A tecnologia mudou a forma como fazemos inúmeras atividades em nossa vida. Hoje em dia, é possível resolver diversas demandas do trabalho e até mesmo se relacionar com amigos e familiares distantes por meio da internet.

As facilidades tecnológicas também impactaram a maneira como resolvemos nossas pendências financeiras. Você já imaginou abrir uma conta de banco e fazer movimentações nas suas finanças sem sair de casa? Essa é a realidade de muitas pessoas graças aos bancos digitais!

Ainda não conhece as principais vantagens e desvantagens dos bancos digitais? Então aproveite este artigo para conhecer 7 vantagens e desvantagens dos bancos digitais  e descubra se esta nova modalidade de banco digital é adequada para o seu dia a dia!

O que são bancos digitais?

Bancos digitais são instituições bancárias que apresentam uma diferença significativa em relação aos bancos tradicionais: eles funcionam prioritariamente de forma online — por meio de sites e aplicativos. Ou seja, não existe a necessidade de procurar uma agência física para realizar serviços.

Na verdade, muitos destes bancos nem sequer contam com agências físicas. Assim, até mesmo para abrir a conta o acesso se dá à distância.

Para fazer isso, basta entrar no site ou aplicativo do banco e solicitar a abertura. A instituição deverá pedir que você envie fotos de seus documentos e uma imagem do seu rosto.

A partir daí, o cadastro é avaliado e você recebe a resposta em alguns dias. Quem tem a conta aprovada pode fazer transferências, pagamentos e depósitos pela internet. Já os saques são realizados utilizando a rede de caixas eletrônicos 24 horas.

Todas as informações da sua conta (como o saldo e extrato) ficam disponíveis no celular e no site. Além disso, como em qualquer banco, você recebe um cartão para realizar as movimentações financeiras — fazendo compras no débito ou sacando o dinheiro.

4 Vantagens dos bancos digitais

Entre as principais vantagens e desvantagens dos bancos digitais, selecionamos 4 pontos positivos acerca dos serviços dessas instituições. Confira!

1. Não cobram taxas

A ausência de agências físicas diminui muito os custos de um banco digital. Afinal, ele não terá contas altas de aluguel, iluminação e folha de pagamento de funcionários, por exemplo. Isso faz com que essas instituições não repassem diversas taxas que são cobradas por bancos convencionais.

O resultado é que o consumidor usufrui de muita economia quando optar por um banco digital. Ele não só está liberado de pagar a cesta de serviços do banco tradicional, mas também não costuma ser cobrado para realizar as transações online.

Logo, os pagamentos de boleto, as transferências para qualquer outra conta e os depósitos são gratuitos. Muitos dos bancos digitais também não cobram nenhuma taxa para o saque. Entretanto, é importante conferir essa informação, pois em alguns é preciso pagar.

2. Praticidade

Outro benefício vivenciado por quem abre conta em um banco digital é a maior praticidade no dia a dia. Resolvendo suas demandas financeiras no celular ou computador você evita perder tempo se deslocando até a agência e pegando filas.

Um pagamento pode ser feito em poucos segundos, sem sair de casa, em vez de esperar minutos ou horas no banco ou na casa lotérica. Assim como as movimentações financeiras, possíveis problemas em relação à conta podem ser resolvidos através do suporte online.

Além disso, você tem a possibilidade de checar o saldo ou verificar o extrato do banco em qualquer momento e lugar. Assim, não há necessidade de buscar uma agência aberta para fazer isso. Ter saques ilimitados na rede de caixas 24 horas é outra facilidade que economiza seu tempo.

3. Pouca burocracia

Se você é uma daquelas pessoas que perde o bom humor quando sabe que vai precisar resolver uma pendência no banco, com certeza vai achar a conta digital vantajosa. Ela diminui bastante a burocracia, já que os processos ocorrem online e de forma mais rápida.

O acesso à conta é bastante descomplicado e não existem limites de transações, como depósitos, transferências ou pagamentos. Os demais serviços oferecidos pelo banco (cartão de crédito, empréstimo, investimento, etc) também são solicitados e analisados rapidamente online.

4. Melhores opções de investimentos

Muitos investidores se frustram ao procurar produtos financeiros nos bancos tradicionais. Não é raro que os gerentes dessas instituições ofereçam opções pouco interessantes. Essa é mais uma diferença entre as instituições tradicionais e bancos de investimentos digitais, por exemplo.

Afinal, é possível encontrar uma ampla oferta de produtos de investimento nas plataformas digitais de bancos de investimentos. Tudo sempre bastante acessível a qualquer investidor.

Outra vantagem do banco digital é diminuir a burocracia também para os investidores. Além das inúmeras opções de investimentos, as contas digitais facilitam a transferência do seu dinheiro para contas de Investimentos. Como já falamos, as transferências de valores são feitas sem cobrança de taxa por esses bancos.

3 Desvantagens dos bancos digitais

Apesar das diversas vantagens, nem tudo é perfeito. Existem, assim como as vantagens, algumas desvantagens dos bancos digitais.

Conheça 3 delas a seguir:

1. Dependência da tecnologia

As desvantagens dos bancos digitais, normalmente, têm a ver com o perfil dos usuários. Por exemplo, pessoas que não tenham afinidade com a tecnologia podem enfrentar dificuldades para utilizar suas contas nessas instituições.

Assim, a dependência da internet se transforma em uma desvantagem para esses clientes. E isso faz com que a maioria dos correntistas de bancos digitais sejam pessoas mais jovens — que estão acostumados com o universo Online.

Entretanto, vale destacar que não é difícil aprender a utilizar um banco digital.

2. Falta de suporte presencial

Junto com a dependência da tecnologia, a ausência de suporte presencial é outro fator que causa insegurança em muitos consumidores. É comum que alguns deles tenham medo da possível dificuldade para resolver problemas com a equipe do banco.

Para aumentar a confiança, as instituições digitais investem na qualidade de seus chats online. Muitas também disponibilizam equipes para atender os consumidores por telefone.

E há também aquelas que apresentam algumas agências físicas em determinadas cidades, mas o suporte presencial não é, de fato, o forte dos bancos digitais.

3. Tamanho dos bancos

Bancos digitais costumam ser instituições novas e pequenas, com algumas exceções (como é o caso das plataformas digitais de grandes instituições). Isso se configura em um fator de risco para alguns consumidores — principalmente os mais conservadores, que estão acostumados com o relacionamento presencial nos grandes bancos tradicionais.

A insegurança em relação às instituições pequenas pode ser superada com alguns cuidados. O principal deles é verificar a situação financeira da empresa no site do bancodata. Checar opiniões sobre o banco na internet é outra estratégia para se preservar e ter mais segurança na escolha.

Depois de conhecer as principais vantagens e desvantagens dos bancos digitais, você está mais preparado para avaliar se essa é uma boa opção para o seu perfil. Reflita sobre suas necessidades e interesses e considere os pontos positivos e negativos que citamos neste artigo.

Quer melhorar sua relação com o dinheiro? Então assista nosso vídeo para aprender a cuidar das finanças e deixar de ser refém dos bancos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *