“Pensar fora da caixa” já é um termo famoso e comumente utilizado para inspirar o lado criativo das pessoas. A expressão foi usada pela primeira vez pelo acadêmico britânico John Adair, em 1969, e se tornou sinônimo de incentivo para que os indivíduos busquem enxergar novas perspectivas para as situações.

O pensar fora da caixa pode ser útil em inúmeras situações. Especialmente porque o pensamento inovador acaba estimulando diferentes aspectos da vida. Inclusive quando o assunto é vida profissional, negócios e finanças.

Essa técnica encoraja a sair da zona de conforto e buscar diferentes soluções, estratégias, planejamentos. Afinal, quanto mais conhecemos sobre um tópico, mais difícil é pensar diferente sobre ele. A solução para os novos pensamentos é justamente a tentativa de raciocinar de forma diferenciada.

Continue acompanhando o artigo para entender como é possível se beneficiar desse método e quais livros podem lhe ajudar na caminhada para o pensamento fora da caixa quando o assunto é vida profissional e empreendedorismo.

O que é pensar fora da caixa?

A expressão “pensar fora da caixa” é um dos ensinamentos mais divulgados por pessoas que trabalham nas áreas de motivação e desenvolvimento de negócios. A ideia central dessa estratégia é influenciar as pessoas para que elas saiam da sua zona de conforto e busquem mudar suas rotinas, ou flexibilizá-las de modo mais inteligente.

O pensar fora da caixa tem o objetivo de ajudar as pessoas a encontrar perspectivas diferentes das ideias e ações costumeiras. E, dessa forma, conseguir resultados também diferentes para as suas situações cotidianas, o que pode ser estendido para qualquer setor da vida.

Por que é difícil pensar fora da caixa?

Os seres humanos são criaturas de hábito e a maioria de nós prefere manter-se no conforto de rotinas familiares. Pensar fora da caixa pode significar desafiar crenças e hábitos antigos – admitindo, inclusive, que alguns desses hábitos podem estar errados e/ou ultrapassados.

Dentro do mundo dos negócios, por exemplo, a maioria das empresas evitam os riscos que podem ter um efeito negativo em seus lucros. Mas, em alguns casos, esses riscos são necessários para o crescimento do negócio.

Apesar da chance de fracasso e rejeição, os riscos são essenciais para o crescimento em um nível pessoal e profissional.

Outro ponto que dificulta o desenvolvimento de um pensamento fora da caixa é o fato de muito se falar sobre esse estímulo, mas pouco ser mostrado sobre como criar estratégias para efetivamente pensar fora da caixa.

5 livros que lhe ajudam a ver a vida de outra forma

A maioria dos empreendedores, por exemplo, sabe que criatividade e inovação são aspectos fundamentais para o desenvolvimento de um bom negócio. Mas esses pontos são importantes para fortalecer todas as áreas da vida, inclusive entre aqueles que não empreendem.

Por isso, diversos livros de empreendedorismo abordam a temática do pensar fora da caixa. Selecionamos para o artigo de hoje 5 títulos que podem contribuir para o seu aperfeiçoamento do pensar fora da caixa, buscando criar novas linhas de raciocínio, bem como novas experiências.

Conheça cada um deles a seguir!

1. “Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman!”, de Richard P. Feynman

O livro é a autobiografia de Richard Feynman, físico ganhador do Prêmio Nobel e conhecido por ser um homem brilhante. Afinal, ele resolveu alguns dos problemas mais complexos de nossos tempos.

O título mostra as aventuras interessantes e incomuns de Feynman, com cada capítulo apresentando uma história diferente e funcionando como poderosas lições sobre a mente criativa dos inovadores.

2. “O Poder de Pensar Fora da Caixa”, de William N. Thorndike Jr.

O livro “O Poder de Pensar Fora da Caixa” é uma das obras mais reconhecidas e citadas sobre o pensar fora da caixa. Nele, são apresentados oito histórias de grandes executivos que superaram problemas extremamente complicados ao adotarem pensamentos e estratégias diferentes do que tenderiam a fazer.

A obra é ainda mais interessante porque expõe as características e métodos que ajudaram esses empreendedores a obterem os resultados positivos. Assim, ele acaba servindo como um grande guia para o cultivo do pensamento fora da caixa.

3. “O Homem em Busca de um Sentido”, de Viktor Frankl

Em “O Homem em Busca de um Sentido”, Viktor Frankl escreve sobre o poder do significado. A primeira metade do livro foi escrita durante seu tempo em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, quando o autor diz ter descoberto que as pessoas que que tinham coisas significante em suas vidas, tinham uma chance melhor de sobreviver.

Segundo Viktor, quem não tem propósitos claros tende a desistir com mais facilidade. E esses mesmos princípios se aplicam aos negócios, à vida profissional e à vida financeira de qualquer pessoa.

4. “Fora de Série”, de Malcolm Gladwell

A obra de Malcolm Gladwell é frequentemente indicada para as pessoas que querem entender um pouco mais sobre os motivos que levam alguém a ter sucesso em suas empreitadas, enquanto outras pessoas não têm a mesma “sorte”.

Grande parte dos estudos do livro são baseados em personalidades conhecidas pelo prestígio profissional. É o caso de nomes como Mozart, Bill Gates, entre outros.

O autor busca explicar que o sucesso não vem do nada. E, em regras gerais, os resultados positivos são conquistados com muito esforço, além de uma conjuntura de fatores.

5. “Tempo de Pensar Fora da Caixa”, de Ricardo Neves

Com esse título bem definido, o “Tempo de Pensar Fora da Caixa” permite aos leitores diversas reflexões e análises sobre os padrões e imposições sociais que acabam aprisionando muitas pessoas.

Trazendo exemplos de situações de grandes organizações e como essas companhias conquistam reconhecimento, o autor mostra como é possível alcançar o auge da economia de conhecimento. Segundo ele, este conhecimento é fundamental na realidade em que estamos inseridos.

Conclusão

Essas leituras podem contribuir bastante para o desenvolvimento de pensamentos que fujam do senso comum. Elas são, inclusive, a base para a conquista de resultados diferenciados. Todas elas agregam (e muito) para o dia a dia de qualquer pessoa.

Há, ainda, diversos outros títulos nacionais e internacionais que ajudam nesse processo de iniciar uma nova trajetória para além da zona de conforto. E, consequentemente, para uma nova forma de pensar situações, resolver problemas e encontrar soluções.

Portanto, se você deseja começar a pensar fora da caixa e se desenvolver profissional, pessoal e financeiramente, escolha alguns destes livros para ler. Você não irá se arrepender!

Curtiu o conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude também os seus amigos a pensarem fora da caixa!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *