Você já ouviu falar do Fundo de Investimento em Cotas? Também chamado de FIC, esta modalidade de investimento ainda pouco conhecida por muitos investidores pode ser uma alternativa de investimentos para uma parcela de pessoas que desejam investir em fundos de investimento.

Mas, antes de aplicar o seu dinheiro nesse ou em qualquer outro tipo de investimento, a dica é sempre ler bastante sobre o assunto, tirar dúvidas e certificar-se de que os resultados oferecidos por ele estão de acordo com o que você espera obter de uma aplicação. Por isso, fizemos o artigo de hoje para explicar como o Fundo de Investimento em Cotas funciona.

Continue acompanhando o artigo e confira as principais características do Fundo de Investimentos em Cotas.

O que é Fundo de Investimentos em Cotas?

O Fundo de Investimento em Cotas – FIC é uma modalidade de investimento que utiliza a estratégia de construir um portfólio a partir de cotas de outros fundos de investimento disponíveis no mercado. Isso facilita a gestão do fundo, uma vez que ele não lida com investimentos diretos, mas investe o dinheiro dos cotistas em outros fundos de investimento.

O Fundo de Investimento em Cotas, assim como outros fundos, permite que o investidor tenha seu dinheiro aplicado em produtos diferentes sem a necessidade de comprá-los um por um. Desta forma, o FIC acaba se tornando uma opção para diversificar os investimentos a um custo menor.

De modo geral, os FICs investem cotas de três principais tipos de fundos:

  • fundos de renda fixa: quando o investimento é feito em aplicações de renda fixa, como títulos da dívida pública ou de bancos privados;
  • fundos de ações: opção que considera as aplicações feitas em títulos de renda variável, como ações, recibos ou bônus de subscrição, etc;
  • fundos multimercados: fundos com maior liberdade para investir entre ações, moedas, renda fixa, entre outros, permitindo que o gestor adote estratégias que possam se beneficiar dos movimentos do mercado (o que torna este tipo de fundo mais flexível).

Como funciona uma cota do Fundo de Investimento em Cotas – FIC?

Cada cota do Fundo de Investimento em Cotas funciona como uma fração da carteira do fundo. A soma de todas essas cotas adquiridas pelos investidores é o que resulta no valor total do patrimônio de um fundo de investimento.

Ao aplicar o dinheiro em um fundo, portanto, o investidor está adquirindo uma determinada quantidade de cotas equivalentes ao quanto ele aplicou. Assim, cada cotista tem direito a uma parte da rentabilidade do fundo de acordo com o quanto investiu.

O rendimento de acordo com as cotas está sempre mudando (diariamente), conforme a valorização ou desvalorização dos ativos comprados pelo fundo se valorizam

Para os investidores, o Fundo de Investimento em Cotas pode ser uma opção para diversificação dos investimentos, justamente por seu caráter diversificado e com exposição indireta aos ativos.

É importante lembrar, no entanto, que quem lida diretamente com o patrimônio do FIC e as decisões de investimento do fundo são os gestores destes fundos. Este ponto, inclusive, acaba sendo mais um atrativo para muitos investidores, sobretudo para quem ainda não tem muita prática com o mercado financeiro.

Isso não significa, no entanto, que você não deva acompanhar a performance do FIC no qual você aportou. Lembre-se que todo investimento precisa de atenção e, principalmente, de reavaliações periódicas do investidor, a fim de verificar se o investimento ainda faz sentido em relação aos seus objetivos e às decisões que o levaram a fazer este aporte.

Fundo de Investimentos em Cotas e a CVM

É importante ressaltar que o FIC exige um mínimo de 95% do seu patrimônio alocado em cotas de fundos de investimentos de uma mesma classe, como fundos de renda fixa, fundos de renda variável, etc. Os 5% restantes podem ser investidos em produtos de renda fixa, de acordo com as escolhas do gestor. Essa exigência é feita pela CVM, sigla para Comissão de Valores Mobiliários, instituição que regulamenta o  FIC.

Rentabilidade, riscos e taxas do FIC

A rentabilidade de um Fundo de Investimento em Cotas varia de acordo com as estratégias adotadas pelos gestores. Por outro lado, é possível acompanhar o desempenho do fundo no qual você tem interesse e verificar a rentabilidade obtida no passado.

Mas atenção! Tenha sempre em mente que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Portanto, ao tomar uma decisão de investimento, jamais considere apenas a rentabilidade passada de um investimento para tomar sua decisão de aporte.

Assim como todo investimento, o Fundo de Investimento em Cotas também tem seus riscos, sendo os principais associados ao risco de mercado; risco de crédito e risco de liquidez. Novamente, cada fundo lida com um ou mais desses riscos, dependendo de suas características e estratégias de investimento.

Vale lembrar também que, sobre a aplicação em um Fundo de Investimento em Cotas, há incidência de taxas e impostos, que devem ser conhecidos  pelo investidor antes mesmo de começar o investimento. As principais cobranças que podem ocorrer ao se investir em um FIC são:

  • taxa de administração;
  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
  • taxa de performance;
  • imposto de renda;
  • “come-cotas”

Antes de escolher investir em um FIC, não se esqueça de analisar as estratégias do fundo, seu desempenho passado, taxas e riscos aos quais ele está exposto. Conheça e analise cada uma destas características e procure sempre identificar se esta modalidade de investimento está alinhada ao seu perfil enquanto investidor e aos seus objetivos.

Curtiu as informações? Se você gostou deste material, inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mails mais conteúdos sobre mercado financeiro e finanças pessoais!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *