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Se você tem uma empresa ou um produto específico e pretende efetuar vendas para o Brasil todo, seja por meio de uma loja virtual ou até pelas redes sociais, sabe que terá que contar com o serviço das empresas que entregam encomendas. Mas, qual a melhor opção para fazer entregas: Correios ou transportadora?

Essa dúvida é muito comum, principalmente entre os empreendedores. Poucos sabem as reais diferenças entre essas duas formas de entrega. Mas, na prática, as duas são muito eficientes e tem suas vantagens e desvantagens.

Quer saber qual é o melhor para seu negócio? Então leia o artigo e descubra qual das duas lhe trará mais benefícios!

Quais as vantagens e desvantagens dos Correios?

Todo mundo conhece os Correios e já precisou dos serviços da empresa, seja para enviar ou receber encomendas. Entenda agora as vantagens e desvantagens dos Correios.

Vantagens dos Correios

Os Correios atuam no país desde 1969, ou seja, é uma empresa consolidada no mercado. Ainda, as pessoas costumam confiar mais quando a entrega é feita pelos Correios.

A empresa atua em todo o território nacional, o que permite que empreendedores vendam seus produtos para pessoas de todos os cantos do país, sem limitação.  Ainda, é possível rastrear os pedidos e pedir para que, quando o entregador saia para entregar seu pedido, seja avisado via SMS tanto ao remetente quanto ao destinatário.

Há a possibilidade de pagar por seguro contra roubo, dano ou extravio. Se o seu produto é de alto valor ou muito frágil, isso pode ser interessante. Como tem profissionais em todo o território nacional, dificilmente você terá problemas para entregar ou receber produtos em épocas que as demandas aumentam, como o Natal.

Esses fatores fazem com que as pessoas e empresas confiem na empresa. Outro ponto positivo é a diversidade de modalidades de frete, como Sedex, PAC, carta registrada, etc. Isso permite enviar os produtos no tempo certo e escolher o melhor valor para pagamento.

Se você for pessoa jurídica, o frete pode sair mais barato, principalmente se tem grande volume de entregas. Assim, o lojista consegue controlar melhor seus envios e economizar mais.

Desvantagens dos Correios

Nenhuma empresa é perfeita. Apesar de passar segurança para o consumidor e ser eficiente, alguns pontos negativos sempre existirão. Não se esqueça que o Correios é uma empresa pública. E, assim como muitos órgãos públicos, greves podem acontecer e atrasar suas entregas.

Apesar das várias formas de entrega, sendo algumas bem acessíveis para o bolso de todos, o baixo valor pode significar uma entrega demorada, o que pode chatear seus clientes.

Os Correios também não entregam pacotes exatamente em todos os cantos do Brasil. Se a pessoa que pediu seu produto vive em uma área considerada de risco ou que não seja mapeada, pode haver riscos de seu produto nao ser entregue. Nessa situação, o seu cliente precisa ir até a agência mais próxima retirar o produto, o que pode ser um incômodo.

Os Correios também possuem restrições de peso e tamanho dos produtos e das embalagens. As entregas dependem de um prazo, o que geralmente não acontece com as transportadoras.

Quais as vantagens e desvantagens da transportadora?

As transportadoras se tornaram mais comuns com o aumento das lojas virtuais, principalmente das grandes redes. Estabelecimentos como Saraiva, Amazon, Americanas e Submarino, dentre outras utilizam essa forma de entrega para enviar seus produtos aos compradores.

Confira a seguir as vantagens e desvantagens das transportadoras.

Vantagens da transportadora

As transportadoras são empresas especializadas em entregas comerciais. Se você escolher uma boa empresa, dificilmente terá problemas com as entregas.

Como são empresas privadas, existem inúmeras no mercado. O que é bom, pois se você tiver problemas com uma empresa, poderá contratar outra.

Diferentemente dos Correios, as transportadoras apresentam menor risco de greves, o que evita aborrecimentos e atrasos. A greve pode ocorrer em uma empresa específica, bastando contratar outra para concluir o serviço. Uma greve geral da classe é extremamente improvável.

Outra vantagem é que existem transportadoras que fazem entregas expressas em grandes cidades, o que deixa o serviço muito mais rápido e beneficia seus clientes.

Se o seu negócio for grande ou tem chances de aumentar muito a demanda, você pode contratar uma transportadora para trabalhar exclusivamente para seu negócio. Transportadoras podem ter alcance regional, estadual ou nacional. Por isso, analise bem antes de escolher a empresa.

Outro ponto positivo é a possibilidade de negociação. Os contratos feitos com as transportadoras são flexíveis e dão permissão para negociações e expansões.

Desvantagens da transportadora

O serviço de atendimento ao cliente das transportadoras é um ponto fraco dessas empresas. Muitas empresas não possuem via alguma de contato com o comprador. Ou seja, se houver algum problema, o cliente deve lhe contatar, cabendo a você entrar em contato com a transportadora para solução da demanda.

Isso pode deixar o serviço mais lento e deixa a responsabilidade inteira para a sua empresa, que precisa mediar os transtornos de entregas e rastreamento de objetos, por exemplo. Ainda, vale citar que algumas transportadoras não têm serviço de rastreamento.

O comprador pode perder a confiança sem esse serviço. Nesses casos, você precisa contratar uma outra empresa para fazer esse trabalho.

Outro ponto a ser observado é o preço do frete, que pode ser muito mais caro se comparado aos Correios. Esse fator pode encarecer a compra, o que pode fazer o consumidor desistir de adquirir seu produto.

Alguns acreditam que as transportadoras trabalham junto com os Correios. Contudo, são duas empresas distintas.

As transportadoras têm veículos particulares e entregam na residência do comprador. Portanto, não entregam as encomendas nas agências dos Correios para posterior retirada.

Correios x transportadora: qual escolher?

Como visto, tanto uma quanto a outra opção tem pontos bons e ruins a serem observados. Ainda, cabe mencionar alguns pontos antes de escolher qual a melhor para sua empresa.

O primeiro fator é analisar seu negócio. Veja a quantidade de clientes e de entregas feitas. Se você em um marketplace, por exemplo, uma transportadora pode ser eficiente. Por outro lado, se você for um pequeno empreendedor, os Correios podem suprir sua necessidade.

Observe o prazo das entregas, o volume de suas vendas e as possibilidades de negociação com as duas alternativas. A questão financeira, como seu custo, o valor do seu produto, do frete e do quanto você dispõe devem ser levados em consideração também.

Afinal, devo utilizar os serviços dos Correios ou de uma transportadora? Em resumo, as duas alternativas têm seus lados positivos e negativos, mas operam de maneiras diferentes.

Cabe a você analisar o seu negócio, as opções disponíveis, os custos e verificar qual será a que melhor atende às suas necessidades. Por isso, pesquise a respeito, veja as opções de transportadoras e faça a melhor escolha para sua demanda, com calma e precisão.

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