A aposentadoria é o tema do momento no Brasil. E muitas pessoas têm procurado entender como funcionam os investimentos que podem contribuir para bons rendimentos durante a velhice.

Os investimentos mais lembrados do mercado quando o assunto é aposentadoria são a Previdência Privada e os títulos do Tesouro. Ainda assim, nem sempre é simples decidir qual deles é o ideal para o seu futuro.

Continue acompanhando este artigo para entender as diferença entre Previdência Privada e Tesouro, além de conferir quais as vantagens e desvantagens de cada um e descobrir qual a melhor opção para você.

Acompanhe!

Previdência Privada e Tesouro

Antes de decidir qual é a melhor opção para a sua aposentadoria, Previdência Privada ou Tesouro, é fundamental conhecer as características desses dois investimentos.

Confira a partir de agora:

Previdência Privada

A Previdência Privada é um investimento de longo prazo, com os planos sendo oferecidos por bancos e seguradoras.

Essa modalidade é, inclusive, conhecida por ser uma espécie de “poupança para a aposentadoria”, já que a sua aplicação é feita de forma simples e recorrente.

Há dois formatos de Previdência Privada. pelos quais o investidor pode escolher:

  • PGBL – Plano Gerador de Benefício Definido, indicado para quem faz declaração anual do IR completa;
  • VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre, mais indicado para pessoas que realizam declaração simplificada do IR

Seja qual for a modalidade, o investidor deve saber que existem duas fases importantes da Previdência Privada: a fase de acumulação, na qual o investidor realiza depósitos periódicos a fim de juntar uma determinada quantia de dinheiro, e a segunda fase, conhecida como usufruto, quando o investidor recebe o valor planejado para aposentadoria.

O objetivo da Previdência Privada, portanto, é permitir que o investidor planeje sua aposentadoria a partir de investimentos frequentes em um plano de previdência ao longo da vida.

Tesouro

Outra opção para ter rendimentos na aposentadoria são os títulos do Tesouro, que também é um investimento bem simples de ser realizado. A modalidade é segura, uma vez que é garantida pelo Governo Federal, e se apresenta como mais uma alternativa para a aposentadoria.

Para investimentos com objetivo de aposentadoria, a opção mais conhecida entre os títulos do Tesouro é o Tesouro IPCA+. Este título paga ao investidor a inflação do período acrescido de uma taxa de juros definida no momento do aporte.

Vantagens e desvantagens da Previdência Privada e Tesouro

Para qualquer investimento, é importante saber quais são as suas intenções e seus objetivos antes de escolher o investimento perfeito para você. Analisar as vantagens e desvantagens de cada modalidade antes de fazer sua escolha, portanto, é fundamental.

A Previdência Privada tem uma fácil aplicação, pode complementar a Previdência social com retiradas mensais na fase de usufruto e tem a vantagem do abatimento de IR para a modalidade PGBL.

Porém, como desvantagens, ela pode ter altas taxas de administração e carregamento sobre os depósitos feitos e pode oferecer uma rentabilidade mais baixa para o investidor. E é exatamente por isso que se faz tão necessário escolher bons planos de Previdência Privada se este for seu objetivo.

Vale destacar também que o risco da Previdência Privada dependerá do plano que você escolher.

Já o Tesouro é um dos investimentos mais seguros do país, oferece a possibilidade de rentabilidade que acompanha os índices de inflação e pode ser utilizado como margem de garantia para operações na Bolsa de Valores. Por outro lado, não há opção: todo investimento em títulos do Tesouro.

É fundamental que o investidor conheça todas as características destas duas opções de investimento e verifique quais destas oportunidades estão mais alinhadas aos seus objetivos e necessidades.

Qual é a melhor opção para a aposentadoria?

Como você já sabe, cada um destes produtos de investimento possui vantagens e desvantagens. A escolha de optar pela Previdência Privada ou Tesouro, portanto, dependerá unicamente das suas preferências e dos seus objetivos pessoais.

Seja qual for sua decisão, contudo, saiba que é possível começar a investir o quanto antes na sua aposentadoria. Inclusive, é possível até mesmo optar por aportes na Previdência Privada e também no Tesouro para este objetivo.

O investidor, portanto, não precisa escolher um ou outro investimento. O importante é que você saiba que existem opções para planejar seu futuro, que inclusive vão além da Previdência Privada e Tesouro Direto, e que é imprescindível pensar na aposentadoria a a partir de agora.

Dicas para aposentadoria

Planejar a aposentadoria é fundamental para garantir uma maior segurança no futuro. Somente a partir dos investimentos você conseguirá garantir o custeamento de todas as suas despesas na terceira idade e viver de maneira mais tranquila.

Você também deve ter em mente que, quanto mais tempo de investimento, melhor será essa renda futura. Por isso, quanto antes você começar a investir, melhor.

Assim, antes de definir qual será o seu investimento para a aposentadoria, vale listar uma série de fatores importantes que devem ser analisados pelo investidor. Procure se perguntar:

  • Qual o valor da renda que você deseja ter no futuro?
  • Quanto tempo você pretende contribuir até se aposentar?
  • Quanto da sua renda atual você pode investir?

Por fim, estude com cautela as opções do mercado, sempre considerando situações que compreendam a sua realidade. Afinal, de nada adianta estimar que pode investir mais do que a sua renda atual permite, por exemplo. Lembre-se disso e tome sempre uma decisão consciente de investimento para aposentadoria.

Gostou deste conteúdo? Então inscreva-se em nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail outros materiais sobre finanças e investimentos.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *