O trabalho remoto é cada vez mais uma realidade na rotina do trabalhador moderno. A flexibilização das formas de trabalho são um movimento em crescente dentro dos ambientes corporativos.

É claro que o trabalho remoto (ou home office, como também é conhecido) não se aplica a todas as profissões. Porém, a grande maioria das rotinas de escritório já podem ser feitas dessa maneira.

Se você já trabalha ou pretende trabalhar remotamente, neste artigo você irá descobrir 12 ferramentas que podem lhe ajudar no dia a dia.

Quer saber como controlar a sua rotina de trabalho no home office? Então acompanhe este post!

1 – Google Documents

Onipresente em todos os aparelhos e dispositivos eletrônicos atuais (além de ser o site mais acessado do mundo), o Google oferece diversas ferramentas incríveis e práticas que facilitam muito a rotina no trabalho remoto.

Com uma conta no Google Documents, por exemplo, você pode editar seus textos online (além de criar e editar planilhas, apresentações e formulários). O melhor de tudo é que o sistema permite a sincronização e salvamento em tempo real do material redigido.

Para quem realiza home office ou atua como nômade digital, é interessante ter acesso, de qualquer aparelho, a todos os seus arquivos em um só lugar. Além disso, os arquivos podem ser compartilhados de maneira rápida e eficiente, permitindo a edição de terceiros.

2 – Google Drive

Uma das mais populares ferramentas para home office é o Google Drive. O conceito de nuvem, popularizado há alguns anos, permite que arquivos sejam salvos e compartilhados em segurança de maneira prática. Ele pode funcionar também como um backup para arquivos.

3 – Todoist

Organização é essencial, seja no gerenciamento de home office ou em um escritório formal. O básico para atingir essa organização é realizar sempre uma lista com as tarefas a serem executadas. É justamente aí que o Todoist pode lhe ajudar.

Com uma interface simples e intuitiva, ele permite a criação de tarefas por áreas da vida ou projetos específicos, além de possibilitar a definição de prioridades e a periodicidade de uma tarefa recorrente.

4 – Asana

A Asana é uma ótima ferramenta para gerenciar trabalho remoto quando há uma equipe envolvida. Através dela, você consegue adicionar projetos e tarefas e designar alguém da equipe para executá-los, além de definir as prioridades e prazos de entrega de cada uma destas tarefas.

Com uma versão básica na qual permite adicionar até 15 membros de uma mesma equipe, a ferramenta ainda oferece planos pagos, nos quais são incluídos mais recursos.

5 – CamScanner

Apesar de simples, o CamScanner pode agilizar bastante um processo corriqueiro da rotina corporativa: escanear documentos. Quem não está em um escritório, por vezes não possui acesso a equipamentos com essa função. O CamScanner entra em ação neste momento.

Com uma foto do documento, tirada pela própria câmera do celular, o aplicativo gera uma imagem ou um “.pdf” do arquivo, e numa qualidade surpreendente.

6 – Pomodoro Timer

Trabalhar em casa ou em um ambiente fora do corporativo pode dificultar uma rotina produtiva. Para ajudar nisso, alguns métodos podem ser utilizados.

Um deles é o Pomodoro: consiste em dividir o trabalho em turnos de 25 minutos, com pequenas pausas entre eles. Isso gera uma produtividade maior.

Com o Pomodoro Timer, é possível definir o início dos turnos. Um alarme é ativado para avisar o momento da pausa ou de retornar ao trabalho. Simples e eficaz.

7 – Hootsuit

O Hootsuit é uma plataforma bem conhecida para quem trabalha com redes sociais. Através dela, é possível agendar posts para o Facebook, Instagram e Twitter de maneira simples e organizada.

Muito providencial para os dias de hoje, nos quais a produção de conteúdo digital abrange as mais variadas profissões.

8 – WeTransfer

O WeTransfer é um serviço de transmissão de arquivos através da nuvem. O interessante dessa ferramenta é o seguinte: um link é gerado após o carregamento dos arquivos desejados, e este pode ser compartilhado com qualquer pessoa, mesmo se ela não tiver uma conta na plataforma.

Uma outra vantagem é a eliminação dos ficheiros após alguns dias, sem a necessidade de espaço de armazenamento. Ideal para profissões que precisam de facilidade na hora de compartilhar grandes quantidades de arquivos, como fotógrafos.

9 – Canva

Feito para facilitar edições de imagens e a produção de gráficos, o Canva é uma das ferramentas chave para trabalho remoto, pois não é necessária a instalação de nenhum software – toda a criação é feita diretamente pelo site.

Ele conta com layouts prontos para os mais diferentes tipos de necessidade, indo de postagens para redes sociais à cabeçalhos de e-mail.

10 – Workfrom

Essa ferramenta é perfeita para os nômades digitais ou pessoas que constantemente viajam e têm que trabalhar remotamente. Com o Workfrom, você consegue descobrir rapidamente, nas redondezas, onde há espaços privados de cowork ou públicos com internet disponível, como cafés e bares.

Cada local indicado vem acompanhado de um mapa e algumas informações básicas.

11 – Mindmeister

Mapas mentais são técnicas muito utilizadas para o registro e organização visual de informações. Se esse é um dos métodos utilizados no seu dia a dia no trabalho remoto, o Mindmeister dará um boost nos seus programas para home office.

Ele permite a criação de mapas mentais online e possui uma opção de compartilhamento e desenvolvimento em equipe.

12 – Flipboard

Atualmente, manter-se informado é um requisito básico. Entretanto, alguns trabalhos exigem um pouco mais disso. Se esse é seu caso, o Flipboard é uma ótima ferramenta para você.

Podendo ser acessado através de um aplicativo no celular ou em um website, ele reúne, em um só lugar, todas as notícias dos assuntos que forem de seu interesse. A ferramenta está disponível tanto para Android quanto para IOS e ainda é gratuita.

E você, já conhecia e utilizava algumas das ferramentas apresentadas na sua rotina de home office? Conta pra gente nos comentários!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *