A mesa de operações é um termo que você pode ouvir falar quando pesquisar sobre investimentos. Trata-se de um serviço dos bancos de investimentos para quem deseja realizar aportes ou fazer operações – especialmente na bolsa de valores, embora haja mesas de renda fixa.

Nesse caso, não é o próprio investidor que pode operá-la, e sim profissionais. Às vezes confundida com o home broker, a mesa de operações tem as suas vantagens, principalmente relacionadas à segurança e apoio profissional.

Acompanhe este post e entenda o que é a mesa de operações e como ela funciona no mercado financeiro!

O que é uma mesa de operações?

Uma mesa de operações é um serviço disponibilizado pelas instituições financeiras que trabalham com produtos de investimentos. É uma plataforma profissional e avançada para a negociação de ativos — sejam eles de renda fixa ou de renda variável.

Nessas mesas, os operadores gerenciam e emitem as ordens de compra e venda de ativos que recebem dos clientes do banco de investimentos. Os operadores são profissionais licenciados do mercado financeiro. Na mesa focada em renda variável, eles são chamados traders institucionais.

Vale destacar, ainda, que existem as mesas de operações das assessorias de investimento – vinculadas ao banco de investimento. Neste caso, para atuar como operador de uma mesa de operações, é preciso ter a certificação da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, a Ancord.

Normalmente, esses profissionais são focados para atuar, especificamente, com uma classe de ativos. Por exemplo, há aquele que trabalham somente em mesas de operações de câmbio e outros de ações, por exemplo.

Como funciona uma mesa de operações?

Apesar de serem serviços e ferramentas diferentes, a mesa de operações funciona de forma similar a um home broker. Afinal, os operadores precisam ter acesso a um ambiente para executar ordens no mercado, certo?

Alguns exemplos de ativos que são negociados na mesa de operações são:

  • Câmbio;
  • Derivativos;
  • Ações;

A operação da mesa começa quando o cliente ou a instituição financeira envia a solicitação de uma ordem, seja ela de compra ou venda. Feito isso, o operador precisa executar e confirmar a transação.

Vale reforçar que nenhuma operação para clientes é realizada sem a anuência expressa do mesmo. Afinal, você precisa estar de acordo com a ordem para que ela seja executada.

Qual a diferença entre mesa de operações e home broker?

Apesar de ambos serem sistemas para negociações de ativos, há diferenças entre o home broker e a mesa de operações. Para começar, o home broker – para renda variável – é operado pelo próprio investidor.

Ou seja, você mesmo acessa o sistema, emite a ordem e confirma a negociação dos ativos e derivativos. Já na mesa de operações, isso é feito por um profissional. Assim, ela pode ser indicada para quem deseja contar com apoio profissional.

Isso porque, uma vez que há um profissional que realiza as ordens de compra ou venda, evita-se erros operacionais. Além disso, ela é uma forma de poupar tempo e trabalho, sendo adequada também para quem ainda não tem muita experiência no mercado – especialmente na renda variável.

Quais são os tipos de processos e de mesas de operações?

Como você viu, as negociações nas mesas de operações são categorizadas conforme a classe dos ativos. Dentro dessas categorias, as negociações e processos mais comuns são:

  • Mesa de renda fixa: negociam títulos públicos, privados e ativos de renda fixa;
  • Mesa de renda variável: negociam os produtos da bolsa de valores, como ações e opções;
  • Mesas de commodities: negociam derivativos lastreados em bens físicos, como ouro, café e petróleo;
  • Mesas cambiais: negociam operações de ativos ligados a moedas e câmbio.

Operações estruturadas

Quando falamos em mesa de operações é impossível deixar de citar as operações estruturadas. Você já ouviu falar sobre elas?

As operações estruturadas são operações do mercado financeiro que costumam envolver dois ou mais ativos e derivativos. Com isso, o objetivo pode ser aumentar as chances de rentabilidade ou buscar se proteger de riscos e das oscilações da bolsa de valores.

Uma das formas de ter acesso às operações estruturadas é por meio dos COEs — Certificados de Operações Estruturadas. Eles são montados pela instituição financeira e oferecidos para os investidores. Mas essa não é a única possibilidade para o investidor.

Também é possível solicitar à mesa de operações a montagem de diversas operações estruturadas. As mais comuns envolvem derivativos, como as opções.

Quais são as vantagens das mesas de operações?

As vantagens das mesas de operação estão relacionadas à facilidade, segurança e ao suporte de profissionais nas suas negociações.

Entenda os principais pontos positivos desse serviço:

Facilidade

Nas mesas de operações, você conta com profissionais para realizar as negociações que deseja. Então, somente se preocupa em confirmar a ordem para negociar os ativos.

Suporte profissional e segurança

Como você viu, as mesas de operações são operadas por profissionais qualificados. Portanto, se você não tem tempo para as negociações, ou é iniciante no mercado financeiro, esse suporte pode ser válido.

Rapidez

Em geral, as negociações são feitas de maneira mais rápida e prática via mesa de operações. Inclusive as operações mais complexas.

Com a popularização do home broker, as mesas de operações podem não ser conhecidas por muitos investidores. No entanto, esse é um serviço com vantagens importantes para o investidor.

E, devido à sua robustez, ela ainda é a mais utilizada para grandes e complexos volumes de negociações – e pode agregar às suas estratégias de investimento!

Além das mesas de operações, o agente custodiante é outro termo com o qual você lidará no mercado financeiro. Então confira o nosso artigo e entenda o que é o agente custodiante e qual a sua função nos investimentos.

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *