Você é concurseiro e está se preparando para prestar algum concurso público ainda em 2019? Nunca pensou em se tornar funcionário público mas está considerando a ideia?

Algumas definições propostas pelo Governo Federal, mais especificamente pelo Ministério da Economia, acenderam um alerta na rotina de quem almeja a tão sonhada vaga no funcionalismo público. Segundo o Ministro da Economia, Paulo Guedes, os investimentos no serviço público serão reduzidos.

O foco das ações será na informatização de processos – o que reduz, pelo menos na teoria, a necessidade de novos servidores. Mas será que a realização de concurso público no Brasil está descartada nos próximos anos? Ainda vale a pena estudar para concurso público e se preparar para provas que ocorrerão ainda este ano?

É o que você vai descobrir neste artigo.

Boa leitura!

Concurso público em 2019: há editais liberados?

Antes de começar a refletir sobre a relevância de prestar concurso público em 2019, é válido destacar que existem editais de concurso público aberto, bem como outros em face de liberação.

Vale frisar, ainda, que atualmente são mais de 100 concursos públicos previstos no país, cujas liberações e provas devem ocorrer já no ano de 2020. Sendo assim, há então oportunidades para os concurseiros de plantão.

Veja a seguir alguns dos concursos públicos abertos no Brasil, bem como uma provisão de processos que ainda podem ser realizados neste e no próximo ano. Confira!

Receita Federal

A Receita Federal Brasileira solicitou o preenchimento de 3.314 vagas, sendo 700 delas para o cargo de Auditor Fiscal. No total, serão 1.453 vagas para o cargo de Analista Tributário, 257 vagas para Analista Técnico-Administrativo e 904 vagas para Assistente Técnico-Administrativo.

Apesar de a última prova de concurso público ter sido realizada em 2014, a liberação de um novo edital está condicionada a reestruturação das atividades da Receita Federal. Vale saber que o órgão está passando por uma série de ajustes – que devem ocorrer pelo menos até julho de 2020.

Tribunal de Justiça/RJ

Outro certame que vale a pena para quem deseja prestar concurso público em 2019 ou 2020 é o do TJ/RJ. Com mais de 100 vagas imediatas disponíveis, tanto para o cargo de Analista como de Técnico, a previsão é de que o edital seja lançado entre dezembro deste ano e janeiro de 2020.

Considerando o número de servidores que já estão aptos a aposentadoria, bem como situações relacionadas, há a espera de 3.844 cargos em aberto. Uma boa pedida, inclusive, para quem continua a estudar para concurso público.

SEFAZ (diversos estados)

Para as Secretarias da Fazenda, há previsão de concurso público aberto em ao menos 5 estados: São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Sergipe e Rio de Janeiro. Em alguns dos estados, a última prova de concurso público foi realizada em 2010 – como é o caso do Rio de Janeiro.

Em suma, as vagas relacionadas aos certames da Secretaria da Fazendo são para o cargo de Auditor Fiscal, o qual exige nível superior em áreas como Economia, Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Direito, Informática, Tecnologia da Informação e Processamento de Dados.

Prestar concurso público no Brasil ainda é um bom negócio?

Mesmo com todos os prospectos negativos quando o assunto são os investimentos em concurso público no Brasil, é interessante refletir que os concursos não deixarão de existir da noite para o dia.

O primeiro ponto que merece reflexão é a demanda existente de processos e ações que serão informatizadas. Mesmo que muitas das atividades realizadas por servidores deixem de existir devido ao uso de softwares, por exemplo, ainda sim o trabalho humanizado é necessário.

Vamos tomar como exemplo a informatização dos serviços do INSS, que já vendo sendo realizada a passos largos. Mesmo com processos digitais e alguns serviços disponibilizados em sistema online, a fila de espera para atendimento segue volumosa, inclusive com liberação de benefícios atrasados e complicação para os segurados.

Redução de cargos públicos

Voltando à declaração do Ministério da Economia, citada lá no início do artigo: é interessante saber, também, que a redução de cargos públicos, em um primeiro momento, é destinada aos órgãos federais. Além deles, os concurseiros possuem outras opções de concurso público em 2019, 2020 ou nos próximos anos.

Temos os órgãos estaduais, como Secretarias de Educação, SEFAZ, Secretarias de Meio Ambiente, Tribunais Regionais, dentre outros. Por outro lado, há a opção de concurso público em 2019 ou 2020 para órgãos a nível municipal, como Prefeituras Municipais.

Tendo em vista este cenário, estudar para concurso público deve manter-se como uma prioridade dos concurseiros. Ainda que não hajam editar provisionados em órgãos federais, vale focar as atenções em provas de concurso público aberto nos Estados e Municípios.

Vai prestar concurso público em 2019? Saiba como se preparar

Agora que você já sabe que sim, vale a pena concurso público em 2019, que tal saber como se preparar para as provas?

Primeiro, você deve conhecer todo o teor dos editais. Lá constam todas as informações relacionadas a prova e, principalmente, ao conteúdo que deve ser estudado.

Com todas as informações em mãos, você pode começar a sua rotina de estudos. Existem algumas táticas que facilitam a organização e absorção do conteúdo – que geralmente é bem denso.

Veja só:

  • Planeje seus estudos: trace metas diárias, que preenchem a sua semana. Uma boa dica é dedicar uma disciplina por dia
  • Cultive bons hábitos: manter-se distante de distrações, como o celular e redes sociais, e estudar sempre em local tranquilo e num mesmo período são estratégias simples mas que fazem toda a diferença
  • Utilize cadernos de questões de provas anteriores: ao resolver provas antigas, você se mantém confortável quanto ao tipo e molde das questões de determinada banca examinadora
  • Invista em cursos preparatórios: se você não realiza cursos presenciais, uma boa dica é apostar em cursos online ou, até mesmo, videoaulas disponíveis no Youtube. Contar com suporte de professores, mesmo que a distância, traz mais segurança para a análise do conteúdo
  • Estude com antecedência: dificilmente você verá um aprovado em concurso público que não tenha se dedicado ao menos 1 ano em sua preparação. Há casos e casos. Porém, dependendo da complexidade e concorrência da prova, a maior parte das aprovações vêm após 2, 3 ou 4 anos de dedicação

Conclusão

Não deixe de se preparar, seja para um concurso público em 2019 ou no próximo. Os editais podem demorar um pouco mais, mas eles vêm. A carreira pública ainda é uma das que oferecem mais estabilidade, benefícios e plano de carreira.

Gostou do artigo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para ajudar seus amigos e colegas concurseiros ou aqueles que estão na dúvida se ainda vale a pena prestar concurso público em 2019.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *