Por mais experiente que qualquer motorista seja, nenhum está livre de uma batida de carro. Quem dirige sabe: além de ter cautela sobre suas ações, o motorista ainda deve se preocupar com terceiros.

Aliás, nem sempre você será o responsável pelo seu acidente. O trânsito é, de fato, imprevisível.

Mas suponha que você se envolveu em uma batida de carro: você saberia o que fazer? Saiba que existem alguns procedimentos que devem ser seguidos, principalmente no que se refere aos acidentes com vítimas.

No artigo a seguir você conhecerá quais ações devem ser tomadas a partir de uma batida de carro. Veja quais são os documentos, comunicações e sinalização necessários.

Boa leitura!

O que fazer em batida de carro sem vítima?

Sofri um acidente de carro, o que fazer? No caso de acidentes sem vítima, a primeira ação deve ser retirar o veículo da via pública, liberando o fluxo dos demais veículos.

É interessante lembrar que obstruir ruas, avenidas e estradas é uma infração média, com aplicação de multa, e respaldada pelo Código de Trânsito Brasileiro. De maneira mais precisa, a infração está descrita assim:

Art. 178. Deixar o condutor, envolvido em acidente sem vítima, de adotar providências para remover o veículo do local, quando necessária tal medida para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito: Infração – média; Penalidade – multa.

Anote a placa dos veículos envolvidos

Depois de remover o veículo, seja para o acostamento ou para uma área de escape – quando possível – anote a placa do outro envolvido, a fim de se resguardar e ter meios de encontrar dados sobre o veículo e proprietário.

Sinalize o acidente na via pública

A fim de evitar outros acidentes, é obrigação do condutor sinalizar a área da batida de carro. Para isso, utilize o triângulo segundo as normas brasileiras de trânsito. Além disso, mantenha o pisca-alerta aceso.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informa que a distância mínima entre o local e o triângulo é de 30 metros.

Fotografe o cenário do acidente

Principalmente para elaboração do boletim de ocorrência, imagens do local do acidente e, principalmente, do impacto físico ocasionado aos veículos, são de grande importâncias. As imagens, mesmo que obtidas informalmente via celular, podem ser utilizadas como prova em ações judiciais, quando cabíveis, e solicitações junto ao seguro auto.

Realize o boletim de ocorrência

O boletim de ocorrência na batida de carro é uma obrigatoriedade. Mesmo que ambos os condutores estejam de acordo com as causas e responsabilidades do acidente, é necessário formalizar a batida de carro e suas consequências.

Interessante dizer que o boletim de ocorrência é uma exigência para que seguros particulares sejam acionados.

É necessário comparecer pessoalmente à delegacia para emitir o B.O.? Depende! Se o acidente não tiver vítimas, os trâmites podem ser realizados pelas delegacias virtuais – serviços disponível em quase todos os estados brasileiros.

Há motoristas que discordam sobre a necessidade ou não de perícia. Nesta discussão, vale dizer que as perícias da Polícia Civil são realizadas apenas em acidentes com vítimas ou que envolvem carros oficiais. Em outros casos, se os condutores assim desejarem, a perícia deve ser particular.

O que fazer em batida de carro com vítima?

Já na batida de carro com vítimas, os procedimentos são um pouco diferentes. Ao se envolver em um acidente, o primeiro passo é verificar o estado físico dos seus ocupantes de ambos os veículos. Inicie pelo seu veículo e, logo em seguida, verifique as condições dos demais envolvidos na batida de carro.

Ligue para a emergência

Constatou que existem feridos que necessitam de auxílio médico? Ligue imediatamente para a emergência. O contato pode ser feito diretamente pelo Samu (192), Bombeiros (193) ou Polícia Militar (190).

A verificação e solicitação de socorro é obrigatoriedade dos envolvidos na batida de carro, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Caso haja a omissão de socorro, o motorista é autuado, exerce infração gravíssima e é penalizado com multa. Além disso, dependendo da dimensão do acidente, o condutor pode ser processado judicialmente.

Nunca movimente as vítimas

Independente do estado físico das vítimas, é imprescindível mantê-las na mesma posição. Como não há conhecimento sobre seu real estado, bem como conhecimento técnico para procedimentos médicos, somente o serviço de emergência deve deslocá-las, seja para outro local na própria via, seja para ambulâncias e hospitais.

Sinalize o acidente na via pública

Diferente do que ocorre nos acidentes sem vítima, neste cenário não a obrigatoriedade da remoção de veículos. Tal decisão deverá ser tomada pelas equipes dos Bombeiros e Polícia Militar, após o resgate das vítimas.

No entanto, também é preciso sinalizar a via utilizando o pisca-alerta e o triângulo, seguindo as recomendações do Conselho Nacional de Trânsito.

Realize o boletim de ocorrência com a Polícia Militar

O boletim de ocorrência de acidentes com vítima são conduzidos diretamente pela Polícia Militar. Neste caso, não há a possibilidade de realizar o B.O. pela internet.

DPVAT

Até o dia 31 de dezembro de 2019, todas as vítimas de batida de carro, em solo brasileiro, terão direito ao Seguro DPVAT. Este seguro oferece uma indenização por morte, invalidez permanente ou despesas médico-hospitalares. Os valores são individuais, para todos os envolvidos na batida carro.

Contudo, a partir de 2020, o DPVAT deixa de existir no país, bem como sua cobrança aos proprietários de veículos.

Conclusão

Mesmo sabendo que fazer em uma batida de carro, muitos condutores acabam deixando o nervosismo aflorar e não realizam os procedimentos corretos. Apesar de se tratar de uma situação delicado, você deve agir racionalmente e fazer o que é necessário, de maneira correta.

Gostou do artigo? Você já envolveu em uma batida de carro e não soube o que fazer? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião ou experiência!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *