Antigamente, fazer faculdade, para muitos, era a melhor escolha – e a única – para crescer na vida e alcançar a tão sonhada liberdade financeira. Ter curso superior significava um salário maior e uma qualidade de vida indiscutivelmente melhor.

Entretanto, atualmente, as coisas não são bem assim. Mais e mais empreendedores estão surgindo no Brasil. Isso se deve, em partes, pela falta de um emprego formal ou pela busca de uma vida profissional com mais autonomia e liberdade. Diferente do que acontecia no passado, quando poucas pessoas tinham curso superior, hoje tudo se transformou, graças à Internet e tecnologia, especialmente.

A facilidade para entrar em uma faculdade, comparada a alguns anos atrás, é bem maior. Com isso, a concorrência também aumentou, “deixando as portas abertas” para o crescimento do empreendedorismo.

Para lhe ajudar neste momento difícil, leia este artigo e descubra alguns pontos positivos ao escolher estudar, entrando em uma faculdade, e ao iniciar a sua jornada empreendedora. No final do texto você saberá o que cada um pode lhe oferecer. Acompanhe!

Pontos positivos ao fazer faculdade

“Estudar ou empreender?”, eis a questão. Será que vale a pena abrir um comércio ou fazer faculdade?

Neste tópico, você irá descobrir algumas vantagens de fazer um curso superior. Na maioria das vezes, quem pensa em ingressar em uma faculdade tem como objetivo ser empregado por uma empresa e crescer na sua carreira, alcançando um cargo mais alto e um maior salário.

Confira a seguir.

Mais oportunidades e chances de ser empregado

Na dúvida entre fazer faculdade ou empreender, pense em como você se vê no processo, no dia a dia. Assim, conseguirá fazer a melhor escolha, com base em ideias mais concretas, e não superficiais.

A faculdade, sem sombra de dúvidas, lhe dá mais oportunidades e chances para você conseguir um emprego – um bom emprego – no futuro. Quem possui diploma de nível superior, tem mais chances de ser contratado pelas empresas, visto que as mesmas precisam de profissionais qualificados e especialistas em alguma área.

Este é o “lado da moeda” em que você terá um chefe, alguém superior para lhe orientar. Se você não se importa com isso – e ainda acha uma boa oportunidade de crescimento pessoal e profissional, entrar em uma faculdade pode ser uma boa escolha.

Mas, pense bem. Você terá diversas oportunidades de trabalho (dependendo do curso escolhido) e maior possibilidade de ser contratado. Porém, como a concorrência é grande, o ideal é que você se especialize e faça uma pós-graduação.

Mais estabilidade e menos riscos

Talvez essa é a maior e melhor vantagem de fazer faculdade. Afinal, um trabalho formal – por mais que você possa ser demitido – lhe dará mais segurança, pois todo mês terá o seu salário na conta, sem grandes surpresas.

Você terá que trabalhar durante determinadas horas por dia, por exemplo, e poderá ir para casa sem se preocupar tanto com questões da empresa que não são de sua responsabilidade.

Um outro ponto é que, mesmo se for demitido, receberá uma determinada quantia. Isso irá lhe dar a estabilidade necessária – mental e financeira – para procurar um outro emprego. Mas, se você fizer um bom trabalho e sempre buscar evoluir, será bem difícil perder o emprego, pois a maioria das empresas preferem ter os mesmos profissionais durante muitos anos.

Agora, você verá o outro lado da história: o caminho do empreendedorismo.

Pontos positivos ao empreender

Talvez você já tenha pensado na possibilidade de trancar a faculdade para empreender. Ou está na dúvida se o melhor é abrir um comércio, como uma loja, por exemplo, ou ingressar em um curso superior.

Sendo assim, veja alguns pontos positivos ao escolher tomar o rumo do empreendedorismo e pensar fora da caixa.

Mais autonomia, liberdade e horário flexível

Este é ponto primordial citado pelos amantes do empreendedorismo. Muitos escolhem este caminho pois querem ser seus próprios chefes, sem ter que receber ordens de nenhum superior.

Junto a isso, o empreendedorismo garante mais liberdade de escolhas, horários mais flexíveis e possibilidade de criar novos projetos sempre que houver boas ideias.

Mais que isso: o empreendedorismo é um estilo de vida. Grandes empreendedores, como Jeff Bezos, fundador da Amazon, afirma que empreender é mudar totalmente a maneira como pensamos. Isso é chamado de mudança de mindset.

Você, ao escolher este caminho, talvez precise pensar diferente da noite para o dia. Imagine abrir uma pequena hamburgueria na garagem de sua casa. Você terá que administrar o financeiro, o marketing, toda a equipe da cozinha e milhões de outras coisas que surgirão no meio deste processo.

Se você escolher empreender, o trabalho pode vir em dobro. Não se engane. Você não vai tirar férias todos os meses.

Mais chances de aumentar o seu salário com o tempo

Quando você se perguntar se o melhor é fazer faculdade ou empreendedor, lembre-se deste ponto positivo. Quando você empreende, não tem um teto salarial, ou seja, o seu lucro pode aumentar a cada mês.

Sendo empregado, você ganhará um determinado valor todos os meses, e só vai aumentar o seu salário quando subir de cargo ou se ganhar bonificações, por exemplo.  Mas nem tudo são flores. Você não terá limite máximo de ganhos, mas também não terá um limite mínimo.

É você quem “faz o dinheiro”, ou seja, a pessoa que possui a maior responsabilidade em aumentar os lucros da empresa será você mesmo – principalmente no início. Sendo assim, podem ter meses mais difíceis, nos quais o faturamento diminua devido a alguma situação ruim.

Como você pôde perceber, todos os lados possuem as suas vantagens. O que vale, realmente, é fazer uma escolha baseada em informações corretas e concretas, como as presentes neste conteúdo.

Para você pesquisar mais a fundo sobre este assunto, leia o artigo “Empreender por oportunidade ou necessidade?”. Assim, terá como tirar melhores conclusões acerca do tema.

E não se esqueça que nada impede você de fazer as duas coisas: estudar e também empreender. Lembre-se que aprendizado nunca é desperdiçado!

E você, está na dúvida se deve fazer faculdade ou empreender? Deixe seu comentário!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *