3 minutes

A qualquer momento, uma pessoa pode se ver diante de algum problema financeiro, seja por algo inesperado – como crises e pandemias – ou por situações do dia a dia. Nesses casos, saber como pedir desconto no aluguel pode lhe ajudar a economizar e impedir maiores prejuízos. 

Devido aos acontecimentos provocados pelo Coronavírus, em 2020, muitas pessoas se encontraram em situações financeiras complicadas. Assim, um dos principais assuntos que preocuparam grande parte delas é o aluguel. 

Afinal, ninguém quer ficar sem casa, não é mesmo? Ocorre que esse é um tema de preocupação em diversos momentos, independente de eventos de caso fortuito ou força maior 

Por esse motivo, esse artigo lhe ajudará com algumas dicas para pedir desconto no aluguel caso sua situação financeira esteja difícil – não a importa situação. Acompanhe a leitura e descubra como conseguir reduzir o valor dessa despesa! 

Como pedir desconto no aluguel? 

Pedir desconto no aluguel não costuma ser uma prática corriqueira no dia a dia dos brasileiros. Contudo, a pandemia do Covid-19 – que resultou na quebra de paradigmas em diversos setores da sociedade, também mudou esse hábito.  

Afinal, imprevistos podem ocorrer e uma negociação é sempre bemvinda. No cenário de pandemia, por exemplo, se por um lado o locatário sofreu com perdas financeiras nesse período, o locador também precisou ser mais flexível para perdê-lo como inquilino.  

Então, com honestidade e comprometimento, há grandes possibilidades dpedir desconto no aluguel e conseguir um acordo que seja interessante para ambas as partes. Seja qual for o caso. 

Contudo, existem algumas dicas que podem ajudar você a pedir uma revisão no valor do contrato de locação em qualquer situação. Confira nos próximos tópicos!   

Converse diretamente com o proprietário 

O pedido de negociação do valor do aluguel exige uma postura peculiar do locatário. Ao entrar em contato com o locador, seja sincero e explique o motivo por não conseguir honrar com suas obrigações.  

Se você é um bom inquilino, que nunca atrasou o pagamento e não causou danos na residência, pode utilizar esses argumentos a seu favor 

Muitos proprietários entendem que é melhor manter inquilino no seu bem (mesmo pagando menos ou depois) do que ficar com ele vazio até encontrar um novo morador. Sendo assim, demonstre seu interesse em continuar no imóvel, mesmo que não esteja com as contas em ordem no momento. 

Depois de explicar os motivos, faça uma contraproposta, dizendo quanto gostaria de pagar. Você pode negociar também uma forma de pagamento distinta.  

Por exemplo: entregar metade do valor todo mês e a outra metade, dividir futuramente, acrescentando-a nas parcelas do ano seguinte, etc. Nesse caso, o bom senso deve sempre prevalecer. 

Peça ajuda à imobiliária 

Se acredita que o proprietário não é aberto a negociações e você encontrou a residência com ajuda de uma imobiliária, poderá recorrer a ela para fazer uma mediação entre você e o dono do imóvel. 

Pedidos de revisão de aluguel não são comuns. E, por serem excepcionais, eles estarão dispostos a lhe ouvir e tentar chegar a um acordo que seja benéfico para todos. 

A imobiliária costuma trabalhar para que a conversa entre locador e locatário seja a mais amigável possível – evitando-se, assim, que o encontro termine na esfera judicial. 

Utilize aspectos do próprio imóvel para tentar o abatimento 

Outra maneira de conseguir desconto no valor do aluguel é utilizar características do bem para argumentar sua proposta. 

Você pode ressaltar aspectos positivos que gostou  como localização e tamanho  dentre outros, mas pode utilizar pontos negativos para tentar conseguir redução no valor.  

É possível argumentar, por exemplo, que há cômodos que precisam de melhorias, que a garagem não é a melhor que foi encontrada, que não há varanda e as outras alternativas tem, dentre outros. 

Fazer uma pesquisa sobre diferentes imóveis lhe ajudará a pensar nos pontos que podem ser utilizados a seu favor para realizar a proposta.  

Essa dica pode ser eficaz especialmente para aqueles que estão procurando um imóvel e desejam pedir desconto no valor logo no primeiro contato. Se o bem está desocupado e o dono não tiver recebido outras propostas, seu pedido de desconto pode ter boas chances de ser atendido. 

Formalize o acordo em um contrato 

Além de se informar sobre como pedir desconto no aluguel, é preciso entender também de questões contratuais.  

Ao chegar a um acordo com o locador, o recomendado é que essa nova regra seja formalizada em um documento, que deverá ser assinado por ambas as partes. Nele, deve constar as condições que serão válidas no momento previamente acordado.  

Caso o negociado seja o pagamento ou parcelamento futuro dos valores que estão em aberto, pode ser necessário que o fiador também tenha que assinar.  

Por outro lado, se a negociação resultou na concessão de desconto, um simples e-mail que demonstre que o locador concordou em diminuir os valores pode servir como prova.  

Seja criativo 

Se você é criativo e tem algumas habilidades, saberá como negociar os aluguéis a seu favor. Apesar de não ser uma maneira convencional, não é raro encontrar relações entre inquilino e locador que haja a troca de serviços ou produtos pelo abatimento. 

Além de lhe ajudar a economizar, haverá uma relação de troca onde todos podem ganhar. Entretanto, lembre-se de honrar os compromissos definidos com o locador.  

Procure por outro imóvel 

Em alguns casos, se você já aluga o imóvel e no decorrer do contrato pede para negociar o valor, é possível que tenha sua solicitação negada. Nesses momentos, caso não haja vontade da outra partea única saída pode ser o rompimento do contrato. 

Se esse for o único caminho, faça um acordo para o pagamento da multa e procure por outro local que ofereça as condições que você possa pagar. Lembre-se de que, seja qual for o caso, a melhor saída é não acumular dívidas e manter seu orçamento sob controle. 

Agora você já sabe como pedir desconto no aluguel e está preparado para conseguir fazer uma boa negociação! Então continue aprendendo sobre o tema e confira o post: alugar ou comprar uma casa: o que é melhor para você?  

 

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

1 comentário

  1. Regina Bittencourt on

    Se estou com o contrato já a prazo indeterminado, e o imóvel com muitas infiltrações não solucionadas, ainda assim terei q marcar prazo para deixar o imóvel, sob pena de multa??
    Qual é esse prazo?
    Com o imóvel assim com problema, tbm devo aceitar reajuste caso não saia antes da pandemia resolvida???
    O meu reajuste anual se dá na ref. de março.

Leave A Reply