E se alguém lhe dissesse sobre a existência de um poderoso segredo para alcançar o equilíbrio da vida, você acreditaria? Independemente da sua crença, o Confucionismo vem para abalar todos os seus conhecimentos e lhe mostrar – como os povos orientais dizem – os ensinamentos dos sábios.

Trata-se de uma ideologia que promove o bem-estar, podendo transformar a sua vida, seja no âmbito profissional, pessoal ou espiritual. Uma doutrina que poderá lhe ajudar a se destacar nas mais diversas áreas da sua vida.

Se você deseja conhecer mais sobre essa poderosa filosofia e “dar um up” em sua vida, continue acompanhando este artigo até o final. Siga a leitura e entenda por que essa filosofia asiática pode lhe ajudar a promover o aperfeiçoamento pessoal (e também profissional).

Acompanhe!

O que é o Confucionismo?

Como dito acima, o Confucionismo é uma ideologia religiosa e sociopolítica criado por Confúcio. Nesta religião milenar, não há adoração de divindades, igrejas ou fundamentos de vida após a morte.

Da mesma forma que o Taoísmo, os praticantes do Confucionismo acreditam no Tao, que nada mais é do que a tão sonhada busca pelo equilíbrio da vida, entre a natureza e o homem.

Confúcio, o criador, era visto como um mestre conselheiro que tinha como objetivo orientar seus seguidores, os quais almejavam pela harmonia e equilíbrio. E através de seus ensinamentos, os praticantes ouviam suas frases motivacionais e se orientavam a escolher caminhos sábios.

Para conseguir a harmonia entre a vida e o universo – Tao, os fundamentos do Confucionismo prega que a família deve ser a base para a humanidade. Ou seja, os governantes são a família, os quais têm a necessidade de amar o seu povo como seus pais, terminando nos súditos, que devem ser humildes e obedientes, assim como os filhos.

Descubra as características do Confucionismo

Para aplicar em sua vida, você deve ficar atento a alguns pontos que fornecerão as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento pessoal. Desta forma, confira as cinco virtudes essenciais que os seres humanos devem possuir.

São elas:

  1. Seja justo
  2. Desenvolva a sinceridade e a sabedoria
  3. Ame ao próximo
  4. Opte por comportamento adequado
  5. E tenha compreensão das vontades do céu

De acordo com Confúcio, os seres humanos são constituídos por quatro dimensões, que são: O Céu; O Eu; A Natureza e A Comunidade.

Sendo assim, o aperfeiçoamento pessoal se dará em consequência de suas ações, as quais serão refletidas diretamente no seu trabalho, na sua família e até na sua espiritualidade.

Mude sua vida

O Confucionismo é um dos pensamentos mais influenciadores que conseguiu aplicar uma mudança considerável na China.

Para que você possa aprofundar ainda mais sobre os ensinamentos dos sábios, poderá encontrar ideias e doutrinas sobre a ideologia nestes cinco livros: Livro das mutações (I Ching); Clássico da história (Shu Jing); Clássico da poesia (Shi Jing); Clássico dos Ritos (Li Ji) e Os Anais de Primavera e Outono (Chun Qiu).

Uma das frases mais famosas ditas por Confúcio, diz: “Se queres conhecer o passado, examina o presente que é o resultado; se queres conhecer o futuro, examina o presente que é a causa.”

O exame de consciência deve ser levado em consideração, assim você terá a oportunidade de identificar a raiz do problema. E a partir desse conceito, aprenderá passo a passo como encontrar a solução e a paz interior.

O que está em falta na humanidade?

Confúcio, o pensador, separou seis princípios extremamente importantes que estavam em falta na sociedade da época. São eles:

  1. Integridade (Xin)
  2. Justiça (Yi)
  3. Altruísmo (Ren)
  4. Sabedoria (Zhi)
  5. Cortesia (Li)
  6. Fidelidade (Zhing)

Baseado nos pensamentos do filósofo, podemos observar que, atualmente, ainda são males predominantes entre os povos. Porém, o Confucionismo propaga as cinco virtudes – descritas acima – para acabar com esse mal.

Mas, afinal de contas, como aplicá-la na vida profissional e pessoal?

Já sabemos que, para conseguirmos o que queremos, devemos utilizar métodos eficazes para chegar ao tão almejado equilíbrio. O que nos leva à inteligência emocional (um ponto muito importante), a qual deve ser levada em conta no ambiente profissional e pessoal.

Encontrar a harmonia não é uma tarefa nada fácil. Por isso, o Confucionismo acredita que o homem possui todos os requisitos essenciais para melhorar a qualidade de vida, sem a necessidade de uma divindade.

Você está passando por uma fase ruim nos negócios e não vê mais uma saída plausível? É nessa hora que é preciso parar e pensar em suas atitudes dentro do seu trabalho, bem como analisar o que está lhe incomodando e quais pontos devem ser mudados.

Uma das coisas que muitos deixam de lado são os próprios sentimentos perante o próximo. Isto, na ideologia de Confúcio, é prioridade. O amor é a chave para todos os problemas e não é balela.

A partir do momento que você olhar diferente para o outro e ser mais afetuoso, conseguirá atingir resultados inacreditáveis na sua carreira, dentro da sua casa e na sociedade.

Conclusão

O Confucionismo é mais uma filosofia que pode ser aplicada em nosso dia a dia, das mais diversas formas. Se você gosta de saber mais sobre assuntos como este, vale a pena estudar outras culturas e abrir a sua mente.

Entretanto, é importante ressaltar que você não necessariamente deve aplicar o Confucionismo em sua vida por completo – a menos que queira. Mas alguns ensinamentos riquíssimos dessa doutrina podem lhe ser muito úteis.

Se gostou de alguns deles, procure aplicá-los em seu cotidiano. Certamente sua vida profissional e pessoal poderá se beneficiar disso!

Para incrementar os seus estudos e conseguir êxito, leia mais um de nossos artigos, sobre as 7 dicas para ter disciplina e alcançar os seus objetivos.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *