Fazer uma boa gestão empresarial é crucial. Mas, se fosse fácil, todo mundo seria empreendedor, não é?

Qualquer um pode investir nessa carreira, e adquirir noções de gestão empresarial é relativamente fácil. Entretanto, existem muitos desafios organizacionais na gestão de pessoas. Se você está acessando esse artigo, é bem provável que esteja com problemas no seu negócio.

Não faltam “gurus da internet” que nunca empreenderam lhe dizendo o que fazer. E, algumas vezes, a tarefa de descobrir não só quais os principais desafios da gestão de pessoas, mas da gestão geral do seu negócio se torna difícil em meio a tanta informação.

Por conta disso, criamos esse artigo para lhe ajudar a alcançar, de fato, uma boa gestão empresarial. Veja, abaixo, quais são os principais desafios das empresas e quais as dicas para resolvê-los!

1. Faça com que sua equipe tenha disciplina

Se algumas vezes é difícil ser disciplinado por conta própria, imagina inspirar uma equipe inteira a ser disciplinada? Por isso, esse é o primeiro desafio para uma boa gestão empresarial pelo qual muitos empreendedores passam.

Isso pode se agravar quando estamos lidando com times de trabalho remoto, no qual é mais difícil acompanhar o progresso de perto. Para lidar com essa questão, é essencial o desenvolvimento de algumas outras habilidades, como gestão do tempo e produtividade.

Além disso, seja uma pessoa que gosta de trabalhar em equipe, já que isso também facilita o aprendizado. Para assegurar a disciplina da sua equipe na realização dos projetos da empresa, é primordial que você aprenda a delegar tarefas da melhor forma possível.

Isso mesmo, ser centralizador está fora de questão!

2. Saiba quando alguém da sua equipe não está em condições

Para alcançar uma boa gestão empresarial é importante exigir disciplina em alguns momentos, mesmo que isso não te torne mais popular. Apesar disso, não significa que você deva ser “mão de ferro” na hora de lidar com sua equipe.

Também é importante lembrar que, como você, todos são seres humanos. E, em alguns momentos, ter disciplina para executar um trabalho pode ser quase impossível. Por isso, seja compreensivo e tente prestar auxílio quando notar que um problema pode estar afetando alguém.

Gestão de pessoas não significa apenas que toda sua equipe estará operacional e motivada 100% do tempo. Significa dar as condições para que as pessoas do time cumpram seus projetos de maneira que se sintam motivados, realizados e, de preferência, sem sair com transtornos de ansiedade.

3. Use a técnica SMART para acompanhamento de metas

Uma das metodologias que as empresas estão adotando para lidar com os principais desafios de gestão é a técnica SMART, criada para acompanhar o cumprimento de objetivos. A sigla representa cinco palavras diferentes em inglês.

Veja suas definições abaixo:

Specific – Específica

O objetivo deve ser específico e estar claro por toda a sua empresa. Não setorize as metas por enquanto. Antes de fragmentar suas metas e distribuí-las pelos respectivos setores, deixe claro para todos qual é a grande meta.

Depois disso, você pode fragmentar, delegar para as equipes responsáveis e definir como e quando cada pequena meta deve ser alcançada.

Measurable – Mensurável

Um dos principais desafios das empresas hoje é escolher e quantificar suas metas. Não basta querer alcançar a meta para então dobrá-la, você deve estipular exatamente como ela será medida.

Se reúna com sua equipe e mostre a eles qual resultado está esperando e em quanto tempo quer que cheguem nele.

Attainable – Atingível

Não adianta falar que quer ter um aumento de 85% nas vendas em apenas três meses se essa não é uma meta possível de ser alcançada nesse prazo. Nada lhe impede de criar objetivos ousados, mas tentar algo que não é possível só causará estresse e desmotivação na equipe, que logo deixará de trabalhar com afinco.

Ou seja, antes de definir os objetivos, crie estratégias, analise o crescimento do seu negócio até o momento e avalie se é possível alcançar a meta que deseja.

Relevant – Relevante

Não crie objetivos apenas por criar. Essa é a receita para o fracasso. Para ter uma equipe motivada, é necessário que seus objetivos façam sentido.

Por que você quer diminuir o tempo médio de atendimento em 50% nos próximos 3 meses? Será que essa mudança não vai causar uma má impressão nos clientes, já que não receberão tanta atenção assim?

Mais uma vez, analise o histórico da sua empresa e as avaliações relacionadas ao setor ou ao negócio todo para descobrir o que vai fazer sentido para você e sua equipe.

Time-based – Temporal

Todo objetivo deve ter um prazo para ser alcançado. De outra maneira, ele poderá ficar em um limbo no qual não há avanço ou, quando há, ele é extremamente lento.

Tenha em mente que, mesmo que precise de um prazo, ele ainda necessita ser alcançável. Por isso, tente equilibrar a necessidade de alcançar a meta com a definição de prazos razoáveis.

4. Experimente novas técnicas de gestão

Se tem notado que a forma de conseguir resultados está em queda há algum tempo, pode ser uma boa hora para mexer nas estruturas! Ou seja, você está no momento certo para fazer experimentos.

Está acostumado a dar as cartas e sua equipe apenas seguir o que falou? Então que tal dar um pouco mais de controle a eles e os convoque para uma sessão no qual os próprios irão definir seus próximos objetivos na empresa?

Pode-se também oferecer materiais, como livros sobre desafios de gestão, de maneira a formá-los melhor e os ajudar a se tornarem líderes. Quanto melhor treinar um membro da sua equipe, maior gratidão ele sentirá por você e sua empresa, mesmo que isso signifique, um dia, sua partida.

5. Foque em uma comunicação melhor

Comunicação está no cerne de uma boa gestão empresarial e de pessoas. Se quem trabalha com você não entende o que está dizendo, se torna difícil alinhar ações e alcançar metas.

Ruído na comunicação é um dos principais problemas que afetam a produtividade no trabalho. Por isso, é importante investir em conhecimento sobre comunicação interna e, quando possível, em um profissional especializado para coordenar essa área.

E aí, curtiu o artigo? Para entender melhor sobre como ter uma gestão de pessoas bem-sucedida no seu negócio, confira este outro artigo do blog e conheça os pilares fundamentais de quem administra pessoas com excelência!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *