Ganhar um prêmio da loteria: um cenário maravilhoso, que faz parte do imaginário de muita gente, não é mesmo? Mas, você já parou para pensar como você investiria o dinheiro se granhasse um grande prêmio da loteria?

Pensar em investimentos como uma forma de conseguir uma aposentadoria mais tranquila ou uma vida mais confortável no futuro é algo comum – e deve fazer parte do dia a dia de qualquer pessoa. E, para o caso de precisar proteger um premio milionário, o caminho para realizar as aplicações é praticamente o mesmo.

Por isso, mesmo que você não tenha um montante de R$ 30 milhões, 50 milhões ou até os mais de R$ 200 milhões que a Mega-Sena  na virada do ano tem entregado aos apostadores nos últimos anos para investir, é importante conhecer algumas lições sobre investimentos que  valem não apenas para os milionários da Mega-Sena, mas também para quem poupa um pouquinho a cada mês.

Continue a leitura e confira algumas dicas sobre como investir o dinheiro de um prêmio da Loteria e também aquele dinheiro que você economiza e poupa ao longo de cada ano.

Dinheiro não aceita desaforo

Relatos de pessoas que ganharam milhões e perderam tudo em tempo recorde são numerosos. E não é necessário que passe um furacão e faça todo o dinheiro voar ou escoar pelo ralo.

A principal razão para ver o dinheiro ir pelo ralo é a empolgação de ter esse extra na mão, na carteira ou conta. Não importa o montante. Seja para comprar o terceiro carro esportivo, comer fora todo fim de semana ou investir na bolsa de valores sem fazer estudo prévio – dentro de um contexto de empolgação, o uso do dinheiro sem planejamento pode fazer qualquer pessoa perder tudo o que possui.

Por isso, a primeira coisa a se fazer quando se ganha um dinheiro alto é controlar a empolgação, colocar os pés no chão e fazer planos. Compre o necessário e dê se ao direito a luxos de forma moderada.

É importante também que você saia por aí ajudando todo mundo. Auxiliar familiares e outras pessoas é sempre uma boa ação, mas prefira – sempre que possível – investir nas pessoas, ajudando-as a encontrar oportunidades.

Isso levará você ao próximo ponto.

O dinheiro trabalha por você

Seja com milhões de reais disponíveis em conta ou apenas algumas centenas de reais, é sempre mais indicado fazer o dinheiro trabalhar por você – e não você trabalhar por dinheiro. Com muito dinheiro em mãos, até pode ser interessante poder abrir seu negócio, mas isso significa trabalho duro, lidar com burocracia, funcionários, clientes e altos riscos.

Você vai agüentar essa barra sabendo que tem dinheiro na conta para você e seus filhos viverem confortavelmente? Antes de investir boa parte do seu capital em um negócio próprio, portanto, vale a pena analisar com clareza se é isso mesmo que você deseja. E, independente da sua escolha, não deixe jamais de investir.

Diversificando os investimentos

Investir o dinheiro de um prêmio da Loteria corretamente pode permitir a você fazer uma boa diversificação: você pode optar por uma aplicação em Tesouro Direto, investimento em outros produtos em renda fixa e até mesmo aportar parte do seu capital no mercado de ações. Diversificando sua carteira você diminui os riscos de perder seu dinheiro aplicado e aumenta suas chances de ter bons rendimentos – como diz aquele famoso ditado, “nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”.

Não se esqueça, no entanto, que é preciso cuidar do seu dinheiro e planejar-se financeiramente para fazer estes aportes. Afinal, de nada adianta sair por aí gastando ou aplicando seu dinheiro de maneira desleixada. Estude, verifique as oportunidades de investimento e diversifique seu portfólio.

Um outro ponto de atenção aqui é lembrar que investir em carros, roupas de grife e jóias dificilmente irá lhe gerar retornos financeiros. Um carro só irá desvalorizar com o tempoe traz um custo altíssimo em seguro, imposto e manutenção. Roupas de grife e jóias podem trazer grande satisfação, mas também não trazem retornos financeiros. Você não precisa abrir mão dos seus sonhos, mas faça tudo com calma, sem pensar que tudo é “investimento” – porque não é.

Já ficou claro que a similaridade com um assalariado existe aqui também, não é verdade? Muitas pessoas se perdem financeiramente por gastar descontroladamente e não se planejar financeiramente – sem conseguir pensar a longo prazo no momento em que recebem um bônus, um ganho extra ou até mesmo o próprio salário.

O dinheiro pode trabalhar por você e transformar o pouco hoje em muito mais no futuro. É só botar a bola no chão e pensar bem antes de chutar ao gol.

Conclusão

Imaginar um alto ganho na loteria e o momento de ir buscar o prêmio na Caixa Econômica Federal pode ser um combustível para um dia desagradável ou mais difícil. Mas, no fim, o que você precisaria fazer com esse dinheiro não é muito diferente do que qualquer um deve fazer com a pequena porção de dinheiro disponível em conta: controlar a empolgação, planejar-se financeiramente, fazer o dinheiro trabalhar para você e diversificar seus investimentos.

 

Luana Biral, especial para o Blog de Valor.

Autor

Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado do Blog e Valor, com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *