Compreender os principais indicadores da economia nacional é um passo fundamental para proteger seu patrimônio e buscar seus objetivos ao investir. Um dos índices mais importantes é o de inflação. Por isso, conhecer e analisar o índice IPCA acumulado pode ser útil a qualquer investidor.
A partir dele, é possível identificar a variação no preço dos principais produtos da cesta básica brasileira. Além disso, o IPCA é uma importante referência tanto para as decisões do Banco Central como para verificar se os seus investimentos têm apresentado ganho real.
Quer entender como funciona o índice IPCA acumulado e de que forma ele impacta suas finanças e investimentos? Então continue a leitura deste artigo!
O que é o índice IPCA?
Para compreender de que maneira o índice IPCA acumulado influencia suas finanças e investimentos, é preciso saber o que significa essa sigla.
Na prática, IPCA se refere ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Ele é considerado o indicador oficial da inflação no Brasil e afeta diretamente as decisões do Banco Central e a política monetária brasileira.
Definido pelo IBGE, o cálculo do IPCA é realizado mensalmente, levando em consideração a realidade das principais metrópoles do país. Vale notar que esse índice foi criado ao final dos anos 1970, mas passou a ser utilizado como instrumento central nas decisões econômicas somente nos anos 2000.
A partir de então, ele influencia aspectos importantes acerca da economia — como a definição da taxa Selic, como você entenderá adiante.
Como esse indicador funciona?
O IPCA faz parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE. Essa pesquisa analisa a condição de vida da população brasileira, considerando os gastos das famílias com itens básicos para o consumo do cidadão.
Assim, são analisados, por exemplo, os preços de:
- serviços de educação;
- transporte;
- habitação;
- saúde;
- alimentos e bebidas;
- produtos de cuidados pessoais.
O intuito é compreender a variação de preços de itens fundamentais para a vida dos brasileiros. Logo, o IPCA indica o aumento ou a diminuição do custo de vida no país — e compreendê-lo é uma forma de entender como está a inflação e a corrosão do valor do dinheiro ao longo do tempo.
Como é feito o cálculo do IPCA?
Agora que você compreende o que é o IPCA, é preciso entender de que maneira esse indicador é calculado. O primeiro ponto é considerar que cada item analisado apresenta uma proporção específica na avaliação, levando em conta sua importância para o orçamento doméstico.
Depois dessa etapa, é feita a comparação de um mês para o outro — verificando o percentual de alteração nos preços de cada item. Caso haja, por exemplo, uma diferença de 0,02%, significa que o custo de vida subiu 0,02% no período comparado.
Além disso, é preciso considerar a periodicidade. Nesse aspecto, são utilizados outros indicadores, como:
- IPCA-15: segue a mesma regra do IPCA, porém a coleta de dados ocorre entre o dia 16 do mês anterior e o dia 15 do mês de referência;
- IPCA-E: é calculado a partir do acúmulo trimestral do IPCA-15.
Como saber o valor do IPCA hoje e o acumulado do ano?
Depois de conhecer como o IBGE faz o cálculo do IPCA mensalmente, é possível compreender o índice IPCA acumulado. Em termos gerais, ele permite avaliar o conjunto de preços em determinado período — por exemplo, de um ano.
Assim, a análise do IPCA acumulado pode ser feita para perceber a variação em diferentes intervalos de tempo. Um dos objetivos dessa medição é atualizar o valor de determinados produtos, serviços e até mesmo salários.
Para consultar o índice IPCA acumulado, você pode acessar a calculadora do cidadão e determinar o período desejado. Caso queira analisar o valor acumulado no ano, basta indicar:
- índice que referencial para a correção;
- data inicial a ser comparada;
- data final;
- valor a ser corrigido.
Após inserir os dados necessários para o cálculo, o resultado da variação aparecerá em uma tabela. Nela, será possível perceber o índice de correção do período, o valor percentual correspondente e o valor corrigido na data final.
Como o índice de IPCA acumulado influencia suas finanças?
Por ser o indicador oficial da inflação no Brasil, o IPCA tem um papel importante em todo o mercado. Dessa forma, além de indicar a variação de preços em produtos e bens, ele influencia aspectos relevantes para a economia no geral.
Como vimos, um dos principais pontos de importância está nas decisões do Banco Central. Em especial, o IPCA afeta a decisão sobre a taxa básica de juros da economia — já que a Selic é utilizada como ferramenta para o controle da inflação.
Portanto, quando o IPCA acumulado apresenta alta, é comum que essa realidade gere uma elevação nos juros do mercado. O objetivo, nesses casos, é esfriar o consumo e, consequentemente, controlar o aumento dos preços. Assim, suas finanças podem sentir esse movimento.
Além disso, o IPCA tem a capacidade de demonstrar o efeito que a inflação exerce no cotidiano da população. A partir desse medidor, por exemplo, você consegue avaliar eventuais desequilíbrios nas finanças resultantes do aumento do custo de vida anual.
Qual o impacto do IPCA nos investimentos?
Uma vez que o IPCA influencia taxas de juros importantes da economia, bem como a atualização de contratos e prestações de serviço, ele também afeta os investimentos. Por isso, os investidores devem ficar atentos aos movimentos desse indicador.
Para entender como o índice IPCA acumulado pode impactar a sua carteira, é importante conhecer os conceitos de rentabilidade nominal e real. Imagine, por exemplo, que você diversificou seu portfólio entre renda fixa e variável, alcançando uma rentabilidade de 10% em determinado período.
Essa é sua rentabilidade nominal. Contudo, considere que o IPCA acumulado registrou aumento de 12% nesse mesmo prazo. Isso quer dizer que seus retornos de 10% não foram suficientes para superar a alta inflacionária. Ou seja, sua rentabilidade real foi negativa em 2%.
Por isso, é importante que o investidor acompanhe o índice e procure alternativas para proteger seus investimentos da inflação. Na renda fixa, por exemplo, existem produtos cuja rentabilidade é atrelada a esse indicador, como o Tesouro IPCA.
Já na renda variável, por outro lado, não há garantias de retorno. Contudo, as chances de lucro podem ser maiores — especialmente no longo prazo. Então vale considerar eventuais oportunidades que pode aparecer.
Conseguiu compreender o que é o índice IPCA acumulado e qual sua importância para seus investimentos? Como esse é um indicador central para toda a economia nacional, vale a pena considerar as informações que viu aqui para investir com mais qualidade!
Para ter acesso a mais informações sobre educação financeira e saber como cuidar de seu patrimônio, acompanhe nossos conteúdos no Facebook, Instagram e YouTube!