No ramo de hospedagem, o Airbnb é uma empresa global focada em oferecer um ambiente para proprietários e viajantes negociarem o aluguel por temporada em propriedades. Para investir nas ações dessa companhia, uma possibilidade é adquirir o BDR AIRB34.

Contudo, antes de tomar a decisão de investimento, você deve fazer uma análise completa para ter certeza de que vale a pena. Afinal, os ativos apresentam riscos que não podem ser ignorados no momento de fazer os aportes.

Para ter as informações necessárias para uma escolha mais acertada, aprenda mais sobre o AIRB34 e descubra se vale a pena investir no Airbnb!

Qual é a história do Airbnb?

A história do Airbnb teve início em 2007, quando Joe Gebbie e Brian Chesky, seus criadores, passaram por algumas dificuldades financeiras. Os estudantes não tinham dinheiro para pagar o aluguel e, com isso, decidiram rentabilizar a propriedade onde viviam em São Francisco.

Para isso, eles decidiram alugar espaços na residência, incluindo alguns colchões de ar no chão para receber os hóspedes. Na mesma semana, eles receberam os três primeiros clientes e decidiram transformar a ideia em um negócio — o Airbnb.

Com o objetivo de trazer mais segurança para os usuários, os fundadores se juntaram a Nathan Blecharczyk. Eles desenvolveram uma plataforma de tecnologia para conectar os proprietários (chamados de anfitriões) e os hóspedes (chamados de convidados).

Contudo, o ano de 2020 foi especialmente preocupante para a empresa. Com atividades turísticas suspensas em diversos lugares devido à pandemia do novo coronavírus, a plataforma precisou fazer mudanças profundas e adaptar os planos.

Também foi naquele ano em que aconteceu a estreia do Airbnb na bolsa de valores. Em 10 de dezembro de 2020, o Airbnb realizou seu Initial Public Offering (IPO) ou oferta pública inicial, disponibilizando ações aos investidores.

Investir em Airbnb é uma boa alternativa?

Diante das características do Airbnb e de seus movimentos no mercado, é interessante avaliar se vale a pena realizar o investimento. Para tanto, é preciso avaliar algumas questões específicas sobre a companhia.

Por exemplo, até meados de 2021, a empresa ainda não tinha apresentado lucratividade, devido aos fortes investimentos em crescimento. Isso contrasta com o aumento do faturamento ao longo dos anos e deve ser considerado na análise.

Ademais, a receita em 2019 cresceu menos que em anos anteriores. O principal motivo para isso foi o possível esgotamento do mercado pela redução do impacto como novidade e pelo surgimento de soluções concorrentes.

Por outro lado, você pode comparar seus indicadores tanto com empresas do setor de hospedagem e viagens quanto do segmento de tecnologia. Analisando indicadores e fazendo comparativos, é possível ter uma visão mais ampla sobre o negócio.

O que é um BDR?

Apesar de ser uma empresa mundialmente famosa, a Airbnb não está presente no mercado brasileiro de maneira direta. Isso porque as suas ações são comercializadas na Nasdaq, uma das maiores bolsas mundiais, localizada nos Estados Unidos.

Contudo, uma das possibilidades para investir na companhia sem sair do Brasil é por meio de um BDR. Sigla para brazilian depositary receipt, ele trata do certificado de depósito de valores mobiliários.

Nesse caso, uma instituição depositária adquire o ativo no mercado externo. No caso do AIRB34, a instituição faz o investimento em ações do Airbnb na Nasdaq. Em seguida, a responsável emite um certificado com lastro nesses ativos e o negocia na bolsa brasileira, a B3.

Esse certificado é o BDR. E, a partir do investimento, você passa a ter o direito de participar dos resultados. No geral, os BDRs podem ser de ações, de fundos de índice (ETFs) ou de títulos de dívida (bonds). Ademais, desde o final de 2020, eles estão disponíveis para todos os investidores.

Quais são as vantagens do BDR?

Por conta de seu funcionamento, o BDR pode apresentar certos pontos positivos, como a facilidade para acessar ativos internacionais. Não é preciso abrir uma conta em uma instituição financeira internacional, converter o câmbio ou conferir as regras de outro país.

Em vez disso, é possível investir diretamente pela bolsa de valores brasileira, ao mesmo tempo em que você diversifica a carteira. Afinal, é uma maneira de expor seus recursos a condições diferenciadas presentes no mercado externo.

Também pode ser uma forma de receber dividendos, como no caso de BDRs de ações. Não são todos os certificados que fazem esse pagamento mas, entre os que fazem, é possível aproveitar outro modo de obter rentabilização, por exemplo.

Quais são os riscos do BDR?

Embora o BDR possa ser vantajoso para sua carteira de investimentos, ele traz riscos que não devem ser desconsiderados. Por ser um investimento de renda variável e negociado na bolsa de valores, o risco de mercado é o principal deles.

Se a percepção do mercado mudar sobre o Airbnb, por exemplo, pode acontecer de as ações sofrerem quedas, o que se refletirá no desempenho do BDR.

Há também o chamado risco de liquidez. Como é uma possibilidade relativamente recente na bolsa brasileira, os BDRs, em geral, apresentam um volume de negociação menor que o volume das principais ações. Então, é preciso ter atenção com os impactos que isso pode trazer para se desfazer do investimento.

Como investir em BDR?

Caso decida investir em BDR, saiba que tudo começa com a criação de conta em uma instituição financeira — como um banco de investimentos. Após esse processo ser concluído, você deve transferir o valor que deseja investir para essa nova conta.

Em seguida, acesse o home broker, que mostra todas as oportunidades que estão disponíveis na bolsa de valores. Para identificar o BDR, é necessário conferir o ticker ou código de identificação. Ele é formado por 4 letras mais o número 34 ao final, como em AIRB34.

Confira as informações para ter a certeza de que é o ativo do seu interesse. Em caso afirmativo, emita a ordem de compra e aguarde a liquidação, que acontece em poucos dias, para que o ativo componha a sua carteira.

Vale a pena investir no AIRB34?

Até aqui, você conferiu um panorama sobre o Airbnb e seu modelo de negócios e como é o investimento em um BDR. Agora, é preciso definir se vale a pena aproveitar o AIRB34, o BDR da empresa.

Além de se basear nas informações da companhia e do próprio BDR para tomar a decisão, é preciso considerar suas características. Uma das principais é o perfil de investidor. O seu nível de tolerância ao risco é determinante para escolher ou não qualquer investimento.

Como o AIRB34 é negociado na bolsa de valores e está lastreado em ações internacionais, apresenta um risco maior. Como consequência, pode ser mais alinhado aos investidores moderados ou arrojados.

Além disso, analise seus objetivos financeiros para entender quais são os prazos envolvidos. Por envolver um investimento indireto em ações, o AIRB34 tende a fazer mais sentido para o longo prazo. Logo, isso deve estar alinhado com suas expectativas e preferências.

Como visto, investir ou não no Airbnb pelo AIRB34 depende das suas características e da sua análise. Assim, é possível definir com mais clareza se a alternativa é adequada para as suas necessidades e expectativas.

O que você achou dessa alternativa de investimento? Use o espaço nos comentários e deixe suas impressões!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *