O mercado financeiro tem experimentado um crescimento vertiginoso do número de clientes que estão aderindo aos bancos digitais. O motivo? Eles oferecem mais facilidades e menos burocracia para o seu dia a dia.

A princípio, pode ser difícil analisar quais são os melhores bancos digitais do mercado para abrir uma conta. Isso porque existem diversas alternativas para atender diferentes necessidades. Mas é possível traçar algumas opções que têm se destacado no cenário nacional por suas qualidades.

Neste artigo, você verá as principais delas. Então confira a seguir quais são os melhores bancos digitais do mercado para descobrir qual é a opção mais adequada para você!

O que são bancos digitais?

Antes de tudo, é preciso entender melhor o que são bancos digitais. Também conhecidos como bancos virtuais, são instituições financeiras que oferecem seus produtos e serviços totalmente online. Por isso, não possuem agências bancárias — diferentemente dos bancos tradicionais.

Assim, tanto a abertura de conta quanto o esclarecimento de dúvidas, por exemplo, podem ser realizados através do computador ou aplicativo. Isso gera uma enorme economia de tempo para os clientes, pois não há necessidade de se deslocar até uma agência nem enfrentar filas.

Além disso, por não possuírem atendimento presencial, seus custos operacionais geralmente são menores. Essa economia permite oferecer tarifas mais competitivas e até mesmo disponibilizar serviços financeiros gratuitamente.

Ainda vale destacar que os melhores bancos digitais, além de oferecerem serviços já conhecidos pelos usuários de instituições tradicionais, disponibilizam outras soluções interessantes. Por exemplo, alternativas de investimentos e sistema de controle financeiro.

Como analisar os melhores bancos digitais?

Depois de entender o que são bancos digitais, é o momento de saber como analisá-los para que você possa escolher a alternativa mais adequada para as suas necessidades. Para isso, é preciso considerar alguns aspectos quando compará-los.

Por exemplo, as taxas que incidem sobre o cheque, empréstimos e o atraso no pagamento do cartão de crédito. Além disso, as tarifas bancárias sobre as operações financeiras, como abertura de conta, transferência eletrônica disponível (TED), documento de ordem de crédito (DOC) e saques.

Também é importante avaliar a qualidade dos canais de atendimento. Para tanto, conheça as formas de contato e avaliação dos clientes em sites especializados em reclamação. Outro aspecto relevante é a usabilidade dos aplicativos.

Nesse sentido, veja como é a interface e as tecnologias de segurança envolvidas. Por fim, verifique, além dos serviços básicos, se os bancos oferecem benefícios adicionais — como cashback no cartão de crédito.

Quais são os melhores bancos digitais do mercado?

Chegou a hora de descobrir quais são as melhores alternativas do mercado. Por isso, a seguir, você verá a lista dos principais bancos digitais no Brasil!

Nubank

Esse banco surgiu em 2013, com o intuito de reduzir a complexidade na comparação com os bancos tradicionais e altas taxas. Ele oferece cartão de crédito sem anuidade, NuConta gratuita com TED ilimitadas e cartão de débito.

No Nubank, o dinheiro da conta também rende de acordo com o Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Além disso, o banco tem um programa optativo de pontos para os clientes do cartão de crédito.

Banco Inter

Considerado um dos maiores bancos digitais, o Banco Inter está no mercado desde 1994 — como Banco Intermedium. Ele oferece cartão de crédito e débito sem anuidade, TED gratuitas, shopping com cashback e empréstimos.

Ainda há saque gratuito nas Redes de Banco24Horas. Assim, como o Nubank, também é possível fazer investimento através desse banco. No entanto, nele você encontra um número um pouco maior de alternativas em aplicações financeiras.

Neon

Outro banco digital é o Neon, que oferece uma conta grátis com cartão de crédito internacional sem anuidade. É possível solicitar empréstimo pessoal e quatro saques mensais gratuitos na rede Banco24Horas.

Ele se destaca dos demais por oferecer um controle financeiro pessoal simples e gratuito. Nele, as contas ficam organizadas em categorias. Além disso, o dinheiro da conta-corrente é depositado em certificados de depósito bancário (CDBs).

Banco Original

O banco Original foi o pioneiro dos bancos digitais no Brasil, seguido pelo banco Inter. Ele oferece cartão de crédito sem anuidade com cashback, até cinco cartões virtuais para facilitar as suas compras e transferências grátis.

Além disso, há saques grátis na rede Banco24Horas, maquininhas de cartões e empréstimo. Em relação aos investimentos, há letra de crédito imobiliário (LCI), letra de crédito do agronegócio (LCA) ou certificado de depósito bancário (CDB).

AgiBank

Fundado em 1999, como Agiplan, o AgiBank se transformou em um banco digital em 2018. Embora ainda ofereça postos de atendimento físico espalhados em todo o Brasil. Ele oferece cartão de crédito e débito, cashback, seguros e empréstimos.

O cliente também pode sacar o dinheiro no Banco24Horas e fazer pagamento via PIX ilimitado e gratuito. Também é possível acessar os títulos do Tesouro Direto e certificado de depósito bancário (CDB), por exemplo.

BTG+

Se você procura o melhor e mais completo banco digital do mercado, no entanto, uma boa alternativa pode ser o BTG+ do BTG Pactual digital — maior banco de investimentos da América Latina. Trata-se de uma conta-corrente que oferece soluções completas para gerenciar o seu dinheiro.

Algumas funcionalidades dessa conta são: portabilidade de salário, adesão ao PIX, depósito por boleto e débito direto autorizado (DDA). Ainda há transferências ilimitadas e sem taxas, até oito saques gratuitos por mês e agendamento de pagamento de boletos.

Em determinados cartões, é possível contar com o Invest+. Esse é um benefício de cashback, que devolve parte do que foi gasto com o cartão. O valor devolvido é depositado em um fundo do BTG. Assim, o dinheiro do cliente retornará com rendimentos.

Além disso, o BTG oferece uma ampla gama de alternativas de investimentos, na renda fixa e renda variável, alinhadas a todos os perfis de investidores. Os aportes podem ser feitos de maneira simples e intuitiva, sem complicações.

Depois de conhecer as diferenças entre os melhores bancos digitais do Brasil, você pode escolher a alternativa para usar no seu dia a dia, de acordo com suas necessidades pessoais. No entanto, é importante se manter atualizado porque as regras podem mudar.

Quer saber mais sobre a possibilidade de investir com o seu banco digital? Abra sua conta com o BTG Pactual digital para conhecer o BTG+!

 

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *