*Este artigo foi produzido pelo bxblue com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Geralmente, quando se fala em aumentar o limite do cartão de crédito é normal pensar em ter que gastar mais para isso. No entanto, é possível ter um limite maior, sem ter que pagar nenhum centavo além do previsto!

E, melhor ainda, sem complicação ou burocracia. Então, se você tem um cartão ativo e precisa de um valor maior, aproveite para conferir essas dicas.

5 formas mais fáceis para aumentar o limite do seu cartão de crédito

Porque tem um bom limite no cartão de crédito? Na prática, isso pode ajudar a viabilizar sonhos, resolver pendências financeiras, entre outros motivos.

Mas a questão é: “eu sempre vou ter que pedir para o gerente do meu banco?”. Não. A boa notícia é que hoje já existem outras formas mais fáceis para aumentar o limite do seu cartão de crédito:

  1. Atualize suas informações financeiras
  2. Transfira seu limite
  3. Ajuste seu limite
  4. Pague a fatura em dia
  5. Solicite um novo cartão

Veja em detalhes como solicitar o seu upgrade e conheça as vantagens e desvantagens de cada caso.

1 – Atualize suas informações financeiras

Quando a análise de crédito para liberação do seu cartão foi realizada, levou em consideração as informações financeiras da época. Mas essas informações financeiras podem ser atualizadas a qualquer momento. Assim, não é necessário gastar mais para ter o limite maior.

O limite de crédito está diretamente associado ao total da renda comprovada. Portanto, quanto maior a renda, maior a probabilidade de ter um crédito mais alto.

Esse cálculo é baseado no limite de 30% da renda – que é também o recomendado para não comprometer além do que é possível arcar (já considerando as demais despesas).

  • Vantagem: a atualização das informações geralmente pode ser realizada de forma muito fácil e rápida pela internet nos sites ou aplicativos dos bancos
  • Desvantagem: é importante lembrar que os documentos podem ser analisados novamente e que a liberação do crédito nem sempre é imediata.

2 – Transfira seu limite

É isso mesmo! Você não ouviu errado. É possível transferir o limite de outros cartões para um único cartão. E isso pode facilitar não só a gestão do crédito em si, como a própria visibilidade sobre os gastos mensais.

Ao concentrar os limites de crédito em um cartão, o limite total será atualizado e estará disponível para uso sempre que precisar.

  • Vantagem: maior controle financeiro
  • Desvantagem: em caso de inadimplência, o cartão pode ser bloqueado e até mesmo cancelado, se decorrido muito tempo. Portanto, é importante manter pelo menos um cartão adicional com limite, caso você tenha alguma emergência.

3 – Ajuste seu limite

Algumas opções como o cartão Nubank, por exemplo, que são gerenciadas a partir de um aplicativo, permitem que o próprio usuário controle o limite do seu cartão de crédito.

Em outras palavras, isso quer dizer que é você quem decide aumentar o limite do cartão de crédito, dentro de um limite de crédito pré-aprovado, é claro.

Assim, quando precisar de dinheiro extra, pode aumentar o limite do cartão de crédito automaticamente. Por outro lado, quando não estiver utilizando o cartão pode reajustar novamente esse valor, para evitar dívidas.

  • Vantagem: aprovação instantânea do novo limite via aplicativo
  • Desvantagem: qualquer valor acima do limite pré-aprovado deve ser solicitado direto no banco

4 – Pague a fatura em dia

Sim. O bom pagador também pode ser beneficiado com um limite de crédito superior. Dessa forma, não é necessário gastar mais, para aumentar o limite do cartão de crédito. Ou seja, pagando e mantendo as contas em dia, o titular pode ter essa e outras vantagens como isenção da anuidade.

  • Vantagem: redução do risco de inadimplência
  • Desvantagem: o banco é quem decidirá as condições e o prazo para o ajuste e liberação do crédito

5 – Solicite um novo cartão

Diversos bancos oferecem cartão de crédito com condições exclusivas para seus correntistas. Vale a pena, portanto, consultar o seu banco para conferir os tipos de cartões, bandeiras e limites disponíveis.

Alguns cartões de débito também podem ter a função de crédito habilitada.

  • Vantagem: facilidade de acesso e cobrança de taxas de juros menores
  • Desvantagem: os cartões que são vinculados diretamente à conta corrente podem consumir o limite global de crédito com o banco.

Agora que você já viu como conseguir um limite maior no seu cartão, aproveite para saber os cuidados necessários ao ter um ou mais cartões com limites maiores.

Cuidados ao solicitar aumento do limite do cartão

Crédito adicional também pode ser sinônimo de dívida maior, se não for utilizado com consciência. Por isso, é preciso ficar atento para não perder o controle financeiro.

“Mas será que existe um limite ideal?

O limite ideal será sempre aquele que couber no seu bolso. Então, vale a pena fazer as contas e adotar critérios para utilização do cartão.

Outra avaliação muito importante é o motivo da necessidade de crédito adicional. Se for uma questão pontual, vale a pena pesquisar outras alternativas de crédito mais baratas.

Agora se essa situação se tornar recorrente, é preciso tomar cuidado. Gastar mais do que se ganha pode levar a inadimplência em pouco tempo. E ninguém quer ficar no vermelho. Use o cartão de crédito com responsabilidade!

Autor

Danielle Vieira

Apaixonada por marketing, descobriu os números e finanças ao longo do caminho e decidiu ajudar as pessoas através da educação financeira. Hoje faz isso atuando no marketing da bxblue, fintech acelerada pela Y Combinator e escrevendo em alguns portais.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *