O acompanhamento das suas atividades no mercado é indispensável para os investidores, independentemente da estratégia utilizada. Para tanto, a B3 — bolsa de valores brasileira — disponibiliza uma ferramenta inteligente e intuitiva: o canal eletrônico do investidor (CEI).

Trata-se de uma plataforma que auxilia os investidores a monitorar seu portfólio em renda fixa e variável. É um sistema prático para avaliar com comodidade todos os ativos da carteira e ter maior facilidade para desenvolver sua estratégia de investimentos.

Se você quer saber mais sobre o assunto e conhecer essa alternativa para monitorar a movimentação da sua carteira, este artigo pode ajudar!

Continue a leitura e saiba o que é e como funciona o canal eletrônico do investidor. Ainda, acompanhe outras informações relevantes sobre o assunto!

O que é o canal eletrônico do investidor-CEI?

Como você viu, o canal eletrônico do investidor (CEI) é uma plataforma de atendimento disponibilizada pela bolsa de valores brasileira, a B3. Ele oferece aos investidores e especuladores a possibilidade de pesquisar e monitorar os ativos da carteira de investimentos.

A plataforma foi iniciada em 2017, após a fusão da BM&F Bovespa com a Cetip — Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados. Dessa forma, o sistema foi desenvolvido para centralizar informações sobre produtos, ativos e derivativos presentes na carteira de cada investidor ou especulador.

Para que o canal eletrônico do investidor serve?

O CEI – Canal Eletrônico do Investidor serve para reunir informações e dados sobre as negociações de ativos realizadas por quem faz investimentos ou operações no mercado financeiro. Ou seja, é uma forma para monitorar todas as negociações individuais — seja em renda fixa ou variável — pela internet.

Em muitas situações, um investidor tem a carteira diversificada, negociando ativos de renda fixa e variável com instituições distintas, o que dificulta o monitoramento. Por isso, o canal eletrônico do investidor disponibiliza todas as informações da carteira em um só lugar.

Isso facilita o acompanhamento, de modo que o CEI oferece a possibilidade de acompanhar diversas informações. Por exemplo:

  • Tesouro Direto;
  • Ações;
  • Proventos e garantias;
  • Derivativos;
  • Etc.

Como o CEI funciona?

Como você viu, o CEI funciona com o objetivo de reunir informações sobre os ativos do investidor no mercado financeiro. Sendo assim, ao acessar a plataforma, é possível acompanhar as suas movimentações e ativos ao longo de um determinado período.

O sistema CEI funciona para permitir que o investidor tenha acesso às seguintes informações:

  • rendimentos;
  • saldo diário;
  • saldos de títulos públicos;
  • extratos;
  • detalhamentos Bovespa e Cetip;
  • notificação de transferências;
  • emissão de relatórios;
  • movimentações;
  • garantias;
  • histórico de negociações;
  • empréstimos de títulos;
  • portfólio de investimentos e outros.

Nesse contexto, o canal eletrônico do investidor foi desenvolvido para ser uma plataforma de apoio ao investidor ou especulador, proporcionando comodidade e eficiência. A solução centraliza dados relevantes para quem busca praticidade para organizar seus investimentos.

Quais as vantagens de conhecer o CEI?

Ter um cadastro no canal eletrônico do investido, como você viu, pode ajudá-lo a manter controle sobre o capital aplicado em ativos no mercado financeiro. Ao acessar a plataforma, o investidor tem todas as informações de forma centralizada, prática e intuitiva.

Sendo assim, as principais vantagens do CEI são a agilidade e facilidade para analisar informações em um sistema confiável e seguro. Ou seja, o investidor conta com a transparência e facilidade para analisar dados importantes sobre as suas atividades no mercado.

Em outras palavras, o canal eletrônico do investidor oferece o benefício de desenvolver uma visão completa sobre o patrimônio investido no mercado, facilitando a identificação de rendimentos de cada ativo, analisando também um panorama sobre o desempenho geral.

Além disso, o canal eletrônico do investidor oferece funcionalidades para visualizar o mercado de maneira abrangente. Esse fator auxilia a fazer comparações e embasar as decisões para realizar investimentos, de acordo com os seus objetivos pessoais e perfil de risco.

Quando utilizar o canal eletrônico do investidor?

Todo investidor que atua no mercado financeiro, seja alocando capital na renda fixa ou variável, deve monitorar a evolução do patrimônio. É importante conferir a evolução, considerando as oscilações e aspectos que podem interferir na rentabilidade, liquidez ou segurança.

O monitoramento constante facilita a projeção do investidor e contribui para tomar decisões precisas. E o contato periódico também pode ser importante para conferir dados das operações realizadas (no momento de declarar Imposto de Renda, por exemplo).

Como se cadastrar no canal eletrônico do investidor?

Não há necessidade de o investidor abrir conta no canal CEI. Afinal, quando você abre conta em um banco de investimentos, a instituição realiza o procedimento para o cadastro na bolsa de valores. Logo, você não precisa realizar nenhum procedimento adicional.

Após o banco de investimentos realizar seu cadastro na B3, você receberá uma notificação por e-mail — contendo instruções para efetivar a conta no canal. Após confirmar as informações, o sistema direciona o usuário para criar um login e senha para acesso ao canal.

Se você já investe no mercado financeiro e não recebeu o contato para ter acesso ao canal eletrônico do investidor, pode acionar seu banco e informar a situação. Desse modo, ela pode ser regularizada o quanto antes e permitir que tenha acesso a todas as informações importantes sobre seus ativos.

Como você percebeu, o canal eletrônico do investidor é uma ferramenta que pode ajudar a monitorar o desempenho de seus ativos, produtos e derivativos na bolsa de valores e nas plataformas de investimento. Assim, fica mais fácil agir com decisões embasadas em dados sempre que necessário.

Gostou do artigo? O que acha de acompanhar conteúdos relevantes sobre diversos assuntos do mercado financeiro sempre que quiser? Não perca tempo e siga nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *