Ler é um ótimo hábito para você cultivar na rotina. Além de proporcionar entretenimento e até mesmo aperfeiçoamento profissional, também é possível utilizar os livros para desenvolvimento pessoal.

Existem inúmeras obras que podem contribuir com o desenvolvimento pessoal de cada um de forma simples e efetiva. Afinal, melhorar suas habilidades pessoais é uma maneira muito interessante de conquistar mais felicidade e sucesso no dia a dia.

Então, que tal conferir nossa lista com 10 livros que cumprem muito bem esse objetivo? Continue a leitura e saiba mais!

1. O poder do hábito

Você sabe dizer por que faz as coisas que faz cotidianamente? Responder a essa pergunta é a principal meta do autor Charles Duhigg nessa obra.

Sem dúvida, ele ajuda o leitor a entender o que está por trás dos seus hábitos. E melhor: como eles podem ser modificados de maneira consciente.

“O poder do hábito” também aborda as estratégias utilizadas por diversas empresas para compreender e influenciar os hábitos dos consumidores. Todas as informações são baseadas em pesquisas de neurocientistas e apresentam dicas para que você as utilize para obter mais controle sobre a própria vida.

2. Mindset: a nova psicologia do sucesso

Nossa segunda dica também segue nesse estilo de fornecer informações para explicar os comportamentos humanos. O livro da psicóloga renomada internacionalmente, Carol Dweck, fala sobre como nossa atitude mental (ou mindset) influencia diretamente o que nos acontece.

A obra explica que existem dois tipos de mindset e são eles que diferenciam as pessoas. Isso acontece porque essa característica define o modo como cada um interpreta e reage às diversas situações.

Além de apresentar os tipos de atitude metais, o livro também dá dicas preciosas para modificar aquilo que não lhe agrada e não contribui para a sua satisfação pessoal.

3. Como fazer amigos e influenciar pessoas

Se você deseja melhorar seus relacionamentos pessoais, essa é a obra certa. Produzida por Dale Carnegie, ela ensina técnicas muito interessantes para aperfeiçoar sua forma de se relacionar com os outros.

Nesse livro é possível entender, entre outros aspectos, as razões que fazem uma pessoa gostar de outra. Dessa forma, você tem a possibilidade de aprender a construir vínculos positivos e atrair amigos e colegas para a sua rede de relações.

4. Simplifique: dez práticas para por a alma em ordem

Sem dúvida, o título desse livro é bastante atrativo — e o conteúdo não deixa a desejar. Bill Hybels escreveu um passo a passo para quem deseja desacelerar o ritmo intenso da rotina e voltar seu olhar para si mesmo.

Assim, essa é uma ótima opção se você está buscando livros para desenvolvimento pessoal.

O autor compartilha sua experiência pessoal ao falar sobre como se viu preso na própria agenda. Você entenderá quais são os problemas de viver acelerado e como é possível mudar isso e conquistar mais qualidade no cotidiano.

5. Inteligência emocional

O desenvolvimento pessoal e as emoções estão intimamente relacionados. Ou seja, a capacidade de lidar com os aspectos emocionais é uma condição essencial para se aperfeiçoar como pessoa.

Essa capacidade pode ser chamada de inteligência emocional e tem, nesse livro de Daniel Goleman, um grande aliado.

O autor é psicólogo e se tornou bastante reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho. No livro, ele auxilia o leitor a entender o seu temperamento e as suas reações emocionais. A partir disso, ensina também a controlar e modificar aspectos importantes.

6. Desperte seu gigante interior

Você sabe como a neurolinguística pode ser útil na sua vida? O livro escrito por Anthony Robbins procura mostrar um raio-x de como acontece o processo de tomada de decisões e, com isso, ajudar o leitor a otimizá-lo para conquistar seus objetivos mais facilmente.

A oportunidade de entender ainda mais sobre o cérebro humano e os diversos aspectos que estão envolvidos nas decisões que tomamos possibilita o aperfeiçoamento constante.

“Desperte seu gigante interior” é um convite para alterar padrões de comportamento e realizar as mudanças pessoais que você quer.

7. Descubra seus pontos fortes

Você tem dificuldades para perceber quais são as suas qualidades? Esse é um problema muito comum. Afinal, estamos mais acostumados a identificar aspectos negativos e que precisam ser melhorados — seja na vida pessoal ou profissional.

Essa é a crítica feita pelos pesquisadores Marcus Buckingham e Donald O. Clifton no seu livro. Segundo eles, as empresas focam bastante nas fraquezas dos funcionários, em vez de reconhecer e trabalhar em seus pontos fortes.

Em contraponto, os autores acreditam que pessoas de sucesso são aquelas que focam em melhorar ainda mais as suas principais habilidades. Por isso, eles produziram esse livro para ensinar o leitor a descobrir e aprimorar os seus talentos.

8. Pai rico, pai pobre

As finanças são um contexto fundamental na vida de cada pessoa. Logo, uma obra que fale sobre esse assunto tem lugar garantido entre os livros para desenvolvimento pessoal.

A produção de Robert Kiyosaki não se trata simplesmente de dicas financeiras. Ela apresenta os principais elementos que influenciam nossa relação com o dinheiro — por exemplo, crenças e hábitos enraizados.

A leitura dessa obra é uma maneira muito interessante de quebrar o tabu acerca de temas como dinheiro e enriquecimento. Você vai tirar importantes conclusões sobre a forma como lida com as suas finanças e como poderia gerenciar melhor esse aspecto da vida.

9. A sutil arte de ligar o f*da-se

Esse é um best-seller muito conhecido atualmente. A obra, escrita por Mark Manson, propõe uma abordagem diferenciada para o tema do desenvolvimento pessoal.

Isso porque o objetivo do autor não é pregar o sucesso e o otimismo em todos os momentos. Ao contrário: a ideia é fazer uma crítica à pressão de sempre pensar positivo.

O autor propõe reflexões sobre o que está sendo importante na sua vida hoje para verificar se ela está no rumo que você deseja.

Outro objetivo com o qual esse livro pode ajudar é o de avaliar as coisas que deram errado e usá-las para sua aprendizagem e amadurecimento. Nem sempre a vida vai bem — e saber interpretar e reagir a isso é essencial.

10. As coisas que você só vê quanto desacelera

Provavelmente, você já sonhou em diminuir o ritmo frenético da rotina e aproveitar melhor as coisas que lhe fazem feliz. Infelizmente, nem sempre é fácil transformar esse projeto em realidade.

Uma maneira de se inspirar para realizar isso é lendo o livro escrito pelo mestre zen budista Haemin Sunim. Ele faz um convite para que você tranquilize seus pensamentos e observe a sua vida sobre um novo prisma. Afinal, há muitas coisas que só são percebidas quando desaceleramos.

Essas são nossas 10 indicações dos melhores livros para desenvolvimento pessoal. Inclua esses títulos na sua lista e colha os benefícios que essas obras podem trazer!

Quer mais sugestões de leitura? Conheça 5 livros para ver a vida de outra forma!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *