Acabei de abrir a minha empresa. O que devo fazer?”. Essa é uma das grandes dúvidas dos empreendedores que concluíram o processo de abertura de uma nova empresa.

Formalizar o negócio e conquistar o objetivo de se tornar um empresário realmente merece comemoração. Mas saiba que de agora por diante você terá muito trabalho.

Além de executar seus serviços e vender seus produtos a níveis de excelência, você terá que lidar com questões burocráticas e legais, operacionais e de planejamento. Mas fique tranquilo: com muita dedicação você chega ao topo!

Quer saber quais os próximos passos que você deve tomar após a formalização do negócio? Leia o artigo e descubra como ter uma empresa de sucesso. Vamos lá?

Trabalhar com o que ama

Por que eu decidi abrir a minha empresa” é uma pergunta que você deve fazer para si mesmo, todos os dias. E a resposta para essa pergunta pode direcionar a sua trajetória como empresário.

Quando você abre um negócio que envolve uma atividade que você realmente ama, com certeza será mais fácil lidar com as tarefas e compromissos. Afinal de contas, aquela é a sua paixão, certo? Nada será uma obrigação. Na maioria dos casos, será um prazer.

Mas e quando você não ama profundamente o que faz, embora o retorno financeiro seja interessante? Neste caso, você necessita de um pouco mais de disciplina – o que falta em muitos empreendedores.

O novo empresário deve estar preparado para os obstáculos e ser assertivo sobre o seu desejo de fazer o negócio crescer. Lembre-se de que você é o único responsável pelo seu sucesso.

Desanimar no meio do caminho é comum. No entanto, a firmeza no propósito e na realização dos objetivos é o caminho no qual você precisa se basear.

Você precisa ter um plano de negócios

Antes de abrir uma nova empresa, o ideal é que você já possua um plano de negócios em mãos. Este documento é o principal responsável por nortear suas ações financeiras e operacionais.

Se você não tem um plano elaborado, saiba que é a primeira coisa que deverá ser feita caso você queira compreender, de fato, como ter uma empresa de sucesso.

O plano de negócios revela toda a estrutura da empresa. Lá são informados os detalhes do planejamento financeiro e operacional como, por exemplo, a previsão de lucro. Informações sobre investimentos, capital de giro e fluxo de caixa também devem ser relacionados.

Portando um plano de negócios, a sua empresa tem muito mais chances de obter o sucesso desejado.

Qualificação e capacitação são de extrema importância

Ah, consegui abrir a minha empresa. Agora não preciso me preocupar com estudos”. Este pensamento é um grande engano. A partir do momento em que um novo negócio se inicia, amplia-se a necessidade de buscar qualificação e capacitação profissional, tanto por parte do time gestor como pelos colaboradores.

Manter-se antenado junto às novidades do mercado permite que você destaque-se da concorrência. Igualmente, oferece subsídios para a resolução de problemas de forma criativa e assertiva.

Lembre-se: com uma boa bagagem teórica é possível identificar ocorrências com mais clareza – o que permite tomar decisões importantes de forma ágil.

O lucro pode demorar um pouco para vir

Um dos grandes erros relacionados a como construir uma empresa do zero está na sede pelo lucro. Pensamentos deste tipo podem gerar frustração e, dependendo da falta de planejamento antes de abertura, na falência do negócio.

Vamos imaginar que você saiu do emprego e investiu todo o seu dinheiro na nova empresa. Sem salário, espera – já no primeiro mês – pagar as contas com a despesa negócio. Desculpe lhe dizer, mas dificilmente você conseguirá.

Os novos negócios precisam de tempo para se adaptar e se firmar no mercado. Além disso, nos primeiros meses todo o valor obtido através da venda de produtos e serviços será destinada ao retorno do investimento.

Há casos em que o lucro real do negócio é observado após 10, 11 meses – até 1 ano após a abertura. Nesta fase, persistência, foco e organização são fundamentais.

Controle financeiro é primordial

Assim como o plano de negócios que mencionamos no início do artigo, o controle financeiro é um dos pilares oriundos da reflexão sobre ‘’o que fazer depois de abrir a empresa’’.

Uma vez com a empresa aberta, você deve delimitar bem as finanças pessoais e corporativas. Misturar os controles e utilizar dinheiro pessoal como sendo da empresa, e vice-versa, é o caminho mais curto para a falência.

Logo de início, determine um valor fixo de retirada mensal, que deverá ser pago juntamente ao salário dos funcionários. Se precisar de auxílio para realizar esse cálculo, o suporte de um serviço contábil é de grande valia.

Lembre-se de organizar também as despesas fixas e variáveis do seu negócio. Essas retiradas também devem ser realizadas. Em hipótese alguma faça retiradas fora das datas definidas, bem como além do valor planejado.

O controle financeiro é um dos principais pilares de uma empresa de sucesso.

Você deve manter um capital de giro

Ao saber como construir uma empresa do zero, você também precisa estar atento ao capital de giro. Este montante é crucial para o bom andamento da sua empresa.

Quando de dinheiro eu preciso para abrir a minha empresa e mantê-la no primeiro ano?”. Faça essa reflexão. O ideal é manter um capital de giro para 1 ano de operação.

Afinal, é no primeiro ano de vida que a empresa está se adaptando ao mercado e conhecendo seu público. Possuir um valor disponível para custear as despesas é muito importante.

Destacar-se da concorrência valoriza o seu negócio

Tentei abrir a minha empresa mas não venci a concorrência.” Essa é outra frase comum entre os novos empresários, principalmente os que não possuem profunda experiência no mundo comercial e corporativo.

Neste caso, deixamos uma reflexão: o que você faz para diferenciar-se do seu concorrente?

Para que o consumidor se interesse pela sua marca, ele deve se deparar com algo novo, atraente e diferente do que ele já vê por aí. A partir daí, ele agregará valor ao negócio e, consequentemente, o considerará como opção principal, sempre que precisar.

Oferecer os melhores produtos, criar uma apresentação instigante, trabalhar em diferenciais e estratégias de fidelização estão entre os assuntos que você precisa se aprofundar. Aqui no blog temos um artigo bem bacana sobre isso.

A caminhada depois de abrir a sua empresa é longa e requer atenção. Estudo, planejamento, persistência e força de vontade são requisitos essenciais para o sucesso do negócio. Por isso, fique ligado em todos os passos.

Esperamos que tenha gostado do artigo! Compartilhe e ajude seus amigos empreendedores a darem os próximos passos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *