Podemos fazer uma criança feliz sem comprometer nosso orçamento e ainda garantir momentos incríveis e com muita diversão.

Deseja comprar um presente mas não sabe como fazer isso de forma econômica? Leia o artigo e veja 9 dicas para economizar na hora de dar um presente para as crianças. Confira!

1. Estabeleça um valor para comprar o presente

Antes mesmo de decidir o que comprar de presente do Dia das Crianças, veja seu orçamento e defina o melhor valor para ser usado na compra da surpresa para a criança. Decidido o teto do valor que pode ser usado, divida-o pelo número de crianças e, assim, poderá escolher o que comprar.

Pesquise as lojas que oferecem produtos com os preços acessíveis para seu bolso e compre o que achar que vão gostar.  Se for para apenas uma criança, essa tarefa se torna mais fácil. Após pesquisar, saia de casa e gaste no máximo até o valor que reservou para isso.

2. Use a criatividade

Quanto maior o número de crianças que você deseja presentear, maior terá que ser a sua criatividade. Se for muito caro presentear todas elas, você pode propor alguma atividade, um passeio ou até uma ida a uma sorveteria, por exemplo.

Ainda, se quiser muito dar alguma lembrança, veja algo pequeno que possa ser apenas uma lembrança pelo dia e faça-as se divertirem de outras maneiras.  Nesse caso, pode ser planejado um café ou um almoço onde todos cozinham e comem juntos.  O importante é ter um momento feliz e divertido com elas.

Se, no entanto, o objetivo é não deixar de lado o presente do Dia das Crianças, pense em alternativas de presentes que podem ser construídos por você mesmo ou feitos a partir de objetos mais em conta. Uma dica, neste caso, é lembrar de brinquedos e atividades que fizeram parte da sua infância, dos seus pais ou avós.

Lembre-se que, no passado, eram muitos os brinquedos, jogos e atividades realizadas pelas crianças sem precisar gastar muito. Inspire-se e use sua criatividade!

3. Escolha outro tipo de diversão

Às vezes as crianças pedem presentes que acabam sendo mais caros do que o que planejamos gastar. Se isso acontecer, proponha outro tipo de diversão que possa custar menos para seu bolso.

Por exemplo, ir a um parque, fazer um piquenique e depois andar de bicicleta, ir ao cinema ver um filme ou outro tipo de atividade. Essas experiências podem ser tão divertidas quanto ganhar um brinquedo novo e podem ser mais acessíveis.

4. Converse com as crianças

Aqui vai uma verdade: dia das crianças, assim como dia dos pais e das mães, é apenas uma data comercial. Por isso, conversar com as crianças e ressaltar que aproveitar o dia é mais importante que comprar algum brinquedo novo é essencial.

Deixe claro também sobre sua atual situação financeira. Afinal, se a criança não sabe a situação econômica da família, ela não tem noção do que poderá pedir. E, se não ganhar o que pediu, poderá se frustrar.

Esses momentos podem ser usado para falar de educação financeira com elas e explicar a importância de utilizar o dinheiro com sabedoria.

5. Faça você mesmo

Use a internet a seu favor e, caso seja mais acessível, você mesmo pode montar ou fazer o presente. É possível, por exemplo, fazer um artesanato, um boneco de madeira ou de outro material, uma peça de roupa ou comprar várias lembrancinhas e montar um presente maior.

Se quiser, compre uma cesta, enfeite-a e compre os chocolates favoritos da criança (ou das crianças) e dê a elas. O valor pode sair bem em conta e, com certeza, irão adorar.

6. Saiba controlar as emoções

Ao conversar com as crianças e dizer que não será possível comprar o que elas pediram, é possível que você seja surpreendido com diversas reações. Muitas crianças costumam insistir e até chorar ou reclamar.

Nessas horas, mantenha a calma e não faça as vontades delas só para “não se incomodar”. Pois, no final, quem será prejudicado financeiramente será você.

Depois de um tempo, toda criança aceita o “não” e muda seu foco para outra atividade. O importante é não se irritar e perder a paciência. Ceder aos choramingos nunca é uma opção, pois além de mimar, você não estará impondo limites.

7. Pesquise preços e compare os valores

Não saia comprando o primeiro brinquedo que viu em alguma loja. Tenha calma e pesquise em outras lojas, veja outras opções e compare os preços.

Verifique se, na internet, o valor não é menor. E, se valer a pena, compre online.

Peça descontos ou procure cupons de descontos nas lojas para conseguir algo interessante e não pagar muito.

8. Acompanhe as promoções

O ideal é começar a procurar por bons preços meses antes da data comemorativa. Procure por promoções online e, caso queira, combine com a criança que deseja presentear se o presente puder ser dado em momento posterior.

Dessa forma, é possível aproveitar boas promoções, como a Black Friday e evitar de pagar preços absurdos perto dessas datas comerciais. Lembre-se que os preços podem ser mais caros nesses momentos.

9. Não gaste nada

Essa dica pode parecer absurda. Como assim não gastar nada no presente do Dia das Crianças? Isso é possível?

Sim, e pode ser muito mais divertido do que você imagina. Combinar, por exemplo, de tomar um banho de piscina na casa de um amigo, fazer um bolo com brigadeiro ou simplesmente assistir a um filme em casa pode ser divertido e uma experiência inesquecível para uma criança ou adolescente.

Conheça o perfil da criança que será presenteada. De repente, pode ser que ela prefira passar um momento especial com a família a receber algum presente caro.

Economizar no presente do Dia das Crianças envolve muita pesquisa, mas pode ser feito sem prejudicar suas economias.  Ninguém deve comprometer o orçamento somente porque deseja presentear alguém.

E, como você já percebeu, é possível fazer uma criança feliz gastando pouco ou até não gastando nada. Basta ter criatividade e conversar para que cheguem a um acordo.

Por isso, não deixe de seguir as dicas e faça do Dia das Crianças uma data especial e de muita diversão para a criançada!

Gostaria de aprender por vídeo? Inscreva-se em um dos principais canais de educação financeira do Youtube e conquiste já sua independência financeira!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *