O e-mail pode ser uma ferramenta simples, porém poderosa para qualquer empresa vender mais. Muitos empreendedores experientes sabem dessa vantagem e utilizam essa estratégia para ajudar a impulsionar os seus negócios e a manter uma relação de proximidade com os clientes e potenciais clientes.
Entre os usos do e-mail para alavancar os negócios de uma empresa, o chamado e-mail marketing é o mais conhecido, e traz inúmeros benefícios além da conveniência de ser uma ferramenta de fácil utilização.
Continue acompanhando o artigo para conferir como utilizar o e-mail para vender mais, além de dicas para acertar no formato das mensagens a serem enviadas aos clientes.
Confira!
Como vender mais com e-mail marketing?
O chamado e-mail marketing é uma ferramenta essencial para o crescimento dos negócios, pois oferece comunicações abertas e interativas com o clientes.
Ao compartilhar informações sobre sua empresa por meio de e-mails, você ajuda os clientes a verem o valor do seu produto ou serviço. Quanto mais informações, maior é o interesse dos consumidores e, consequentemente, isso é um bom fator para vender mais.
O e-mail marketing também ajuda a vender mais porque contribui para manter a empresa na lembrança do consumidor. Afinal, os e-mails servem como lembretes gentis sobre sua empresa.
Os e-mails ainda promovem um relacionamento duradouro com os clientes, principalmente porque permite que os mesmo sejam fidelizados. Ao entrar em contato regularmente com os consumidores, você os incentiva a fazer outra compra, a saber das novidades que a empresa oferece, estar por dentro de ações especiais, etc.
Essas mensagens valem também como uma ferramenta para estabelecer a autoridade de uma empresa em determinado segmento, principalmente com e-mails que agreguem valor aos produtos e aos clientes. Além disso, os e-mails que fornecem valor são compartilhados, funcionando como um marketing boca a boca virtual.
Como enviar um e-mail marketing?
A facilidade desse material o torna popular, justamente por ser fácil de programar, rápido para começar e barato, além do grande alcance do público.
A premissa da ferramenta é criar listas com diferentes estilos de clientes, assinantes, clientes em potencial e todos os gêneros que você a sua empresa precisar. O passo seguinte é definir os materiais que serão enviados para cada tipo de cliente, regularmente para fixar na memória dos mesmos e garantir o aumento das vendas.
Essas seleções de listas, assim como o envio das mensagens, acontece através de aplicativos próprios para e-mail marketing. Ainda assim, um profissional de marketing é o responsável pela curadoria dos materiais e elaboração do material enviado.
Tipos de e-mail marketing
Há diferentes tipos de mensagens que geram mais vendas, como e-mail de apresentação de vendas ou e-mail de apresentação para clientes. Mas a melhor maneira de aumentar o engajamento dos consumidores por meio do e-mail marketing é enviando alguns formatos variados, até mesmo para evitar que o cliente “enjoe” de receber frequentemente uma mesma mensagem padrão.
A forma mais popular de e-mail marketing é o chamado boletim de e-mail. Mas, entre os tipos de e-mails que geralmente ajudam a vender mais, destacamos dois modelos bem conhecidos:
E-mail promocional
Promoções são sempre atraentes e geram interesse, e um e-mail promocional não é diferente. Enviar promoções exclusivas para os clientes ou avisar sobre os descontos que estão rolando em alguns serviços ou produtos é uma das melhores formas de impulsionar as vendas de um negócio.
É importante ressaltar que os e-mails promocionais não são apenas para divulgar promoções em si, mas também pode oferecer outros tipos de vantagens, como frete grátis ou avaliação gratuita do produto.
A ideia é sempre oferecer algo que o cliente entenda que é uma oportunidade imperdível e, por isso mesmo, faça a compra.
Novo email de chegada
Esse tipo de e-mail sempre avisa quando um novo item, serviço ou atualização acontece, funcionando para espalhar a notícia sobre a novidade. Nesses casos, é imprescindível incluir um link para que os compradores possam fazer a compra instantaneamente.
Embora esses e-mails ajudem a vender mais, é importante que os clientes não sejam bombardeados com itens que não têm a ver com seus hábitos de compras. Para isso, é fundamental utilizar ferramentas que identifiquem os gostos e particularidades de cada consumidor.
Cada e-mail enviado pode fazer com que os clientes fiquem um passo mais perto de fazer uma compra. E é por isso que uma variedade de e-mails é a melhor estratégia.
Essas mensagens ajudam a criar confiança, estabelecer um relacionamento e melhorar o reconhecimento da marca – e todos desempenham um papel no processo de compra.
Dicas para vender mais com e-mail marketing
Como toda boa ferramenta, o e-mail marketing também precisa ser usado da forma correta para gerar bons resultados e vender mais. Como já dito, os clientes não gostam de receber mensagens que não têm nada a ver com os seus perfis, por exemplo.
Além de apenas “tentar empurrar um novo produto” para o consumidor, é importante dar dicas para eles, como a oferta de manutenção ou dicas de certos recursos de um produto. Emails que levam os clientes a uma postagem no blog da empresa também funcionam bastante.
Boletins de notícias sobre a empresa são é eficazes também, principalmente para mostrar ações da empresa que não envolvem exatamente compra e venda, como atividades filantrópicas.
Isso também ajuda a criar um relacionamento mais íntimo com os consumidores, passando confiança e valores. Esse tipo de conexão pessoal é essencial para tanto para a fidelização de clientes, quanto para conquistar novos clientes.
Além disso, fornecer notícias sobre o mercado da sua empresa também é muito interessante, destacando sempre as novidades do setor. Explorar a ideia de exclusividade é outra dica para uso do e-mail marketing, especialmente para empresas que vendem produtos de segmentos que são regularmente atualizados.
Conclusão
Alguns especialistas garantem que a eficácia do e-mail marketing para vender mais deve perdurar ainda por muitos anos, inclusive por ter sido extremamente bem-sucedido até hoje.
Não à toa essa é a ferramenta número um para comunicação empresarial usada diariamente por empresas do mundo todo, incluindo grandes multinacionais que utilizam essa modalidade para mostrar as novidades para seus clientes.
Para quem tem uma empresa. um negócio online ou para autônomos que oferecem serviços a clientes, por exemplo, o e-mail marketing é uma ferramenta fundamental para vender mais e garantir o sucesso do seu negócio! Por isso, se você não utiliza esta ferramenta no dia a dia do negócio, vale a pena considerá-la a partir de agora!
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