O exchange traded fund (ETF) é um investimento do mercado financeiro que pode trazer vantagens para sua estratégia de alocação. Também chamado de fundos de índice, esse veículo coletivo permite acompanhar um índice referencial. Assim, é possível contar com ele para investir de maneira mais acessível e com diversificação.
Existem diversas alternativas desses fundos no mercado brasileiro. Eles chamam a atenção de investidores de perfis variados — sejam iniciantes, experientes, com muito ou pouco capital acumulado. Por isso, vale a pena saber mais sobre eles e os benefícios que podem agregar à sua carteira.
Ficou interessado? Então continue a leitura e conheça as 5 vantagens de investir em um exchange traded fund.
Vamos lá?
O que é exchange traded fund e como funciona?
Antes de acompanhar 5 das vantagens de investir em exchange traded funds, é preciso compreender esse investimento. Para isso, primeiro vale entender o que são fundos de investimentos em geral.
Fundos de investimento
Você já ouviu falar em fundos de investimentos? Eles são uma maneira de investir coletivamente, funcionando como uma espécie de condomínio com outros investidores. Para isso, o fundo é criado e administrado por empresas especializadas em gestão de recursos.
O fundo de investimento determina as suas regras em um documento chamado prospecto — que fica acessível para todos os interessados no momento da oferta inicial. Posteriormente, há também a lâmina, que indica o objetivo, estratégia e demais informações do fundo.
Os investidores interessados, então, podem comprar cotas desse fundo — que representam partes do patrimônio do veículo. Enquanto isso, um gestor fica responsável pela administração da carteira, fazendo as negociações que julgar adequadas à estratégia prevista.
Existem diversos tipos de fundos de investimentos, classificados de acordo com a composição do portfólio. Assim, é possível encontrar fundos de ações, de renda fixa, multimercados e também ETFs.
Exchange traded fund
O objetivo dos fundos de índice é acompanhar um indicador de referência do mercado, seja de renda fixa ou variável. Ou seja, o gestor do ETF faz as movimentações necessárias com o intuito de espelhar as variações do índice utilizado como benchmark.
Dessa maneira, é escolhido um parâmetro para o fundo e a finalidade do gestor é obter rendimentos semelhantes a ele. Por exemplo, um ETF atrelado ao Ibovespa terá em sua composição as ações mais negociadas da bolsa de valores brasileira, a B3, em suas devidas proporções.
Como o objetivo de um exchange traded fund não é superar o índice referencial, sua gestão é considerada passiva. Essa é uma postura diferente dos fundos de investimentos que buscam obter rendimentos maiores que o indicador a partir de uma gestão ativa.
5 Vantagens de investir em ETF que vale conhecer
Agora que você sabe o que é um ETF e como esse veículo de investimento funciona, vale a pena conhecer alguns dos principais benefícios da alternativa.
Acompanhe as informações a seguir para conferir 5 vantagens de investir em ETF!
1. Facilita a diversificação
Um dos pontos positivos de investir em ETF é a possibilidade de se expor a diversos ativos por meio de apenas um fundo. Ou seja, ao adquirir as cotas de um exchange traded fund, você diversifica sua carteira de forma simples.
A depender do índice replicado, o ETF pode ter dezenas ou até centenas de ativos na sua carteira. Assim, por meio dessa alternativa, o investidor pode ter acesso a diferentes ativos de maneira prática, sem precisar adquirir separadamente cada um deles.
2. Possibilita o investimento no exterior
Outra vantagem que os ETFs oferecem é a possibilidade de investir no exterior com facilidade. Isso porque existem fundos de índice brasileiros que têm como referência um indicador internacional, sendo possível encontrar desde indicadores globais até setoriais.
Apenas a título de exemplo, é possível investir em alternativas como o SPXI11. Esse ETF busca replicar o S&P 500. Assim, ele segue um dos principais índices do mercado dos Estados Unidos, que reúne as 500 empresas mais negociadas nas bolsas de valores do país.
3. Simplifica a gestão da carteira
Imagine precisar gerenciar 500 ativos na sua carteira? Seria difícil organizar as análises das ações e fazer operações de compra e venda, certo? Com os ETFs, isso é simplificado. Afinal, você precisa gerenciar apenas as cotas que comprou do fundo, pois o portfólio dele é responsabilidade do gestor.
Esse é um benefício importante, principalmente, para quem não tem muito tempo disponível para se dedicar aos investimentos, ou ainda está começando a investir. Contudo, é indispensável analisar a lâmina do ETF para saber se a política de alocação de recursos condiz com seus objetivos.
4. Evita o come-cotas
Também vale notar que os ETFs não estão sujeitos ao come-cotas. Essa é uma cobrança antecipada de Imposto de Renda (IR), que abate a quantidade de cotas que o investidor possui em determinados fundos. Nos fundos de índice, a tributação é paga apenas na venda das cotas com lucro.
5. É acessível
Por fim, uma vantagem a ser destacada é que o investimento em exchange traded fund é bastante acessível. Isso permite que investidores com pouco capital acumulado também possam se expor a diversos ativos e ter acesso aos resultados proporcionais que eles, eventualmente, oferecerem.
Vale a pena investir em exchange traded fund?
Depois de conhecer as vantagens de investir em exchange traded fund, é natural questionar-se sobre se vale a pena investir nesse veículo de investimento. Mas essa resposta cabe exclusivamente a cada investidor.
Logo, você deve considerar algumas questões para ter uma avaliação mais precisa. Veja o que avaliar:
Perfil de investidor
Antes de tomar qualquer decisão sobre investimentos, é preciso que você identifique seu perfil de investidor. Essa é uma avaliação disponibilizada por seu banco de investimentos, que lhe permitirá entender sua tolerância ao risco.
Existem três perfis: conservador, moderado e arrojado. É necessário compreender com qual deles você tem maior afinidade para fazer uma gestão de risco adequada às suas condições e necessidades.
Objetivos financeiros
Outro ponto indispensável para saber se vale a pena ou não investir em ETFs é considerar seus objetivos financeiros. Como o dinheiro é uma ferramenta, se faz necessário ter clareza em relação à finalidade de cada aporte. Assim, você pode tomar decisões de maneira mais adequada.
Compreensão acerca do ETF desejado
Além disso, é fundamental estudar o ETF no qual você está interessado. Para tal, analise a lâmina do fundo, bem como seu histórico, gestão e administração. Assim, você terá condições de identificar se o ETF está de acordo com suas expectativas e condições.
Como vimos, investir em um exchange traded fund pode ser atrativo para diversos investidores, e você conheceu 5 vantagens dessa modalidade. Contudo, não esqueça de ter cuidado para escolher a opção que supra suas necessidades e se alinhe aos seus objetivos pessoais!
Quer conhecer mais fundos de índice? Então leia nosso artigo sobre o REVE11, ETF que investe em empresas com foco em ESG!