Os BDRs são alternativas de investimento que permitem a exposição a ações de empresas estrangeiras. Nesse sentido, o FBOK34 se destaca como um BDR do Facebook (Meta), a companhia mundialmente conhecida de Mark Zuckerberg.

Logo, se você se interessa por alocar parte do seu capital no exterior e tem interesse no Facebook, é fundamental entender como esse BDR funciona e as principais características da alternativa. Assim, será possível tomar uma decisão embasada e alinhada às suas estratégias.

Ficou interessado? Então acompanhe o conteúdo a seguir para aprender o que é um BDR e veja as principais informações sobre o FBOK34!

O que é BDR?

Primeiro você precisa entender o que é um BDR para avaliar se a alternativa faz sentido para sua estratégia. A sigla significa brazilian depositary receipt e pode ser traduzida livremente para certificados brasileiros de depósito de valores mobiliários.

Eles funcionam como recibos que representam ações, exchange traded funds (ETFs), títulos de dívidas e outros ativos estrangeiros. Dessa forma, podem ser negociados na bolsa de valores brasileira, a B3.

Para emiti-los, uma instituição financeira compra os ativos estrangeiros e distribui os BDRs. Os ativos que dão origem aos certificados ficam sob custódia em uma instituição, que garante a correção de dados, segurança e lastro.

Logo, os BDRs não são os ativos estrangeiros, mas sim certificados lastreados neles. Por isso, podem ser negociados no mercado secundário brasileiro e têm uma oscilação igual ao produto financeiro que representam.

No entanto, pode haver pequenas diferenças na cotação, principalmente por conta do câmbio. Como os ativos originais são negociados em outra moeda, a relação dela com o real brasileiro tem impacto sobre os preços.

O que é o FBOK34?

Como você viu, quem deseja investir indiretamente em ações listadas nas bolsas de valores norte-americanas, por exemplo, pode fazê-lo por meio dos BDRs na B3. Desse modo, não será necessário ter uma conta internacional, pagar em dólar e enfrentar a burocracia dessas transações.

Nesse sentido, FBOK34 é o ticker, ou código de negociação, utilizado para identificar o BDR lastreado em ações do Facebook na bolsa de valores brasileira. Então, quem deseja investir em papéis da companhia pode se interessar por essa alternativa.

As ações da empresa são originalmente listadas na NASDAQ — a segunda maior bolsa de valores do mundo e dos Estados Unidos. Ela está localizada em Nova Iorque e é conhecida, principalmente, pela relevância em empresas de inovação e tecnologia.

É nela que estão listadas outras empresas importantes do cenário mundial, como a Tesla, Amazon, Apple, Microsoft, Google, Netflix, PayPal, entre outras.

Qual é a história do Facebook (Meta)?

Também é importante que você conheça a história do Facebook, a empresa na qual o BDR FBOK34 está lastreado. Ela foi criada em fevereiro de 2004 por Mark Zuckerberg e outros estudantes da universidade de Harvard na época: Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e o brasileiro Eduardo Saverin.

A ideia inicial era criar uma forma de socialização entre os estudantes daquela universidade no formato de rede social. Mas a página ganhou popularidade e cresceu rapidamente, tornando-se um marco na história da tecnologia moderna.

Com o passar do tempo a empresa se expandiu para outras universidades e, finalmente, para todo o mundo. Hoje ela é a maior rede social do mundo e adquire constantemente outras companhias, como o Instagram e o WhatsApp.

A oferta pública inicial (IPO) do Facebook na NASDAQ ocorreu em 2012 e, até essa data, teve o maior posicionamento de mercado, sendo avaliada em 104 bilhões de dólares na época. No mesmo ano, o Facebook anunciou que atingiu a marca de um bilhão de usuários conectados.

Desde então a rede social vem adquirindo outras empresas, aumentando seu market share e se consolidando como uma das grandes empresas mundiais. Em 2021, a companhia divulgou mudanças importantes ao mercado — entre as quais, um novo nome para sua controladora: Meta.

Atualmente, o Facebook segue apresentando relevância no cenário mundial, contribuindo no âmbito da comunicação, networking, realidade aumentada e no tratamento de dados na internet.

Histórico e destaques desse BDR no mercado

O BDR do Facebook oscila conforme a cotação das ações na bolsa de valores norte-americana. Como uma empresa de tecnologia bastante solidificada no mercado, as variações também consideram os riscos de mercado e resultados da empresa.

Como faz parte da renda variável, o BDR do Facebook está exposto aos efeitos da volatilidade da bolsa. Em 2021, por exemplo o BDR atingiu uma máxima histórica — apesar da pandemia de covid-19. Contudo, é importante ressaltar que esses dados não garantem resultados futuros.

Quando vale a pena investir em BDRs?

Agora você já sabe o que são os BDRs e o que é o FBOK34. Então é preciso entender quando vale a pena investir nessas alternativas.

Como você viu, os BDRs estão disponíveis na bolsa de valores. Assim, eles possibilitam a exposição a investimentos estrangeiros de maneira descomplicada. Dessa maneira, quem tem interesse de investir em ativos do exterior indiretamente pode avaliar a oportunidade.

Para isso, considere seus objetivos financeiros e o perfil de investidor. Em especial, sua abertura ao risco. Afinal, não há garantias de rentabilidade para quem investe nessa alternativa de renda variável.

Além do perfil, os objetivos são importantes para essa escolha. Quem deseja acompanhar empresas dos Estados Unidos pode encontrar nos BDRs uma solução. No entanto, cada uma terá comportamentos diferentes, então uma análise fundamentalista da companhia é essencial.

Vale ressaltar que, para investir em BDRs — como o FBOK34 —, é preciso ter conta em um banco de investimentos brasileiro. Essas instituições disponibilizam o acesso ao home broker, plataforma que dá acesso à bolsa de valores brasileira e aos ativos negociados nela — como ações, ETFs, fundos imobiliários e BDRs.

Agora você já sabe que é possível se expor às ações do Facebook por meio da bolsa de valores do Brasil, graças ao BDR FBOK34. Caso o ativo se adeque à sua estratégia, há a chance de investir e acompanhar as oscilações desses papéis de maneira simples e sem burocracia por meio do seu banco de investimentos.

Que tal investir por meio do maior banco de investimentos da América Latina? Abra uma conta no BTG Pactual!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *