A bolsa brasileira produziu, na última terça-feira (2), a maior alta diária em quase dois anos depois de avançar 3,80% na sessão. Os ganhos no mercado brasileiro foram impulsionados pelo resultado da pesquisa Ibope, que trouxe um avanço presidenciável Jair Bolsonaro (PT) entre as intenções de voto para as eleições do próximo domingo (7).

O otimismo dos investidores também resultou em um forte recuo no dólar, que encerrou o dia em queda de 2,07% – no maior recuo em quase quatro meses.  No fechamento da segunda sessão desta semana, a bolsa brasileira superava os 81.600 pontos, terminando o dia a 81.612 pontos, enquanto o dólar encerrava o pregão cotado a R$ 3,93 – a menor cotação em seis semanas.

O avanço de Jair Bolsonaro na pesquisa Ibope – que trouxe o candidato do PSL com 32% das intenções de voto, ante 21% das intenções de voto para Fernando Haddad, do PT – é visto como um resultado positivo pelo mercado, uma vez que a volta do PT à presidência da República tem sido encarada com preocupação pelo mercado financeiro, principalmente por conta da agenda de reformas e privatizações – que, possivelmente, seria deixada de lado por um eventual governo petista.

A rejeição de Haddad na pesquisa Ibope também surpreendeu, já que a rejeição do candidato do PT à presidência da República entre os eleitores subiu 11 pontos percentuais, para 38%, enquanto Bolsonaro permaneceu com os mesmos 44% de rejeição apontados na pesquisa anterior.

Estatais em alta

A maior parte das ações listadas na B3 avançou na sessão de terça-feira (2). As estatais, no entanto, foram destaque durante o dia – lembrando que uma das propostas de Bolsonaro, caso chegue à presidência, é apostar na privatização de parte das estatais brasileiras.

Eletrobras (ELET3/ELET6) e Banco do Brasil (BBAS3) avançaram mais de 10%, enquanto os papéis da Petrobras (PETR4) encerraram o dia em alta de 8,67%.

Pesquisa Datafolha

A pesquisa Datafolha, divulgada na noite de ontem (2) também trouxe resultados semelhantes à pesquisa Ibope, e pode ajudar o mercado a avançar nesta quarta-feira (3). De acordo com o Datafolha, Jair Bolsonaro tem 32% das intenções de voto – ante 28% da pesquisa anterior, enquanto Fernando Haddad – que tinha 22% na pesquisa anterior – aparece com 21% das intenções de voto.

Na manhã desta quarta-feira (3), os futuros do Ibovespa operavam em alta de 3,06%, aos 84.470 pontos.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *