Começou a criar a sua estratégia de marketing de conteúdo e está com dúvidas sobre como criar uma persona? O termo, apesar de bem popular para profissionais da área, reflete algumas dúvidas, principalmente para quem está iniciando suas análises de marketing.
Geralmente, quando se fala sobre segmentação de público, o que vem a mente é o chamado público-alvo. Apesar de ele realmente representar o público ao qual será direcionado o seu produto ou serviço, trata-se de uma abrangência mais generalista, ao contrário da persona.
Acompanhe nosso artigo de hoje, aprenda o que é uma persona e entenda como criar uma persona eficaz para impactar positivamente o seu marketing de conteúdo. Vamos lá?
O que é uma persona?
Entende-se por persona um personagem semi-fictício, que representa o seu cliente ideal. Fala-se que é semi-fictício pois ao mesmo tempo em que o personagem não é real, ele é constituído de informações reais, colhidas através de pesquisas pontuais e bem direcionadas.
Quando a sua empresa já possui um público-alvo definido e clientes reais, a persona pode ser criada a partir destes dados. Como forma de complementar, outras pesquisas, que reúnem informações demográficas, sociais e comportamentais, precisam ser realizadas.
Dica: se você aproveitará a sua base de clientes para criação da persona, atente-se ao fato de que não somente clientes satisfeitos devem ser considerados. Muitas vezes, clientes que vivenciaram alguma experiência negativa junto ao seu produto ou serviço pode trazer informações relevantes – e que podem evitar futuras ações errôneas.
Saber como criar uma persona para empresa traz inúmeras vantagens para uma estratégia de marketing de conteúdo. Na verdade, é uma etapa crucial, que deve anteceder todas as outras.
Com uma persona bem definida e segmentada, é possível:
- Criar conteúdo relevante e que atinja os objetivos;
- Compreender o problema do futuro cliente e ajudar a solucioná-lo;
- Desvendar a fonte de informações do prospect (e como ele as obtém);
- Direcionar a mensagem para a pessoa certa, no momento certo.
- Definir o estilo de conteúdo e o tom da conversa utilizado;
- Nutrir seus leads com informações de valor, auxiliando-o a avançar na jornada de compra e concluir a venda.
Como criar uma persona: passo a passo
Assim como outros processos dentro do marketing de conteúdo, a criação de personas não segue quase uma mesma receita de bolo. As principais ações a serem realizadas envolvem pesquisas, amostras de dados e conversas com potenciais clientes reais, além da base de clientes já existentes.
Listamos a seguir alguns passos que podem organizar essa pesquisa e facilitar o processo. Entenda agora como criar uma persona no passo a passo:
1. Opte por uma estratégia para levantar dados relevantes
O primeiro passo é definir como serão realizadas as pesquisas para criar a persona. Apesar de você ter o poder e a liberdade de criar o seu próprio método de pesquisa, existem dois modelos muito utilizados e que, acima de tudo, são bem práticos:
Modelo de pesquisa semiestruturado
Este modelo utiliza como base as perguntas para criar uma persona, porém, não são limitadas. Isso significa que durante a entrevista, e dependendo das respostas fornecidas pelo entrevistado, é possível criar novas questões e recolher dados não elencados anteriormente.
É um modelo mais flexível e informal, uma vez que torna a entrevista mais próxima e natural junto ao entrevistado.
Modelo de pesquisa via questionário
A pesquisa por questionário traz algumas as perguntas para criar uma persona já definidas. Ao longo da entrevista, apenas tais questões serão realizadas ao indivíduo, sem a abertura de brechas para novos questionamentos. Por ser bem direta, o processo acaba se tornando mais ágil e pontual.
2. Defina as perguntas para criar uma persona
Definido o modelo de levantamento de dados, o próximo passo é definir quais serão as perguntas utilizadas. Aqui, as possibilidades são infinitas.
Além das perguntas mais generalistas, como as relacionadas às condições pessoais do entrevistado, é possível coletar informações diretamente relacionadas a área de atuação do negócio.
Como criar uma persona através de perguntas? Fizemos uma lista com algumas das principais questões que devem constar na sua pesquisa para criação de persona:
- Qual seu nome?
- Qual sua idade?
- Qual seu sexo/gênero?
- Onde você nasceu e cresceu?
- Você é feliz no trabalho?
- O que lhe deixa infeliz no trabalho?
- Você mora em casa alugada ou própria? Está feliz com ela?
- Quem custeia as despesas domésticas? Você ou familiares?
- Possui relação bancária?
- Qual sua religião?
- Qual seu posicionamento político?
- Por qual canal costuma consumir informação
3. Realize as pesquisas
A aplicação das pesquisas é parte crucial no processo de como criar uma persona. Através dela que serão coletados os dados, portanto, esta etapa exige muita cautela.
Os questionamentos não precisam necessariamente ser realizados pessoalmente. É possível criar a pesquisa e compartilhá-la por canais digitais, inclusive. Alguns exemplos de aplicação para pesquisas de persona são via Google Forms, Skype, Whatsapp, páginas de vendas em sistemas de automação.
O ideal é buscar utilizar os canais que mais se aproximem do seu público – o que pode ser observado já na base de clientes atual.
Outro ponto importante sobre como criar uma persona é o volume de pessoas entrevistadas. O ideal, para fins de aprofundamento e fidelidade dos resultados, é realizar mais de 20 entrevistas. Abaixo disso é aceitável, no entanto, há menos chances de que as respostas realmente traduzam o estilo de vida da sua persona.
4. Registre os dados levantados
Com todos os dados em mãos, é o momento de filtrar o que de fato por relevante para o seu negócio e categorizar as informações. Uma das maneiras mais práticas é inserir os dados em planilhas e criar gráficos. A visualização setorizada facilita a tarefa de como criar uma persona.
Normalmente, a partir da avaliação das informações é possível criar duas ou mais personas. Tal possibilidade permite que você trabalhe com perfis diferentes, dentro do mesmo negócio.
Exemplo:
Uma empresa fabricante de piscinas pode ter duas personas: o cliente que compra a piscina para instalar em sua propriedade (cliente este que pode ser pessoa física ou jurídica) e o cliente que revende as piscinas (que, neste caso, é o lojista).
Após a conclusão destes 4 passos, a tarefa de como criar uma persona foi concluída. A partir daí, é o momento de formalizar e documentar o personagem semi-fictício. Essa apresentação pode ser criada em documentos do Word, slides ou, ainda, utilizando alguns softwares específicos.
Depois de criada a persona, você está pronto para alavancar sua estratégia de marketing de conteúdo. Utilize as informações que possuir para criar conteúdos atrativos e prontos para solucionar o problema do cliente.
O resultado? Proximidade com clientes que podem realmente aproveitar a solução que seu produto ou serviço oferece.
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