Você é o tipo de pessoa que trabalha, paga suas contas, faz compras no mercado, compra alguns itens que deseja ou precisa e, no final do mês, se pergunta sobre onde foi parar o seu dinheiro, conquistado a base de muito trabalho? Se você se identificou com esta situação ou conhece alguém que faz esta mesma pergunta todo fim de mês, não se preocupe: este cenário é mais comum do que se pode imaginar.

No Brasil, é frequente encontrar pessoas que simplesmente não sabem direito o que fazer com seu dinheiro, como lidar com ele e organizá-lo ao longo do mês. Neste contexto, os gastos acabam saindo do controle e muitos dos sonhos de consumo são engavetados, como viajar o mundo, começar uma pós-graduação ou comprar uma casa.

Isso tudo se dá por falta de educação financeira – que não costumava ser uma questão muito difundida em nossa cultura até pouco tempo atrás. Apesar disso, saiba que existem maneiras de reverter este cenário de descontrole e desorganização financeira através da mudança do mindset financeiro.

Quer saber como? Então continue a leitura e conheça 4 dicas essenciais para começar a mudar o seu mindset financeiro e dar os primeiros passos rumo ao equilíbrio e à sua prosperidade financeira.

Consciência financeira

Ter consciência financeira é o primeiro passo para mudar o mindset financeiro e criar novos –e mais saudáveis – hábitos quando o assunto é lidar com o dinheiro. É a partir dessa reeducação sobre dinheiro que você consegue ter renda suficiente para fazer suas escolhas ao longo do tempo.

Mantendo uma boa organização das suas finanças e planejando-se financeiramente, você descobre que tem condições de escolher seu estilo de vida – sem abrir mão daquilo que lhe dá prazer – e até mesmo realizar seus sonhos de curto, médio e longo prazo.

Mudar hábitos ruins, no entanto, não é uma tarefa fácil. Por isso, confira a seguir 4 passos que podem ajudar você nesta mudança:

1. Dê um passo por vez

Se você vem de um histórico de problemas com dinheiro, com dívidas contraídas, comportamento de consumo compulsivo, entre outros, precisa – em primeiro lugar – ter a vontade de mudar.

Também é importante saber dar um passo por vez para alterar seu mindset financeiro. Você pode descobrir como fazer isso por meio do Método Kaizen (clique aqui e confira).

Saiba que é possível mudar por completo seu estilo de vida alterando sua consciência financeira, mas é precisa entender que isso não acontecerá da noite para o dia. É preciso paciência e determinação.

2. Disponha-se a mudar suas crenças

É comum que pessoas com dificuldades financeiras possuam crenças negativas sobre dinheiro. Seja pensar que dinheiro vem de forma difícil e vai embora rápido, pensar que muito dinheiro é algo inerente a pessoas gananciosas, e tantas outras crenças que sabotam a mente de muita gente.

As nossas crenças fundamentais e subconscientes são o que guiam nossas ações e acabam criando um ciclo mental repetitivo. Seu cérebro funciona em prol de tentar provar a si mesmo que uma crença está correta, mesmo que não faça sentido.

Por exemplo, se você tem uma crença ainda de criança de que escorregadores são perigosos, sua mente vai sempre trabalhar para que você veja provas dessa crença e, de alguma forma, você pode sempre se deparar com situações nas quais crianças caiam do escorregador, mesmo que esta seja, de fato, a exceção.

Com dinheiro é a mesma coisa. Se você tem crenças negativas enraizadas em algum lugar sombrio de sua mente, é hora de tomar consciência disso e fazer um esforço para mudar. Permita-se a mudar e alterar suas percepções, escolhendo crenças sobre dinheiro que sejam construtivas para você e para a mudança do seu mindset financeiro.

3. Defina seus objetivos

Perceba quais são seus objetivos de vida ou seus sonhos. Anote-os ou tenha-os bem claros em sua mente. Defina planos para realizar e pense em prazos.

Começar a caminhar no sentido de seus objetivos é uma forma de aprender a lidar com dinheiro. Dessa forma, você passa a economizar para poder realizar suas metas e a planejar o seu futuro – e as suas finanças.

Se o seu desejo é comprar um carro novo, pesquise os preços, escolha o modelo, defina um prazo para alcançar esta meta e comece a economizar.  A calculadora de sonhos do Blog de Valor pode ajudar você a planejar seus objetivos e sonhos.

4. Informe-se e aprenda!

Mudar pode ser um desafio, em muitos sentidos e nas mais diferentes áreas da vida. Mas se você quer desenvolver sua consciência e mudar o mindset financeiro, pode fazer um esforço para realizar estas mudanças a partir da informação e do aprendizado.

Procure ler livros, artigos sobre finanças e investimentos, vídeos no YouTube – como o canal do Blog de Valor – e permita-se aprender mais sobre bons hábitos financeiros. Este aprendizado lhe dará mais suporte para mudar seu mindset financeiro e a sua vida como um todo.

A chave para a mudança, no entanto, não está apenas no conhecimento teórico, mas sim na aplicação de tudo o que é aprendido na prática. Dê os primeiros passos e, em pouco tempo, você conseguirá mudar seu mindset financeiro e caminhar a passos largos rumo ao equilíbrio das suas finanças, ao sucesso financeiro e à liberdade e independência financeira que você sempre desejou.

Gostou deste artigo? Então aproveite e leia também nosso artigo com 8 dicas para economizar no dia a dia.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

 

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *