Conquistar a independência financeira é o sonho de quase todas as pessoas. Não à toa, muitos livros abordam o tema e trazem dicas sobre como alcançar essa autonomia seguindo instruções de quem já chegou lá.

Os alvos dos estudos e pesquisas quase sempre são os mentores milionários. Ainal, nada melhor do que aprender estratégias inteligentes e assertivas justamente com quem já conquistou muito e sabe fazer o dinheiro render.

Algo comum na fala desses milionários é que o caminho para a independência financeira envolve colocar alguns hábitos em prática. E é justamente a disciplina de transformar essas ações em rotina que faz com que os resultados apareçam ao longo do tempo.

Continue acompanhando o artigo para conferir mais sobre esses hábitos milionários que ajudam a conquistar a sua independência financeira.

7 hábitos milionários para alcançar a independência financeira

Embora existam diversos livros diferentes sobre os hábitos milionários que ajudam a alcançar a independência financeira, algumas dessas instruções são praticamente unânimes em quase todos os materiais. Sinal de que são realmente importantes e funcionais.

Destacamos 10 desses hábitos da rotina dos milionários que podem ser adotados facilmente. Mas lembre-se que hábitos são práticas constantes. Ou seja, é necessário realizar essas ações com disciplina e frequência para os resultados surgirem.

Acompanhe!

1. Ler bastante

Entre os principais hábitos dos milionários está a leitura. De acordo com uma pesquisa feita por Thomas Corley, autor do livro “Rich Habits: The Daily Success Habits of Wealthy Individuals”, 88% dos milionários e bilionários dedicam, pelo menos, 30 minutos do dia à leitura

Na maioria das vezes, essa leitura é de materiais ricos em um assunto que os ajuda a adquirir mais conhecimento em um tema. Todo conteúdo que contribuí para o autodesenvolvimento é válido.

2. Ter uma lista diária de tarefas

Pode não parecer, mas a vida dos milionários é regrada. Isto é, há muitas tarefas que precisam ser realizadas em um certo período de tempo. Por isso, faz parte dos hábitos dos ricos organizar suas tarefas em listas diárias.

Segundo alguns estudos, 81% dos ricos mantêm listas de tarefas, enquanto apenas 19% das pessoas que ainda estão buscando a independência financeira fazem o mesmo. Assim, antes de ir para a cama, tente escrever entre 3 e 6 seis das coisas mais importantes que você precisa fazer no dia seguinte. Não mais que isso.

Vale ressaltar que completar as tarefas é tão importante quanto fazer a lista, ok?

3. Acordar mais cedo

Entre os hábitos bilionários e milionários, acordar cedo é praticamente hegemônico, com tudo começando com o despertar antes das 6 da manhã. De fato, alguns livros apontam que este é um dos hábitos mais consistentes entre os milionários.

Acordar cedo permite realizar tarefas sem ser interrompido, sendo um momento de extremo proveito. A dica é levantar-se entre 2 e 3 horas antes de começar as tarefas obrigatórias do dia a dia.

4. Ter múltiplos fluxos de renda

Das orientações mais diretas em relação às finanças, um dos hábitos mais importantes dos milionários é que eles não colocam todo o seu dinheiro em um mesmo investimento. Quanto mais fontes de renda você tiver, mais potencial terá para aumentar os lucros.

Em média, os milionários têm sete fontes de renda, que além dos rendimentos oferecem também oportunidades para desenvolver novas conexões que levam a melhores oportunidades e crescimento.

5. Nunca parar de aprender

Embora este tópico esteja um pouco ligado ao primeiro, a leitura não é a única forma de aprendizado. Ouvir podcasts ou livros de áudio, assistir TED Talks e outros vídeos de especialistas no Youtube, entre outras atividades contribuem para absorver conhecimentos variados.

Buscar alternativas para o autoaperfeiçoamento é essencial para conquistar a independência financeira. Inclusive, estar sempre aprendendo sobre coisas novas é até mesmo chamado de “hábito dos super bem-sucedidos” por alguns especialistas.

6. Ver menos TV

Pode ser que você esteja se perguntando como conseguir realizar tantas coisas em apenas um dia. Bem, uma coisa que não é muito presente no estilo de vida dos ricos é o tempo gasto na frente da TV.

As pesquisas apontam que apenas 23% dos milionários assistem a mais de uma hora de TV por dia, em comparação com 77% das outras pessoas. Isso deixa tempo para as pessoas ricas fazerem outras coisas que ampliem seus horizontes financeiros, como “zerar” aquela lista de tarefas diárias, por exemplo.

É claro que você não precisa cancelar sua assinatura da Netflix ou parar de acompanhar um programa de televisão que goste. Mas diminuir o tempo “à toa” na frente da telinha é muito válido.

7. Colocar metas e planos no papel

Há alguns anos, a Universidade de Harvard fez uma pesquisa sobre a relação entre estabelecer metas e realmente realizá-las. Em síntese, o resultado da pesquisa mostrou, 10 anos depois, que as pessoas que haviam colocado suas metas no papel conseguiram realizá-las, enquanto a maioria que não havia estabelecido nenhum projeto, pouco realizou.

Milionários sabem disso e sempre estabelecem suas metas, traçando os planos possíveis para alcançá-las. Isso faz toda a diferença!

Por que a independência financeira é importante?

A independência financeira não é só uma questão de “ficar rico”. Funciona muito mais como uma sensação de segurança financeira, independente das circunstâncias que possam ocorrer, e de liberdade para fazer suas escolhas financeiras sem se preocupar com as contas no final do mês.

Mais do que significar uma aposentadoria antecipada ou o acúmulo de bens, portanto, a independência financeira pode significar a conquista da liberdade e da tranquilidade financeira. Para conquistá-la, é preciso ter uma vida financeira organizada, poupar e investir seu dinheiro e planejar o futuro. Seguir alguns dos 7 hábitos milionários também podem ajudar você nesta caminhada!

Coloque estes hábitos em prática e dê os primeiros passos rumo à sua independência financeira!

Se você gostou deste material, inscreva-se em nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre finanças e investimentos com exclusividade em seu email!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *