Se você costuma ler e aprender sobre investimentos ou se já procurou maiores informações sobre oportunidades de trabalhar no mercado financeiro, provavelmente já ouviu falar na sigla Ancord. Uma importante associação para o mercado de capitais, a Ancord é  conhecida por oferecer treinamentos e certificações para atuação no mercado financeiro.

Uma das principais certificações do mercado financeiro é, justamente, oferecida pela Ancord: a certificação AAI, direcionada aos profissionais que desejam se tornar agentes autônomos de investimento.

Mas, afinal, o que é a Ancord e como ter acesso à certificação AAI? Para descobrir essas e outras questões, continue a leitura!

O que é a Ancord?

A Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord) é a entidade da indústria de intermediação nacional que reúne e representa:

  • Corretoras de Câmbio;
  • Corretoras e distribuidoras de valores mobiliários;
  • Assets;
  • Bancos;
  • Agentes autônomos de investimento (AAI) e
  • Outras instituições financeiras

A Ancord é responsável por agrupar empresas atuantes no mercado e fornecer conhecimento da área para quem deseja se tornar um profissional do mercado e para quem já atua no mercado financeiro. Portanto, a entidade se destaca ao realizar aos associados o desenvolvimento contínuo dos seus negócios.

Além de atuar no setor educacional, fornecendo e gerenciando cursos e treinamentos do  mercado financeiro e de capitais, a Ancord é muito conhecida pelo credenciamento de Agentes Autônomos de Investimento (AAI), através da certificação da Ancord AAI.

A certificação Ancord – AAI

Esta certificação, oferecida pela Ancord, garante aos aprovados a permissão de trabalhar como Agente Autônomo de Investimentos (AAI). A Ancod é a única entidade que possui autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para oferecer a certificação no Brasil.

Ao tornar-se um assessor de investimentos, você pode auxiliar as pessoas em seus investimentos, bem como na educação financeira. Se você deseja atuar em uma corretora de valores ou outra instituição financeira como assessor de investimento, por exemplo, você precisará desta certificação.

O Agente Autônomo de Investimentos fica responsável pelo relacionamento com o cliente, apresentação de aplicações financeiras e orientações gerais, a fim de tirar todas as dúvidas que o aplicador possa ter na hora de fazer seus investimentos. Dessa forma, o profissional deve ser especializado e entender muito de aplicações financeiras.

Por conta disso, para obter a certificação, é necessário, primeiramente, realizar uma prova aplicada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), que tem como objetivo de avaliar as qualificações técnicas dos interessados.

A prova da Ancord – FGV

Como dito, a Ancord é a entidade certificadora, autorizada pela CVM, responsável por realizar o exame. Fica a seu cargo a organização de todo o conteúdo programático. Já a Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a aplicadora do exame de qualificação técnica, sendo responsável por montar as questões, aplicar e corrigir as provas, bem como divulgar os resultados.

A prova para AAI da Ancord FGV é eletrônica e possui 80 questões de múltipla escolha, sendo as questões divididas em 15 módulos. Dentre os temas cobrados, podemos destacar:

  1. Matemática financeira;
  2. Lavagem de dinheiro;
  3. Fundos de investimento;
  4. Mercado financeiro;
  5. Entre outros.

A prova tem duração de duas horas e 30 minutos e é aplicada em mais de 150 centros de teste em todo Brasil. Para ser aprovado é necessário acertar, no mínimo, 70% da prova, ou seja, 56 de um total de 80 questões. Além disso, é necessário obter, pelo menos, 50% de acertos nos temas:

  • A atividade do agente autônomo de investimento – CVM 497/11
  • Ética profissional e aspectos comportamentais
  • Lavagem de dinheiro
  • Mercado de capitais
  • Mercado de derivativo.

Como obter a certificação AAI?

Além de defender os interesses da indústria de intermediação, a Ancord se destaca também por credenciar e certificar os Agentes Autônomos de Investimento (AAI).  Portanto, se você deseja atuar como assessor de investimentos, estudar para realizar a prova da Ancord para AAI é a única opção para atuar neste segmento do mercado financeiro.

Para obter a certificação AAI, como você já sabe, é preciso ser aprovado na prova da Ancord. Para realizá-la, é preciso realizar um cadastro prévio no site da associação, pagar uma taxa de inscrição e agendar data e local para realização da prova. O resultado é divulgado alguns dias após a realização do exame.

Outras informações sobre o exame para certificação AAI você encontra também no site da Ancord.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *