3 minutes

O BTG Pactual definiu, nesta segunda-feira (29), novas projeções para o mercado brasileiro após a vitória de Jair Bolsonaro, do PSL, no segundo turno das eleições presidenciais do último domingo (28). Para o banco de investimentos, a expectativa é de estatais e bancos em alta nos próximos meses, com o Ibovespa avançando para cima dos 100 mil pontos.

De acordo com os analistas Carlos Sequeira e Bernardo Teixeira, espera-se que empresas que tendem a se beneficiar com a recuperação econômica avancem na bolsa de valores brasileiras nos próximos meses.

Influência de Bolsonaro nas eleições e o Congresso

A equipe do BTG Pactual também destacou a força de Jair Bolsonaro nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país e a influência do presidente eleito nas eleições estaduais – uma vez que diversos apoiadores do candidato do PSL conseguiram se eleger.

Em relação ao Congresso, o banco de investimentos destaca que o PSL de Jair Bolsonaro terá a “segunda maior base na Câmara”, com 52 congressistas. Para o BTG Pactual, a base de apoio de Bolsonaro deve alcançar 50% da Casa.

“Estimamos que a base de apoio de Bolsonaro alcance cerca de 250 congressistas, ou quase 50% da casa”, disseram os analistas. Os analistas do banco lembram, no entanto, que, para atingir o quórum constitucional (308 votos) da Câmara,  Bolsonaro precisaria do apoio dos partidos independentes: PSDB e MDB.

No relatório, Teixeira e Sequeira afirmam que Bolsonaro deve, por outro lado, esperar “uma feroz oposição do PT, que elegeu a maior base na Câmara” e o maior número de governadores – 4 eleitos, ante 3 governadores eleitos pelo PSL, MDB, PSDB e PSB.

Para eles, no entanto, “uma equipe forte e um firme compromisso com uma reforma previdenciária para impulsionar os mercados” pode “tranqüilizar os mercados de que a direção (que está sendo seguida) é a correta. “Além disso, um compromisso firme com uma profunda reforma previdenciária é um passo necessário para criar a base para uma recuperação mais sustentada”, afirmaram os analistas.

Bolsa e ações em alta

Na avaliação da instituição, o Ibovespa – que está sendo negociado abaixo da média histórica – deve seguir avançando graças às perspectivas positivas do novo governo, que “devem ser suficientes para devolver rapidamente o Ibovespa à sua média histórica, em torno de 90 mil pontos”.

Um discurso firme em direção à Reforma da Previdência, no entanto, poderia fazer o Ibovespa ser negociado com um desvio padrão acima da média – em cerca de 105 mil pontos, segundo o BTG Pactual.

Segundo a instituição, adicionar riscos ao portfólio faz sentido neste contexto e, por isso, o BTG Pactual sugeriu focar atenções em ações de grande capitalização, de empresas diretamente expostas à recuperação da economia brasileira. Estatais e banco em alta é uma das projeções do banco.

Ações estatais, bancos e ações de fluxo de caixa de longa duração estariam entre as escolhas do banco de investimentos. “Nossa seleção de ações incluiria Petrobras, Banco do Brasil, Itaú, B3, Rumo, Lojas Renner, Lojas Americanas, MRV Engenharia, Gerdau e Localiza”, finalizam.

Sobre o BTG Pactual digital

BTG Pactual digital é a plataforma digital do BTG Pactual – o maior banco de investimentos da América Latina e quinto maior banco brasileiro, com mais de 35 anos de expertise em investimentos e gestão de recursos atuando no Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Argentina, Estados Unidos e Inglaterra.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

Sócia-fundadora e CEO da ABContent. Cursou Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, tem formação em Marketing e Pós-Graduação em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Foi repórter, colunista e editora em diversos veículos de comunicação nas editorias de Economia, Negócios e Mercado de Capitais.

Leave A Reply