Você está pensando em visitar um ou mais países que fazem parte do Espaço Schengen na Europa? Seja para conhecer as incríveis paisagens da Islândia, curtir as praias ensolaradas Espanha ou o ritmo descontraído da vida na Grécia, você precisa ficar por dentro das mudanças que estão para acontecer.

A partir do final de 2021, haverá um novo programa para isenção de vistos no Espaço Schengen, uma área que compreende 26 países europeus e se estende da Escandinávia, ao norte, até Portugal, Espanha, Itália e Grécia, ao sul.

O programa será chamado Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem, abreviado como ETIAS, e foi projetado para fortalecer a segurança na região. Se você pensa em visitar esta parte da Europa, é bom saber mais sobre os requisitos de isenção de visto do ETIAS.

Por isso, nos juntamos ao ETIAS para fornecer as principais informações que você precisa.

Quem precisa da isenção de visto ETIAS?

Até o fechamento desta edição, são 60 as nacionalidades que devem requisitar a isenção de visto ETIAS para entrar no Espaço Schengen.

Esta é a lista dos países, em ordem alfabética:

Albânia, Andorra, Antígua e Barbuda, Argentina, Austrália, Bahamas, Barbados, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Brunei, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dominica, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América, Geórgia, Granada, Guatemala, Honduras, Hong Kong, Israel, Japão, Kiribati, Macau, Macedônia, Malásia, Ilhas Marshall, Maurício, México, Micronésia, Moldávia, Montenegro, Nicarágua, Nova Zelândia, Palau, Panamá, Paraguai, Peru, Reino Unido, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente, Samoa, Sérvia, Seychelles, Singapura, Ilhas Salomão, Coréia do Sul, Taiwan, Timor Leste, Tonga, Trinidad e Tobago, Tuvalu, Ucrânia, Uruguai, Vanuatu e Venezuela.

É importante ressaltar que mais países podem ser acrescentados a essa lista até o momento em que o ETIAS entrar em vigor. Também vale observar que, atualmente, os cidadãos de muitos desses países podem viajar para a Zona Schengen sem visto. Porém, isso mudará quando o ETIAS for implementado.

Quais são os requisitos para a isenção de visto ETIAS?

São três requisitos básicos para obter a isenção de visto ETIAS. Primeiramente, você precisa ter um passaporte com validade mínima de três meses após sua data de chegada.

Em segundo lugar, você precisa de um cartão de crédito ou débito para pagamento da taxa de inscrição no ETIAS. E, finalmente, você deve ter um endereço de e-mail atualizado para receber a isenção de visto ETIAS.

Mas é claro que você também vai precisar fornecer outras informações ao fazer sua inscrição, tais como dados pessoais, número do passaporte e planos de viagem.

As isenções de visto ETIAS serão válidas por três anos e permitirão que os visitantes entrem no Espaço Schengen por períodos de até 90 dias. Isso dará direito à várias entradas nessa área, desde que a estadia total no Espaço Schengen não ultrapasse 90 dias, dentro de um período de 180 dias.

Para mais informações sobre o novo programa de isenção de visto ETIAS, clique aqui.

E você, já sabia sobre estas mudanças? Gostou do artigo? Então deixe seu comentário!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *