2 minutes

Os Estados Unidos podem alterar, em breve, as exigências para concessão de vistos de imigrantes e turistas das nações que necessitam do documento para entrar no país – incluindo os brasileiros. Caso as novas regras propostas pelo Departamento de Estado dos EUA sejam aprovadas, os estrangeiros terão de fornecer e-mails e seus nomes de usuário em mídias sociais no momento da solicitação de visto.

Em texto publicado no Federal Register – o diário oficial do governo norte-americano – na última sexta-feira (30), o Departamento de Estado registrou seu interesse em exigir um histórico e nomes em mídias sociais, endereços de e-mail e números de telefone a todos os solicitantes de visto para entrar nos Estados Unidos – e não apenas para pessoas provenientes de países considerados de risco.

A medida teria como objetivo prevenir ataques terroristas no país, por meio de uma checagem de informações mais eficiente. A adoção de novas exigências deve afetar cerca de 15 milhões de estrangeiros que solicitam vistos para entrar nos EUA anualmente, de acordo com o Departamento de Estado.

Atualmente, segundo estimativa do Departamento de Estado dos EUA, o país recebe 710 mil solicitações de visto de imigração e 14 milhões de solicitações de vistos para turismo, estudos ou negócios em solo norte-americano.

Novas exigências para concessão de vistos

As principais alterações que o Departamento de Estado pretende implementar tem como objetivo permitir aos Estados Unidos acesso às redes sociais, e-mails e números de telefones utilizados pelos solicitantes nos últimos 5 anos. Estas informações seriam obrigatórias a qualquer solicitante de visto – incluindo os solicitantes brasileiros.

Dados sobre todas as contas nas redes sociais que o estrangeiro teve nos cinco anos anteriores à solicitação de visto, números telefônicos e endereços de e-mail deverão ser encaminhados por meio da internet, durante o processo de solicitação do documento para entrada nos EUA. Um histórico de viagens internacionais realizadas pelo solicitante também será exigido.

Além das informações obrigatórias, o governo norte-americano permitirá que o solicitante forneça voluntariamente qualquer informação adicional sobre seus usuários em mídias sociais que, eventualmente, não estejam listadas no documento.  Referências sobre eventuais deportações e possíveis conexões de membros da família com atividades terroristas continuarão sendo exigidas no processo de concessão de visto.

Implementação em espera

As medidas, no entanto, não deverão entrar em vigor tão cedo. De acordo com o texto publicado no diário oficial sobre o tema, o governo norte-americano pretende ouvir os comentários da população a respeito destas alterações para solicitações de vistos por estrangeiros.

O Departamento de Estado concedeu um prazo de 60 dias para que os norte-americanos se manifestem a respeito da implementação das novas medidas. Findado o prazo, será a vez do Escritório de Administração e Orçamento aprovar as alterações.

Enquanto a aprovação e implementação das novas regras para solicitação de vistos não ocorre, permanecem as regras habituais para pedido de visto de entrada nos Estados Unidos.  Clique aqui para conhecer o passo a passo para solicitar seu visto para os EUA.

Qual sua opinião sobre as novas exigências para concessão de vistos para os Estados Unidos? Deixe seu comentário!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Share.

Sócia-fundadora e CEO da ABContent. Cursou Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, tem formação em Marketing e Pós-Graduação em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Foi repórter, colunista e editora em diversos veículos de comunicação nas editorias de Economia, Negócios e Mercado de Capitais.

Leave A Reply