Há um mercado onde são aceitas, apenas, transações em que a entrega das mercadorias é feita de forma imediata e o pagamento deste processo é feito à vista. Estamos falando do mercado spot, no qual estas transações são legalizadas por meio de um contrato spot.

Assim, diferente das transações de mercados futuros, derivativos e opções, o contrato spot é uma negociação mais simples, sendo empregada mais vezes em ativos duráveis (sem grandes modificações no decorrer do tempo), como prata, petróleo, ouro e outros commodities.

Neste artigo, falaremos sobre como esse tipo de contrato é super útil nas operações de curto prazo, pois não são exigidas garantias de capital extra para as transações. Leia até o final e aprimore o seu conhecimento sobre finanças e mercado financeiro.

O que é contrato spot?

O contrato spot é um contrato de compra ou venda de um título, mercadoria ou moeda. Nesta operação, a transação precisa ser, necessariamente, à vista.

A liquidação deve ser imediata e na data exata. Normalmente, a data de entrega é colocada como “D+2”, ou seja, dois dias úteis após a data do acordo financeiro. O preço ou a taxa de liquidação que estiver no contrato é chamado de preço spot ou taxa spot. Assim, podemos afirmar que é um tipo de contrato à vista.

Este contrato possui diferenças se comparado com o contrato futuro ou com o contrato a termo. Nestes dois últimos, os termos são decididos no momento da transação. Entretanto, a entrega e o pagamento só irão ocorrer depois, em uma data futura, e não dois dias após, como está no contrato à vista.

Exemplos de contratos spot

Como exemplos de contratos spot que são mais comuns no mercado, podemos citar: o contrato spot de títulos, energia elétrica, gás, commodities e câmbio (forex spot).

Todos estes tipos de contratos spot são muito utilizados quando o mercado em questão necessita de recursos financeiros com certa urgência ou quando os preços dos produtos estão muito altos.

Taxas spot e taxas a termo: suas diferenças

E quais as diferenças entre taxas spot e taxas a termo? Iremos lhe explicar com um simples exemplo.

Se uma empresa quer comprar suco de limão o mais rápido possível, ela utilizará o contrato spot e pagará uma taxa spot para receber o suco em dois dias ou em um tempo bem curto. 

Todavia, se a mesma empresa decidir comprar o suco e que vai colocá-lo nas lojas 6 meses depois, o ideal é ela utilizar um contrato a termo para legalizar a transação, comprando os sucos com uma taxa a termo. Se ela fizer a transação através de um contrato spot, o suco pode estragar antes de ser colocado para venda.

Em uma determinada ação, por exemplo, a diferença entre a taxa spot e a taxa a termo geralmente corresponde aos dividendos que serão pagos no período, nos quais são subtraídos os juros a serem pagos sobre o preço de compra.

Se houver outra distinção nesses preços, iria render uma oportunidade de arbitragem e lucro sem risco. Esta poderia ser rapidamente aproveitada e corrigida. 

Porém, se for uma commodity perecível ou flexível, não é permitido essa arbitragem, pois o custo de armazenamento é muito maior do que o preço futuro esperado da commodity. Aqui, as taxas spot podem ser bastante voláteis, e não dependem das taxas a termo.

O contrato spot promove uma negociação menos complexa

O contrato spot é um conceito mais que fundamental no mercado financeiro e super importante na compra e venda de títulos, mercadorias ou moeda. 

Ele é a chave fundamental do mercado spot, onde os preços spot que fazem parte das transações devem ser liquidados imediatamente e no dia que estiver no contrato.

Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre o mercado financeiro, finanças, investimentos e ler mais conteúdos como este, inscreva-se em nossa newsletter! A educação financeira pode mudar a sua vida.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *