Prospectar novos negócios é uma das principais formas de começar um empreendimento com potencial de sucesso. Quem deseja ter o seu próprio negócio e trabalhar para si mesmo precisa identificar os nichos de mercado mais lucrativos antes mesmo de lançar oficialmente a sua empresa.

Além disso, é fundamental que os empreendedores possuam estratégias de prospecção de clientes, também desde o início do projeto. Tudo isso a fim de garantir as vendas necessárias que contribuem para a construção da confiança e do respeito que ajudam na formação da imagem de um novo negócio.

Para entender um pouco mais sobre como as abordagens de prospecção de novos negócios ajudam no direcionamento certo de um novo empreendimento, continue a leitura do artigo. Aproveite e confira também algumas dicas de como prospectar clientes corporativos para o seu negócio.

O que é a prospecção de negócios?

Quando se trata de criar novos negócios, o primeiro grande desafio de um empreendedor é procurar o tipo de empreendimento no qual ele investirá. Essa escolha deve ser baseada em muito estudo de mercado e na busca pelo seu próprio nicho de atuação.

Com essa definição, a prospecção dos negócios que farão parte da empresa é um passo fundamental para criar um planejamento consistente, que identifica oportunidades e clientes em potencial, também conhecidos como prospects. O objetivo da prospecção é desenvolver um banco de dados de prováveis projetos, na esperança de convertê-los em benefícios reais para a sua empresa.

O significado original da prospecção é a busca por mineração de ouro. Nesse caso, os garimpeiros faziam o trabalho de pesquisar onde o ouro estava e poderia ser encontrado. E, assim como os prospectores originais, os empreendedores também precisam identificar “onde está o seu ouro”.

Como prospectar clientes corporativos?

Quando falamos em prospectar clientes corporativos nos referimos justamente aos possíveis contratos de novos negócios que o seu empreendimento pode fechar. Esses clientes – que podem ser parceiros, fornecedores, entre outros – são fundamentais para contribuir com o crescimento da sua empresa, inclusive para trazer consumidores para  seu negócio.

Entre as formas de prospectar clientes corporativos, destacamos:

  • Uso de sites, redes sociais e plataformas profissionais, como o Linkedin;
  • Indicação de profissionais do mercado;
  • Feiras e exposições referentes ao nicho do seu negócio;
  • Pesquisa da concorrência

É claro que há outras estratégias para a prospecção de clientes corporativos. Mas lembre-se que as novas perspectivas de negócios têm mais probabilidade de aumentar seu nível de engajamento quando o empreendedor demonstra que tem propriedade sobre o seu negócio. E que também se importa com seus clientes de forma geral.

5 dicas para prospectar novos negócios

Ideias de negócios inovadores não surgem do nada. Na maioria das vezes, inclusive, é preciso muita dedicação e estudo de mercado para chegar a um plano ideia de empreendimento que terá sucesso.

Nesse processo de pesquisa e criação, portanto, também é necessário descobrir como fechar novos negócios e encontrar clientes em potencial.

A maioria dos especialistas garante que iniciar conversas com clientes em potencial é a parte mais crucial para aumentar os negócios. Ter diferentes abordagens também é importante. Afinal, as situações não são iguais e pedem conceitos e táticas diferentes.

Por isso, algumas dicas podem ajudar o empreendedor a prospectar novos negócios de maneira mais direta e assertiva. Confira a nossa seleção:

1. Tenha uma boa lista de possíveis negócios

Faça uma boa lista dos potenciais negócios que você pode fechar, enumerando quem são esses parceiros, como eles podem contribuir para o seu empreendimento e como você pode contribuir para esse negócio.

2. Crie um script qualificado

Defina um roteiro para guiar a sua conversa com esses potenciais contratos a serem fechados. Na maioria dos casos, os scripts são criados com base em perguntas abertas que o empreendedor deve fazer durante a reunião com o possível parceiro.

Lembre-se também que o seu roteiro precisa responder às perguntas de interesse do seu negócio e do que você espera ao fechar aquele contrato.

3. Faça contato com os clientes

Esperar que o negócio que você precisa fechar venha até você é, praticamente, sinônimo de fracasso. É muito raro, inclusive, que os clientes, mesmo os corporativos, venham até você por livre e espontânea vontade.

Portanto, tome a iniciativa e entre em contato com eles. Lembre-se que é o seu empreendimento que está à procura de novos negócios, então nada mais justo o que se mexer e ir em busca deles.

Esse contato pode ser feito através do telefone, email, redes sociais e até mesmo pessoalmente. Lembre-se então que não há uma regra exata, e sim a forma mais viável para ambos.

4. Defina metas razoáveis ​​de prospecção

Defina uma meta para quantos clientes em potencial você precisará para fechar os negócios que deseja. A ideia não é atirar para todos os lados, muito menos fechar mais contratos do que você realmente pode cumprir.

Tenha metas e definições sobre os negócios que você precisa fechar e foque neles.

5. Acredite no seu potencial

Passar confiança em uma reunião de negócios é fundamental para um resultado positivo no final. Mesmo que a sua empresa seja iniciante, demonstrar domínio sobre o empreendimento, confiança, clareza e foco nos objetivos são quesitos sempre muito avaliados pelo cliente que está pensando em fechar um contrato.

Seja positivo, realmente acredite que o seu empreendimento terá sucesso. E, claro, passe essa impressão (e essa energia) para os potenciais clientes. Não se esqueça disso!

A prospecção de novos negócios não é uma ciência exata. Por isso, o ideal é sempre testar diversas táticas em diferentes situações, a fim de encontrar qual a melhor forma de encontrar e atrair clientes que podem fechar bons negócios com a sua empresa.

Além dos resultados, você pode economizar tempo e maximizar seus números investindo nos processos, atividades e habilidades certos no jogo da prospectar novos negócios.

Aliás, você também aumenta as chances de criar relacionamentos valiosos para o seu empreendimento e transformar clientes em potencial em verdadeiros parceiros que entendem as suas necessidades. E que contribuem para o sucesso e crescimento da empresa a longo prazo.

Se você é um empreendedor que está buscando prospectar novos negócios, seguir estas 5 dicas pode ser uma decisão acertada a se tomar. Pense nisso e mãos à obra!

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Autor

Equipe André Bona

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