Você já pensou em ser um nômade digital? Trabalhar de qualquer lugar, ter autonomia para fazer seus próprios horários e ganhar dinheiro fazendo o que gosta realmente é prazeroso.

Esse novo estilo de vida (ou de trabalhar) chama a atenção de muitos que não se vêem motivados a ter um emprego convencional, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta. Mas, apesar de ser atraente, ser um nômade digital não é fácil.

Nem tudo é simples como se imagina e é necessário ter muita disciplina. Quer saber mais sobre o nomadismo digital e descobrir se esta modalidade de trabalho (e de vida) é ideal para você? Então leia o texto e descubra!

O que é um nômade digital?

O nômade digital é uma pessoa que trabalha online ou remotamente e não necessita estar presente no seu local de trabalho, cidade ou até mesmo no país. Dessa forma, pode trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que tenha alguma conexão com a internet.

Os exemplos mais comuns são: redatores, designers, fotógrafos, escritores, blogueiros, profissionais de marketing e criadores de cursos online. Entretanto, nada impede que um empresário ou investidor possa se tornar um também. Basta ter vontade e saber adequar o que você faz para um trabalho que possa ser feito totalmente de forma remota.

De forma simples e geral, o nômade digital ganha dinheiro pela internet e viaja enquanto trabalha. Nem todos que trabalham de forma remota ou que vivem viajando e realizando trabalhos diferentes, no entanto, são nômade digitais. Importante também salientar que um nômade digital não é um viajante mochileiro.

Como um nômade digital trabalha?

Há diversas profissões que permitem que o trabalho seja feito de forma remota e online. Por isso, não há uma profissão exata para isso.

Não há limites para ingressar nessa vida nômade, há profissionais de todas as formações que conseguiram adaptar seu trabalho, seja advogado, publicitário, e outros.

Por isso, um nômade digital trabalha muito com tecnologias e ferramentas diversas, como Skype, e-mail, WhatsApp e programas do Google no dia a dia. Isso faz com que sua presença física não seja obrigatória para realizar suas atividades.

Como é a vida de um nômade digital?

Nômade é uma pessoa que não tem residência fixa. Sendo assim, o nômade digital pode viver em qualquer lugar por um tempo e se mudar quando quiser.

Mas como esse profissional precisa organizar bem seu dinheiro, certos lugares acabam sendo mais atraentes, como os de custo baixo, com boa internet, maior estrutura e outros fatores que influenciam na escolha.

Quais as vantagens de ser um nômade digital?

A vida de trabalhador nômade tem muitos benefícios. Veja alguns a seguir.

Trabalhar com liberdade e autonomia

Talvez a maior vantagem seja a possibilidade de poder trabalhar da maneira que deseja e no horário que mais se sentir confortável. A possibilidade de ter essa autonomia e ter essa liberdade é o que mais atrai profissionais que se cansam da rotina de um emprego habitual.

Trabalhar com o que ama

A maioria desses profissionais atuam com algo que realmente amam e lhes fornece um ganho financeiro razoável. É possível ganhar, inclusive, mais do que em um emprego normal.

O fato de se fazer o que gosta também torna o trabalho mais prazeroso.

Viajar e conhecer novos lugares

Para quem não gosta de rotina, com certeza gostará muito desse estilo de vida nômade. O fato de poder viajar e conhecer diversos lugares torna a experiência inesquecível e consegue motivar mais ainda qualquer profissional.

Se aventurar, conhecer novas culturas fará o profissional crescer e desenvolver novas habilidades.

Quais as desvantagens de ser um nômade digital?

Apesar de parecer o trabalho dos sonhos para a maioria, há alguns fatores que podem ser considerados negativos. Vejamos.

Trabalho pesado

Profissionais que tinham uma boa renda trabalhando por 8 horas podem sentir-se prejudicados caso comecem a ganhar menos no início. Alguns percebem que acabam trabalhando mais horas do que quando estavam no emprego fixo.

Ser nômade não é sinal de trabalho “leve”. Muitos trabalham duro – e muito mais do que caso estivesse empregado.

Vida imprevisível

Pelo fato de não estar sempre em um mesmo lugar, muitos imprevistos podem acontecer, como acabar a energia e a internet ficar lenta. Ainda, é difícil ter uma vida acomodada, pois o nômade sempre será um hóspede e quase nunca estará num lar que possa chamar de seu.

Muitos imprevistos podem acontecer, seja no aeroporto, em viagens, transporte, ser assaltado. E o ideal é ter maturidade e saber lidar com essas adversidades, embora nem sempre seja assim tão simples.

Salário instável

Você pode trabalhar para uma empresa de forma remota e ter um salário fixo, mas pode acontecer de atuar como um freelancer ou um prestador de serviços – situações nas quais o salário depende da demanda do cliente. Se for assim, saber se organizar para adequar-se ao rendimento mensal é essencial.

Vida social prejudicada

Quem tem amigos ou familiares muito apegados pode acabar se desentendendo com eles pelo fato de não poder estar presente em diversos momentos. Por isso, não se surpreenda se algumas pessoas ficarem chateadas ou se afastarem.

Caso isso aconteça, faça-os entender que esse é o seu novo estilo de vida. Quem realmente lhe ama entenderá sem problemas.

Como trabalhar e viver dessa maneira?

Antes de decidir desbravar o mundo como um nômade digital, você precisa se planejar. Saiba que tipo de trabalho quer oferecer e faça seu marketing: amplie o networking e ajuste sua vida financeira.

Aprenda a viver somente com o necessário e tenha disciplina em relação ao seu trabalho e dinheiro. Em relação ao serviço que podes prestar, veja se o que você sabe fazer pode ser realizado de forma remota.

Caso contrário, aprenda uma nova habilidade que lhe ajude nisso. Quem sabe não seja a hora de usar seu hobby para isso?

Um nômade digital também precisa ser organizado e saber lidar com problemas de forma rápida, seja em relação ao seu trabalho ou a problemas externos como perder a conexão com a internet, dentre outros.

Vale a pena ser um nômade digital?

Isso depende do seu estilo de vida. Se você gosta de rotina e se sente feliz em um emprego fixo e estar no conforto do seu lar, talvez não seja essa a vida ideal.

Por outro lado, se deseja se aventurar, é disciplinado e fica entediado com a rotina de trabalhar 8 horas diárias no mesmo horário e local, bater ponto e ir para a casa, ser nômade digital pode ser a chave para a sua felicidade profissional.

Ser nômade digital atrai a atenção principalmente pelo fato de dar autonomia e poder trabalhar com o que ama viajando o mundo. Muitos confundem essa profissão com viajantes e mochileiros, mas é um trabalho que demanda seriedade, disciplina e muito comprometimento.

Mesmo assim, para quem gosta de ter liberdade e conhecer novos lugares, poderá encontrar nessa profissão a realização que tanto procura.

E você, já pensou em ser nômade digital? Então descubra 7 hábitos milionários para você alcançar sua independência financeira!!!!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *