Muito se fala a respeito da Reforma da Previdência em nosso país. De maneira geral, ela mudará o modo como os trabalhadores brasileiros poderão solicitar aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Mas, você já parou para pensar em como se preparar para o futuro e garantir uma aposentadoria tranquila? É sobre isso que falaremos neste artigo.

Acompanhe a leitura para entender mais sobre a nova Previdência e descobrir como começar a planejar sua aposentadoria.

Quais os motivos das novas regras da Previdência?

A primeira questão que você precisa entender quando o assunto é Reforma da Previdência é o fato de que diversos países estão revendo seu padrão de Previdência. E o Brasil está seguindo esta tendência com base em estatísticas bastante semelhantes.

A principal delas é o aumento da expectativa de vida. Como a tecnologia e os recursos na área da saúde e de qualidade de vida evoluíram, as pessoas estão vivendo mais.

Contudo, acabam se aposentando do mesmo modo que as gerações passadas, o que as torna dependentes do dinheiro do Estado por muito tempo. Isso poderia gerar um déficit nas contas previdenciárias de quase R$ 100 bilhões de reais até o ano de 2026.

Como a tendência é que as taxas de natalidade também diminuam no Brasil – a exemplo do que já vem ocorrendo ao redor do mundo, gradativamente, haverá menos trabalhadores contribuintes em proporção de idosos no futuro.

Tal circunstância poderia causar um grande desequilíbrio na nossa economia. Portanto, a Reforma da Previdência acabou se apresentando como uma solução necessária para evitar problemas cruciais no futuro, que impactassem diretamente a saúde financeira de todo o país.

Quais serão as mudanças?

A nova regra é progressiva e determina tem como critério o aumento da expectativa de vida do brasileiro. Então, quem deseja se preparar para a aposentadoria deve somar sua idade com o tempo de contribuição ao INSS.

As mulheres precisarão contribuir 15 anos para se aposentar, enquanto os homens deverão contribuir por um prazo de 20 anos para se aposentarem por tempo de contribuição para o INSS. Para receber 100% dos benefícios, por outro lado, mulheres devem pagar o INSS por 35 anos, enquanto os homens precisarão contribuir por 40 anos.

Haverá também outras alterações nas regras com a Reforma da Previdência. E você deverá se atentar a cada uma delas.

Como você pode perceber, se aposentar pelo INSS ficará mais difícil após a Reforma da Previdência. E você não pode contar apenas com estes ganhos para garantir seu futuro, não é mesmo?

Como posso planejar minha aposentadoria?

Planejar a aposentadoria, portanto, é um passo bastante importante para quem deseja planejar o futuro e envelhecer com segurança.

Isso porque receber da Previdência Social, normalmente, acaba sendo insuficiente para pagar todas as despesas que se tem na terceira idade, como custos como moradia, alimentação, vestuário, plano de saúde, medicamentos, viagens, dentre outros.

Por isso, é importante que se realize um bom planejamento financeiro de aposentadoria para não passar por intempéries ao sair do mercado de trabalho, de modo que se possa viver de uma maneira mais tranquila na terceira idade.

Seria bastante desconfortável para um casal que sempre foi ativo, por exemplo, ter que chegar à velhice dependendo de ajuda dos filhos, não é mesmo?

A melhor maneira de planejar seu futuro é focando no uso inteligente do seu dinheiro a partir de agora. Quanto mais tempo você investir, melhor tenderá a ser sua renda futura. Portanto, quanto mais cedo você se preparar para este momento, melhor.

Existem algumas questões que se deve considerar neste momento. Entre eles, o quanto de renda se desejará ter no futuro, por quanto tempo você pretende contribuir até se aposentar, o quanto de dinheiro você pretende investir ao longo do tempo, entre outros.

Estudando todos esses aspectos com bastante cuidado, você poderá encontrar diversas opções de investimento, que lhe garantirão mais conforto e qualidade de vida no futuro.

Que ações posso tomar imediatamente?

Mas, quais ações tomar neste momento para ficar de olho na aposentadoria e se preparar para o futuro de maneira mais adequada? Certamente, a primeira delas é economizar o suficiente, visando sua aposentadoria.

Evite gastos demasiados com itens supérfluos. Examine a fundo suas despesas pessoais, verifique quais delas possam ser um gargalo para escoamento de dinheiro de maneira desnecessária e evite usar seu dinheiro de maneira impulsiva.

Além disso, tenha sempre um dinheiro de reserva para emergências. Isso o ajudará a evitar fazer grandes despesas ou empréstimos, assumindo dívidas que possam comprometer seu futuro.

Lembre-se que, ao se aposentar, essas pendências devem sempre ser consideradas e podem, de alguma maneira, comprometer de maneira drástica a sua renda. Portanto, mantenha-se com suas contas sempre em dia!

Outra solução bastante pertinente para se preparar para a aposentadoria é não depender apenas de uma única fonte de renda. Procure também diversificar seu portfólio de investimentos. Isto garantirá maior fluidez de capital no momento presente e também no futuro.

Tendo um controle de seus investimentos você poderá, inclusive, pensar em estratégias variadas de ganhos, seja por meio de investimentos mais agressivos quanto mais moderados. Tudo dependerá do quanto pode investir e do tempo que estiver disposto aguardar para obter o retorno desejado.

Conclusão

Por fim, a melhor orientação para este momento: prepare-se a partir de agora para o futuro e comece a adotar hábitos financeiros positivos no seu dia a dia – priorizando a poupança mensal e os investimentos.

Pesquise bastante sobre soluções para sua aposentadoria, faça cursos sobre investimentos, estude e conheça as melhores opções de investimento para você.

Quanto mais você se familiarizar com as possibilidades de aumentar seu patrimônio, melhores serão suas condições de vida na terceira idade. Por isso, não deixe para tomar decisões importantes no momento da vida em que poderá usufruir de todo o seu legado.

Afinal, aprender a investir melhor seu dinheiro e a tomar boas decisões financeiras é uma maneira inteligente de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros, além de deixar uma herança que dê segurança para seus herdeiros.

E você, já começou a se preparar para o futuro? Já faz investimentos visando o longo prazo e a aposentadoria? Deixe seu comentário!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *