O BTG Pactual digital, plataforma de investimentos do maior banco de investimento da América Latina, anunciou por meio de sua página na internet a redução da taxa de administração do Fundo Tesouro Selic Simples FI RF para 0,08% ao ano assim que o fundo atingir a marca de 250 milhões de patrimônio líquido, o que deve acontecer em breve, já que fundo possui atualmente 232 milhões. Essa é, sem dúvida, mais uma vitória do pequeno investidor!

Ideal para a reserva de emergência

Qualquer investidor iniciante deve, antes de qualquer coisa, construir sua reserva de emergência. A reserva de emergência é um montante de dinheiro que equivalha a pelo menos 6 vezes a renda mensal e que deve ser feita numa aplicação conservadora e que possa ser resgatada a qualquer momento.

Muitos investidores optam por deixar esse recurso na caderneta de poupança, porém a rentabilidade da poupança é a mais baixa do mercado.

A opção natural a poupança, dos investidores que começam a estudar sobre o mercado financeiro, é a aplicação no título Tesouro Selic, via plataforma do tesouro direto.

O Fundo Tesouro Selic Simples do BTG atende também a essa mesma necessidade, porém com um custo menor para o investidor e com a mesma segurança.

É tão seguro quanto o Tesouro Selic?

Investidores iniciantes normalmente questionam se o Fundo Tesouro Selic Simples possui a mesma segurança de aplicar diretamente no Tesouro Selic.

A resposta é sim, porque o que esse fundo faz é pegar todo o dinheiro aplicado pelos investidores e comprar exatamente o mesmo título.

Portanto, o risco associado ao Fundo Tesouro Selic Simples é exatamente o mesmo risco associado ao Tesouro Selic, que é o título mais conservador do mercado financeiro e que conta com a garantia do Governo Federal.

E como o Fundo Tesouro Selic Simples pode ser mais barato do que o Tesouro Selic?

Essa dúvida também é bastante comum entre investidores iniciantes.

A explicação é a seguinte: quando um investidor pessoa física adquire um título Tesouro Selic via plataforma do tesouro direto, ele possui um custo de 0,25% ao ano cobrado pela própria B3, que é quem faz a custódia.

Porém o que muitos não sabem é que a plataforma do tesouro direto é uma plataforma destinada apenas a pessoa física. Fundos não são pessoa física e, por isso, não utilizam o tesouro direto para comprar títulos públicos. Fundos compram títulos públicos no mercado institucional (um mercado de atacado) e a sua custódia é no SELIC e não na B3. Por isso, simplesmente não existe custo de 0,25% ao ano para um fundo quando ele compra o título tesouro selic.

A figura abaixo ilustra essa situação:

Há uma outra dúvida também que se refere ao imposto come-cotas, que pode afetar a rentabilidade de fundos de investimento no longo prazo. Porém, com essa diferença de taxa de 0,08% ao ano para 0,25% ao ano da plataforma do tesouro direto, mesmo com o come-cotas, o Fundo Tesouro Selic Simples é mais barato em qualquer janela de tempo.

Novas quedas da taxa do fundo Tesouro Selic Simples para o futuro

O fundo Tesouro Selic Simples foi lançado pelo BTG com exclusividade para clientes que possuem conta no BTG Pactual digital.

O fundo iniciou com taxa de 0,10% ao ano.

Após ultrapassar os 100 milhões de patrimônio, o fundo reduziu a taxa para 0,09% ao ano

Após ultrapassar os 250 milhões, o fundo reduzirá a taxa para 0,08% ao ano

Segundo Marcelo Flora, Head do BTG Pactual digital, a meta é que o fundo continue reduzindo sua taxa ao longo do tempo, conforme for aumentando o patrimônio, de forma a alcançar o custo de apenas 0,02% ao ano.

A taxa já está valendo? Todos vão se beneficiar?

A taxa de 0,08% começará a valer no Tesouro Selic Simples assim que o fundo atingir 250 milhões.

Atualmente o fundo possui 232 milhões e beneficiará não apenas os novos cotistas mas também a todos os que já são clientes do fundo.

O Fundo Tesouro Selic Simples está disponível para todos os investidores?

O Fundo Tesouro Selic Simples está disponível para todos os clientes do BTG Pactual digital com aplicação mínima de apenas 500 reais e aportes adicionais a partir de 100 reais.

A vitória do pequeno investidor

Com a concorrência e com a liberdade de escolha do investidor garantida, saímos em alguns anos de uma realidade de investimentos com custos elevados e baixa performance para um novo ambiente onde não apenas os multimilionários podem usufruir de baixos custos no momento de realizar investimentos.

A redução da taxa do Fundo Tesouro Selic Simples para os patamares de momento e de futuro provam que hoje todo investidor, mesmo o iniciante, pode investir com custos baixos e performance adequada ao seu perfil.

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *