5 minutes

Em um negócio, há sempre a preocupação em gerar cada vez mais e melhores resultados. Entretanto, para que isso ocorra, é necessário saber, na linguagem popular, “arrumar a casa”. Ou seja, é importante que esteja havendo uma boa gestão empresarial, garantindo que as pessoas e os recursos estejam sendo administrados da melhor maneira possível.

Nesse contexto, surge a dúvida: gestão horizontal ou vertical, qual a melhor para o meu negócio? Para responder essa pergunta é necessário entender os conceitos, vantagens e desvantagens de cada opção. Afinal, não existe um modelo que seja o certo ou errado, mas sim diferentes características.

Após a leitura do artigo, ao conhecer as particularidades dos dois modelos de gestão, você conseguirá definir qual a melhor opção para o seu caso, de acordo com suas necessidades atuais. E então, curioso para conferir tudo sobre a gestão vertical e a gestão horizontal?

Entendendo a importância de uma boa gestão empresarial

Como dito, garantir que a gestão da sua empresa esteja funcionando bem, a “plenos pulmões”, é essencial. Afinal, se as pessoas, as ferramentas e os recursos não forem bem geridos, o funcionamento da empresa pode ficar comprometido.

Além disso, a missão, a visão sobre o futuro do negócio e os trilhos que devem ser traçados para chegar nesse objetivo devem ser bem definidos (nesse caso, pela chamada gestão estratégica). Caso contrário, sem uma boa gestão essas metas podem não ser alcançadas.

De forma resumida, todos os âmbitos da empresa devem funcionar de forma a garantir o seu desenvolvimento: simples problemas que não sejam constatados ou prontamente resolvidos podem ser barreiras para o crescimento.

Em um mercado tão competitivo quanto o brasileiro, as empresas precisam garantir uma excelente gestão estratégica, que seja apta a adaptar o negócio aos diferentes problemas que surgem ao longo do tempo. Dessa forma, é necessário que haja um bom gestor, capaz de enxergar as necessidades de mudança, inovação e de direcionar a empresa aos melhores caminhos.

Entendendo a importância de uma boa gestão, é a hora de conhecer as diferenças entre a gestão vertical e horizontal para, então, implementar a melhor opção. O modelo escolhido definirá a forma que a empresa funcionará, além de como será coordenada.

Confira a seguir os conceitos, vantagens e desvantagens da gestão horizontal e vertical.

Conceito de gestão horizontal

Nesse modelo de gestão, os funcionários da empresa possuem autonomia em suas decisões. Por conta disso, é necessário que haja apenas um gerente responsável por uma grande quantidade de funcionários. A gestão horizontal, devido a essas características, costuma ser mais informal.

O modelo de gestão horizontal é conhecido por ser mais inovador, visto que seu formato não é muito hierárquico. Isso porque, com o constante desenvolvimento tecnológico aliado às mudanças do mercado, as empresas precisaram se adaptar.

Afinal, em um momento onde tudo é muito rápido, móvel e com constantes mudanças inovadoras, uma empresa precisa estar apta a enfrentar todas as ameaças. Além, é claro, de aproveitar as oportunidades.

Assim, pensando nos propósitos da empresa, com a gestão horizontal os líderes (CEO, diretores e gerentes) tornam-se facilitadores, e não a conhecida figura que toma as decisões. Em poucas palavras, uma liderança horizontal é uma liderança flexível em nome do progresso da empresa.

Vantagens em adotar uma gestão horizontal

  1. Funcionários motivados, visto que em uma liderança horizontal há menos burocracias ao lidar com problemas do dia a dia.
  2. As equipes são multifuncionais e autônomas, sendo capazes de encontrar soluções para diversos problemas (que seriam, em um modelo tradicional, de responsabilidade de líderes).
  3. Com menos hierarquia, há, consequentemente, menos burocracia e uma simplificação na comunicação (diminui-se, também, a falta de comunicação entre departamentos). Com isso, há mais resultados e facilidade na resolução de problemas.
  4. O modelo de gestão horizontal é menos custoso, visto que não há necessidade de contratar muitas pessoas para cargos de liderança.
  5. Pode despertar o “sentimento de dono” nos funcionários, ou seja, eles sentem que colaboram com o crescimento da empresa. Além disso, a gestão horizontal facilita a permanência de perfis mais proativos.

Desvantagens

  1. Principalmente quando a empresa cresce, os processos podem se tornar cada vez mais difíceis de serem geridos.
  2. Os funcionários podem ficar confusos acerca de suas responsabilidades, além de inseguros.
  3. Os gerentes podem se sentir frustrados por não possuírem tanta autoridade quanto teria em uma estrutura clássica.

Conceito de gestão vertical

Nesse modelo, ao contrário da gestão horizontal, há um organograma vertical muito bem definido. Dentre os cargos presentes no diferentes níveis hierárquicos, no topo, encontra-se sempre o CEO ou Presidente.

A gestão vertical conta com uma estrutura clássica, com o organograma fixo e uma cadeia de comando. Dessa forma, a autoridade é distribuída de cima (cargos mais altos, no topo da pirâmide) para baixo (cargos da base da hierarquia).

Assim, na gestão vertical a estratégia empresarial, as informações e decisões ficam nas mãos dos gestores, enquanto os colaboradores ficam responsáveis por cumprir suas ordens.

Outra característica desse modelo de gestão é o fato de praticamente tudo ser bem definido: desde as metas, salários, cargos e suas respectivas funções, dentre outros.

Vantagens em adotar uma gestão vertical

  1. As tarefas são designadas aos departamentos e funcionários mais facilmente, já que as funções são bem definidas.
  2. Assim como são designadas mais facilmente, também são cumpridas com a mesma facilidade: os funcionários sabem bem o que deve ser feito.
  3. Por conta do item 2, os funcionários costumam ter mais segurança em seu trabalho, visto que suas responsabilidades já são pré definidas e já foram executadas outras vezes.
  4. A tomada de decisão pode ser mais rápida, se comparada a gestão horizontal, visto que não envolve muitas pessoas.

Desvantagens

  1. A tomada de decisão não é transparente (muitos ao menos entendem o motivo das decisões).
  2. Pouca inovação.
  3. Comunicação lenta entre os departamentos e funcionários.
  4. A empresa necessita de um líder qualificado e eficiente. Se sua liderança for ruim, pode abalar toda a estrutura.

Definindo a melhor opção para o seu negócio

Agora que você entendeu melhor o conceito de gestão vertical, da gestão horizontal, suas vantagens e desvantagens, essa é a hora de definir qual a melhor opção para o seu negócio.

Definitivamente não há uma opção certa ou errada. Você deve levar em consideração e avaliar bem qual é a realidade da sua empresa, como um todo, antes de escolher um modelo de gestão.

Para isso, reúna-se com outros profissionais que estejam em cargos de gestão e debatam sobre as características da sua empresa, como quais são os tipos de colaboradores, valores, missão e outras informações que podem ajudar na escolha.

Outro ponto importante é entender a cultura organizacional do negócio, visto que é ela que rege a postura dos funcionários, direcionando suas atitudes e comportamentos. Por conta disso, levar a cultura organizacional em conta é primordial no processo decisório.

Por fim, a última dica é perceber qual é o perfil dos gestores de sua empresa. Entender a forma que eles conduzem seus trabalhos é muito importante para evitar problemas no futuro. Um gestor que tenha um perfil conservador, por exemplo, pode encontrar problemas em lidar com uma gestão horizontal.

Levando todos esses pontos em consideração, refletindo sempre com muita sabedoria, você irá definir qual o modelo de gestão ideal para alavancar ainda mais os resultados da sua empresa.

E então, gostou do artigo? Você tem preferência por algum dos modelos de gestão? Conte-nos sua opinião e suas experiências aqui nos comentários!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

Leave A Reply