O endividamento e inadimplência das famílias brasileiras recuaram em abril, de acordo com informações divulgadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta quinta-feira (3). Apesar da queda, o percentual de endividados e inadimplentes no país ainda se mantém elevado.

Segundo o levantamento, realizado por meio da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, 60,2% dos brasileiros possuíam dívidas em abril, ante um percentual de 61,2% registrado em março – uma queda de 1 ponto percentual. Em abril do ano passado, este número era de 62,1%.

Já o percentual de brasileiros inadimplentes – que possuem contas em atraso – caiu 0,2 ponto percentual no mês de abril, para 25% da população economicamente ativa, ante os 25,2% registrados na pesquisa de março. Em abril de 2017, o percentual de inadimplentes no Brasil era de 25,4%.

Assim como no mês passado, os principais responsáveis pelas dívidas das famílias brasileiras foram o cartão de crédito – apontado por 76,1% dos endividados, os carnês e o crédito pessoal, que foram lembrados por 16,5% e 10,4% das famílias entrevistadas, respectivamente.

Desemprego e pagamento de dívidas

Para a CNC, a alta taxa de desempregados no país – quase 14 milhões de pessoas em março, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – ajuda a explicar a dificuldade das famílias brasileiras em pagar suas contas e quitar suas dívidas. Em abril, 14,2% das famílias consultadas se declararam muito endividadas – um avanço de 0,1% na comparação com março deste ano.

A pesquisa revelou ainda que, entre os endividados no mês de abril, cerca de 10,3% não teriam condições de pagar suas dívidas – uma taxa superior àquela registrada em março (10%) e em abril do ano passado (10,2%).

O tempo médio de atraso para o pagamento de dívidas das famílias brasileiras em abril ficou em 64,3 dias – ante os 63,1 dias registrados no mesmo período do ano passado. Segundo a CNC, 32,1% das famílias declararam possuir pendências não quitadas há mais de um ano.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *