Nos últimos tempos, mais investidores têm considerado investir na bolsa de valores. No entanto, para diminuir o risco e aumentar as chances de ter bons resultados, é preciso buscar conhecimento. Por exemplo, identificar os tipos de Ações.

Apesar de a bolsa de valores envolver a negociação de diversos ativos e derivativos, as Ações são as mais conhecidas entre os brasileiros. Como cada tipo tem características específicas, entender as classificações é essencial para a tomada de decisão.

Quer aportar seu dinheiro com mais efetividade? Então veja quais são os principais tipos que você poderá encontrar ao investir em Ações!

O que é uma Ação?

Em primeiro lugar, vale a pena saber o que é uma Ação. Ela é um ativo do mercado financeiro que corresponde a uma fração do capital social de um negócio. Basicamente, é a menor parte de uma empresa que pode ser negociada — a compra e a venda dos papéis ocorrem na bolsa de valores.

A abertura de capital de uma companhia, normalmente, acontece para que a empresa capte os recursos oferecidos pelos investidores. Já a rentabilidade para quem investe pode ser obtida pela valorização dos ativos e/ou pela distribuição de lucros da companhia.

Quais são os tipos de Ações na bolsa de valores?

Após entender o que elas são, é interessante conhecer os tipos de Ações. Afinal, os papéis são negociados de diversas formas na bolsa de valores e também oferecem resultados e condições diferentes para os investidores.

Na sequência, veja quais são os tipos e confira as suas características:

Ordinárias

As Ações ordinárias (ON) aparecem com maior frequência na bolsa de valores. Ao se tornar um acionista ordinário, você poderá votar nas assembleias da empresa. Por exemplo, na eleição do conselho administrativo.

No entanto, vela destacar que o peso do acionista minoritário em uma companhia costuma ser bastante baixo. Além disso, as Ações desse tipo só recebem os dividendos depois deles serem pagos aos acionistas de papéis preferenciais.

Em relação ao ticker ou identificador na bolsa de valores, tais Ações recebem o número 3 ao final. Então a Ação PETR3 é o tipo ordinário da Petrobras, por exemplo.

Preferenciais

As Ações Preferenciais (PN) têm esse nome porque recebem prioridade nos pagamentos de proventos por parte da companhia. Os acionistas também estão em vantagem na ordem de pagamentos em caso de liquidação da empresa.

Por outro lado, os investidores que adquirem essas Ações não têm o direito ao voto nas assembleias. Outra diferença é que esse tipo de Ação é exigível. Então, se a empresa quiser comprá-las de volta, terá o direito de fazê-lo a qualquer momento.

No ticker, Ações preferenciais aparecem com o número 4 ao final. A PETR4 é o exemplo da Petrobras.

Units

Os tipos preferenciais e ordinárias são os básicos nas Ações. Mas há, ainda, as units. Na verdade, em vez de Ações individuais, elas são compostas por um pacote. Nele, constam tanto Ações ordinárias quanto preferenciais.

Os pacotes também são negociados na bolsa de valores. Para identificação, o ticker delas costuma aparecer com o número 11. Contudo, o algarismo também surge em outros investimentos, então é preciso ter atenção.

Quais são as Ações classificadas quanto ao tamanho das empresas?

Até aqui, você viu os tipos de Ações de acordo com as características dos papéis. Por outro lado, também é possível ver classificações quanto ao tamanho e à capitalização da empresa no mercado.

Saiba como elas podem ser classificadas nesse sentido!

Small caps

As Ações do tipo small caps são de empresas com valor de mercado menor, em comparação aos outros tipos. Por serem menores, podem ter grande potencial de crescimento e de valorização. Ao mesmo tempo, apresentam menos liquidez e mais volatilidade.

Logo, investir em Ações desse tipo geralmente envolve um perfil de risco maior. Porém, também traz um bom potencial de ganhos, dependendo das condições de mercado.

Mid caps

Como o nome sugere, as mid caps são Ações cujas empresas têm um valor de mercado intermediário. Esse comportamento mediano se aplica igualmente à volatilidade, aos riscos e ao potencial de ganhos.

Large caps

Por sua vez, as Ações large caps, também conhecidas como blue chips, representam as maiores empresas da bolsa. Elas têm os valores de mercado mais altos. Por se tratarem normalmente de grandes companhias, líderes em seus setores, podem ser enxergadas como mais seguras.

Além de serem consolidadas no mercado, os papéis têm maior liquidez de negociação. De outro lado, eles não apresentam projeções de grandes crescimentos e de de valorizações elevadas. Na B3, as Ações da Petrobras são exemplo de blue chips.

Como investir na bolsa?

Após conhecer os tipos de Ações, fica mais fácil tomar decisões orientadas para aproveitar as oportunidades. Mas como investir? Para isso, você precisará abrir uma conta em corretora ou banco de investimentos.

Depois, deverá fazer a transferência de valores para a sua conta na instituição. A partir de então, poderá avaliar as Ações (e outros ativos) disponíveis. Não se esqueça de conferir o ticker para não se confundir na escolha.

Assim que decidir pela aquisição, basta emitir uma ordem de compra. Se houver um investidor vendendo pelo preço que você colocou, a operação será finalizada e as Ações passem a ser suas. Para se desfazer delas, é só enviar uma ordem de venda.

Em geral, o investimento em Ações é feito em longo prazo, pois isso tende a diluir os riscos. No entanto, é importante acompanhar o desempenho dos seus aportes e rebalancear a carteira, caso seja necessário.

Como você viu, a variedade nos tipos de Ações traz oportunidades distintas para quem investe. Por isso, vale a pena considerar as alternativas e saber o que elas oferecem. Com isso, é possível decidir se adiciona ou não os ativos na sua carteira!

Quer entender ainda mais sobre esse tema? Veja como funciona o mercado de Ações!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *