Você está prestes a comprar um relógio e chega na loja já sabendo o valor do produto. No entanto, sabe que se você negociar, o vendedor pode oferecer um desconto considerável. Porém, a vergonha e a falta de direcionamento atrapalham os seus planos e você leva o item pelo preço normal ofertado.

Pois é! Se você soubesse como pechinchar, provavelmente teria obtido um bom desconto no valor daquele relógio. Mas saiba que nem tudo está perdido! Se você souber como pechinchar com eficiência, pedir uma redução do preço e saber a melhor hora e maneira de fazer uma compra, você conseguirá economizar muito!

Continue acompanhando nosso post de hoje e aprenda 7 dicas de como pechinchar com eficiência no seu dia a dia!

Vamos lá? Boa leitura!

Como pechinchar diariamente em 8 passos

A primeira coisa que você precisa ter em mente quando o assunto é pechincha é que não deve ter vergonha de pedir descontos. Lembre-se que, em muitas situações, é esperado, inclusive, alguma pechincha. Por isso, nada de vergonha na hora de pechinchar por um desconto!

Entretanto, existem algumas dicas que podem ajudar você na tarefa de como pechinchar com eficiência no dia a dia e fazer ótimos negócios. Confira 7 delas a seguir:

1.   Pechinche com a pessoa certa

Nem sempre o vendedor possui autonomia para ceder algum desconto ao consumidor. Neste cenário, pechinchar pode ser indiferente.

É preciso saber quem é a pessoa responsável e que, de fato, pode reduzir o valor do produto. Geralmente os gerentes são as figuras autorizadas a negociar com mais afinco e oferecer descontos consideráveis.

2.   Peça desconto

Além do lucro já adicionado ao valor do produto, os comerciantes aplicam um valor extra, como margem para descontos. No entanto, se o consumidor não pede desconto, a loja certamente não oferece.

Tendo este conhecimento, não hesite em pedir desconto. Mesma com a redução no valor devido à pechincha, o vendedor garantirá o seu lucro – e fará o cliente feliz!

3.   Negocie

Se puder pagar à vista, utilize este argumento a seu favor. Ao receber informações sobre o valor para pagamento a prazo, questione qual seria o valor se o pagamento fosse imediato.

O poder de negociação torna-se ainda mais eficiente quando o cliente possui em mãos as ofertas do concorrente. Por isso, imprima as ofertas de lojas virtuais e físicas e apresenta-as ao vendedor.

Ao perceber que o cliente está ciente de que os concorrentes oferecem um melhor preço, na maioria dos casos a loja cobre o valor e cede o desconto desejado!

4.   Pague com dinheiro em espécie

Oferecer pagamento em dinheiro é uma excelente estratégia para pechinchar. Usualmente, os valores cobrados na etiqueta abrangem custos extras como taxas bancárias, taxas das operadoras de cartão, de abertura de crediário, entre outros.

5.   Não demonstre tanto interesse

Ao demonstrar muito interesse e entusiasmo ao vendedor, provavelmente ele entenderá que, independente do preço do item, você o levará. Tendo em vista essa percepção, é interessante controlar as emoções e não deixar o interesse pela compra surgir de forma exacerbada.

Uma dica certeira se você quer saber como pechinchar como eficiência, neste caso é: ouça mais, observe e fale menos!

6.   Utilize frases positivamente impactantes

Se você sabe usar frases de efeito, você está a um passo de saber como pechinchar. Há algumas frases super eficientes que quase sempre resultam em bons descontos. Veja algumas delas e turbine seu repertório:

  • “Há desconto para pagamentos em dinheiro?”
  • “Na loja “x” este produto está mais barato.”
  • “Encontrei mais barato na internet, mesmo com o frete.”
  • “Esse é o menor valor que você pode fazer? Se não, posso verificar com o seu supervisor?

Utilize- as a seu favor na hora de pechinchar e buscar fazer uma boa compra!

7.   Evite comprar produtos recém-lançados

Pode ser muito tentador comprar o smartphone lançado na última semana ou, ainda, o carro cujo modelo ainda nem chegou a revendedora. No entanto, é preciso saber que produtos recém-lançados podem custar até 20% a mais do que alguns meses após o lançamento.

Caso não seja uma urgência extrema, aguardar um período após a chegada do novo item no mercado é uma excelente estratégia de como pechinchar com eficiência.  Vale a espera!

Bônus extra: o segredo para uma boa pechincha

Seja qual for sua necessidade, além das dicas acima para pechinchar em uma compra, existe um outro segredo para uma boa pechincha no dia a dia: aproveitar o momento certo para comprar.

No varejo, algumas alternativas para conseguir melhores descontos são:

  • Optar pela compra ao final do mês. Neste período, geralmente os vendedores demonstram mais flexibilidade, uma vez que precisam atingir metas;
  • Se os modelos recém-lançados dos produtos não são um fator determinante para você, apostar em modelos de produtos um pouco mais antigos, que ainda são oferecidos mercado, pode representar um bom desconto na nota fiscal. Normalmente os valores são reduzidos em face a necessidade de girar o estoque.

Portanto, se você não tem pressa de adquirir um item ou serviço, espere o momento certo! Colocando estas dicas em prática você, certamente, conseguirá descobrir, na prática, o segredo de como pechinchar com eficiência e fazer boas aquisições no dia a dia!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *