Quando uma empresa cresce significa que clientes aprovam seus produtos e/ou serviços. E convenhamos que fazer um pequeno negócio crescer não é fácil.

Seja uma startup ou uma organização já consolidada, o sucesso não acontece da noite para o dia. São necessários tempo, esforço, dedicação e paciência.

Se a tarefa não é fácil, em épocas de crise torna-se ainda mais árdua. Mas, ser árdua não significa que é impossível.

Exatamente por isso que, neste artigo, separamos 6 dicas que irão ajudá-lo a fazer seu pequeno negócio crescer e decolar. Continue a leitura e saiba mais!

1. Defina metas

Não adianta fazer seu pequeno negócio crescer pelo simples fato de que você quer ter uma empresa maior ou com mais clientes. Quanto maior o porte da empresa ou mais clientes ela possui, mais gastos são necessários para manter sua estrutura.

Por isso, o primeiro passo é saber para onde você quer ir com seu negócio, ou seja, é fundamental ter metas que o direcionem. Sem elas, será impossível saber se sua empresa está caminhando rumo ao objetivo certo. Ao definir as metas, tenha em mente que elas precisam ser realistas e atingíveis.

2. Defina um orçamento e mantenha-se focado a ele

Cada centavo conta quando queremos fazer um negócio crescer. Portanto, ter um controle financeiro e garantir que o orçamento seja realista são dois itens essenciais para o sucesso. Na prática, isso significa olhar para cada item de despesa e fazer uma avaliação daquilo que é realmente necessário.

Depois de criado o orçamento, seja comprometido a cumpri-lo. Entendemos que isso exige muita disciplina e por isso é importante definir as metas, pois elas darão um direcionamento para o negócio (e mais foco no orçamento).

3. Defina funções e atribuições

É comum vermos casos de empresários de pequenas empresas que querem abraçar o mundo. Algumas vezes isso ocorre por excesso de proteção e, em outras, porque existe dificuldade em delegar.

No começo, querer fazer tudo sozinho, ou abraçar o maior número de responsabilidades, pode até funcionar. No entanto, não é algo sustentável a médio prazo. Para fazer seu pequeno negócio crescer, entenda que você precisa confiar nos seus funcionários ou terceirizados.

A dica aqui é desenvolver um quadro de cargos com suas respectivas funções, atribuições e salários. Comece olhando para seu negócio hoje e imagine funções necessárias num curto prazo. Conforme a empresa cresce você vai preenchendo as vagas que forem necessárias para apoiar o crescimento.

Não esqueça que ter planejamento financeiro, controle do orçamento e do fluxo de caixa são três itens essenciais para se atentar à medida que novas vagas forem surgindo. Lembre-se que na contratação de um novo funcionário o orçamento de RH deve prever não apenas os salários, mas também encargos e benefícios.

4. Esteja atento ao que seus clientes falam

Seu negócio existe porque tem clientes. Exatamente por isso que o feedback deles com relação aos seus produtos/serviços e atendimento é uma ferramenta essencial para avaliar o desempenho da sua organização.

O conhecimento da opinião dos seus clientes fará com que você consiga inclusive aprimorar os produtos e/ou serviços que oferece. Se for o caso, incentive seu público a escrever reviews ou a responder pesquisas de satisfação. Isso facilita o desenvolvimento de produtos e serviços adequados às demandas atuais do mercado.

Ao entender as áreas em que sua empresa precisa melhorar suas ações para fazer seu pequeno negócio crescer serão muito mais assertivas. Como consequência, você ganhará tempo e economizará um dinheiro que gastaria em algo que poderia não trazer o resultado esperado.

5. Utilize o empréstimo como investimento

Muitos empreendedores no começo da jornada têm receio em pegar dinheiro emprestado. Todavia, quando um empréstimo é solicitado para ser empregado nos recursos certos, ele atua como um aliado ao crescimento da empresa.

Entenda que, para fazer seu pequeno negócio crescer, será necessário, uma hora ou outra, investir em máquinas ou equipamentos. Um empréstimo empresarial é uma excelente opção para não comprometer o caixa nem as reservas financeiras.

Optar por linhas de crédito com taxas e prazos que se adequem ao seu negócio também é uma ótima opção para ter capital de giro para a realização de investimentos. No entanto, claro que o assunto tem suas ressalvas.

Aqui não estamos falando que o empréstimo é a saída para fazer seu negócio crescer. Ele pode, sim, funcionar como uma alavanca, mas para isso não esqueça de analisar como o dinheiro será utilizado, a capacidade da empresa para pagar as parcelas em dia e condições como prazo, taxa de juros, histórico da instituição financeira, entre outros itens.

Para ajudá-lo neste tópico, recomendamos o artigo: Como conseguir empréstimo para minha empresa?

6. Foque no desenvolvimento de seus colaboradores

Construir uma equipe eficaz é a chave para garantir que empresas prosperem. Desse modo, para fazer seu pequeno negócio crescer inevitavelmente você terá que investir no quadro pessoal.

Uma das melhores maneiras de motivar funcionários é dar a eles um senso de propósito. Eles não devem sentir que precisam trabalhar por trabalhar, mas sim devem ter a certeza de que pertencem a algo maior que eles mesmos (isso fará com que vistam a camisa e, consequentemente, tornem-se mais produtivos).

Além disso, invista em competências técnicas, proporcionando aos seus colaboradores cursos de formação/atualização e enviando-os a eventos e palestras. Não esqueça também das competências comportamentais, as quais possuem igual valor e importância.

Concluindo

Se por um lado fazer o pequeno negócio crescer é uma tarefa árdua, por outro, o resultado traz muitas satisfações. Neste artigo trouxemos seis dicas para ajudá-lo a conquistar seus objetivos e transformar sua empresa em algo maior.

Para encerrar, chamamos sua atenção para o pensamento estratégico e o pensamento tático. Ambos são necessários para quem quer alavancar não apenas seu negócio, mas também sua carreira. Se o conteúdo interessar a você, não deixe de ler o artigo sobre Pensamento estratégico e pensamento tático: ferramentas para alavancar carreiras e empresas.

Esperamos que você consiga aplicar as dicas deste post para fazer seu pequeno negócio crescer. E não esqueça que em nosso site sempre temos materiais para ajudar você a guiar sua empresa na direção certa.

Para não perder nossos conteúdos, assine nossa newsletter e siga-nos nas redes sociais.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *